Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Inscrições para curso superior da MT Escola de Teatro terminam nesta 5ª



Aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá — Foto: Junior Silgueiro/GComMT

Aulas serão ministradas no Cine Teatro Cuiabá — Foto: Junior Silgueiro/GComMT

O prazo para as inscrições para o processo seletivo do curso superior de tecnologia em teatro termina no dia 10 de janeiro. A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá, em parceria firmada entre Secretaria de Estado de Cultura, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça.

Com aulas gratuitas e duração de 2 anos, esse é o primeiro curso superior de Artes Cênicas de Mato Grosso.

Ao todo, são oferecidas 50 vagas na modalidade presencial, com ênfase nas áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural. As inscrições são gratuitas, e os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.unemat.br/vestibular.

Após a conclusão de quatro módulos de ensino (quatro semestres), o estudante recebe a formação de tecnólogo. As aulas acontecem no Cine Teatro Cuiabá, aos sábados e domingos, das 9h às 18h, podendo também haver atividades pedagógicas durante a semana.

Podem concorrer às vagas candidatos de todo o Brasil, com ensino médio completo.

O processo seletivo também é aberto a estrangeiros com passaporte e situação legal no país. A instituição destina no mínimo 20% das vagas oferecidas, por área de ênfase, a pessoas autodeclaradas negras ou indígenas.

Calendário

A seleção para o curso superior de tecnologia em teatro é composta por dois momentos. A primeira fase é constituída da avaliação da Carta de Intenção, que deve ser escrita em língua portuguesa de forma objetiva, clara e concisa, conforme modelo disponibilizado no edital de seleção. A carta tem de ser anexada no ato da inscrição, e a ela será atribuída uma nota de 0 a 10. O resultado desta fase será divulgado no dia 21 de janeiro.

As pessoas aprovadas na primeira etapa serão convocadas para a segunda fase de avaliação, que consiste em uma entrevista presencial para avaliar o potencial do candidato à área escolhida. Os dias, horários e local de cada entrevista serão divulgados no dia 7 de fevereiro.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra - Opinião

Crônica Política – por Luis Costa: E a pré-candidata Yamashita


Crônica Política – por Luis Costa

Charge politica. Fotos Internet

A candidatura de Gislaine Yamashita continua patinando. Não decola, não empolga e, ao que tudo indica, não vai além do ensaio. E quando a situação já parecia difícil, aparece mais um na pista: o advogado Edmar de Jesus Rodrigues, ex-presidente da OAB de Primavera do Leste, decidiu se lançar pré-candidato a deputado federal. E, para surpresa geral, pelo MDB.

Edmar é amigo do prefeito Sérgio Machinic (PL). Se tivesse escolhido o PL, seria recebido de braços abertos. Mas não: preferiu o MDB e, com isso, senta à mesa ao lado de Léo Bortolin. A política, afinal, é feita dessas ironias — quem poderia estar no time do prefeito, acabou indo reforçar o adversário.

Enquanto isso, Yamashita insiste em acreditar que a proximidade com os Bolsonaro bastaria para garantir votos. Como se o eleitor fosse obrigado a apertar o número dela só porque ela tira foto sorridente ao lado da família presidencial. A realidade, porém, é cruel: o povo não engole discurso vazio. E a candidatura, que já nasceu frágil, agora patina sem freio.

Nos bastidores, comenta-se que ela teria o apoio do pastor Ary. Mas até aí, nada é tão certo: nem os fiéis parecem dispostos a obedecer dessa vez. A paciência anda curta, e a fé política, ainda menor. Yamashita coleciona mágoas dentro do próprio partido, atropela correligionários e desconsidera nomes de peso, como o deputado estadual Cattani. Resultado? Uma política de portas fechadas, alianças quebradas e promessas furadas.

No fim das contas, a cena lembra um baile mal organizado: a orquestra toca, mas a pista está vazia. Gislaine dança sozinha, sem par e sem aplausos. E como diz a velha máxima da política: quem dança sem companhia, dança para fora.

Segue o baile.


Antenado News