Primavera do Leste / MT - Sábado, 15 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Bancos e governo se reúnem para debater restauração do Museu Nacional



Após a destruição do Museu Nacional do Rio Janeiro por um incêndio há três dias, o presidente Michel Temer faz mais uma reunião nesta quarta-feira (5), no Palácio do Planalto para discutir o assunto.

Ele chamou autoridades da cultura e representantes de instituições bancárias públicas e privadas na tentativa de organizar o grupo que vai atuar no processo de  restauração do museu.

Um incêndio de proporções ainda incalculáveis atingiu, no começo da noite deste domingo (2), o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense
Incêndio destruiu a maioria do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista. Prejuízos são incalculáveis       (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Temer quer montar uma espécie de rede de apoio para reconstrução do Museu Nacional no menor tempo possível. As parcerias devem definir mecanismos para que as empresas se associem na reconstrução do edifício e na busca pela recomposição do acervo destruído pelas chamas.

Algumas das alternativas para viabilizar o projeto se baseiam na Lei Rouanet, principal política de incentivos fiscais. Pela lei, empresas e cidadãos (pessoas físicas) ao aplicarem em cultura, poderão ter dedução do Imposto de Renda.

O percentual disponível é de 6% do tributo para pessoas físicas e 4% de IRPJ para pessoas jurídicas.

Para o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, o ideal é definir recursos diretos do Orçamento da União de 2019.

Nas reuniões que participou ontem (4) em Brasília, ele ressaltou a importância do edifício do museu por onde passaram os integrantes da família real brasileira e que a sociedade tem de contribuir nesse processo.

Integrantes

Devem participar da reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, os presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, e diretores da entidade e da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal Filho.

Também foram convidados os presidentes da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, do Banco Safra, Rossano Maranhão Pinto, do Banco Santander, Sérgio Agapito Lires Rial, do Banco BTG Pactual, Roberto Balls Sallouti, do Banco Bradesco, Octavio de Lazari Junior, e do Itaú Unibanco, Cândido Botelho Bracher.

São esperados ainda o presidente em exercício da Petrobras, Rafael Mendes Gomes, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcos Mantoan e Eneida Braga, uma das diretoras do órgão.

Fonte: Agência Brasil



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

A Culpa é do Cabral: Oposição lado a lado!


A Culpa é do Cabral

Oposição lado a lado!

No evento do Rotary Club realizado no domingo (09), uma imagem gerou destaque: Cabral ao lado de Leonardo Bortolin. O ex-prefeito de Primavera, Cabral, parece ter seu passaporte quase “carimbado” pelo PSD de Gilberto Kassab, partido do qual ele agora se aproxima.

Cabral foi um crítico feroz da gestão de Leonardo Bortolin, tendo uma participação de notoriedade na derrota política de Léo nas últimas eleições. Com mais de 25 anos de experiência como agrônomo em Primavera, ele é amplamente reconhecido pela sua simplicidade e simpatia, conquistando a população por onde passa.

Mas, ao olhar para 2026, uma pergunta surge: será Cabral a maior pedra no caminho de Léo? Embora o ano de 2026 pareça promissor para os desafios eleitorais de Primavera, algumas fontes nos bastidores políticos indicam que o maior obstáculo não será Zeca Viana ou Bira, mas sim Cabral, que virá com uma estrutura forte e com o apoio do PSD.

A imagem, que capturou dois opositores políticos lado a lado, é simbólica: ela transmite a ideia de que, apesar das diferenças, ambos estão dispostos a trabalhar juntos para o bem comum da população. Isso reflete uma maturidade política, demonstrando que é possível discordar respeitosamente e colaborar para a construção de soluções para os desafios enfrentados por Primavera do Leste-MT e região.

De acordo com informações obtidas pela coluna, o responsável por reunir os dois na foto foi o vereador Lucas, que, aparentemente, quis mostrar o amadurecimento político do ex-prefeito Léo, ao colocar todos na mesma imagem, mesmo sendo adversários.

Cabral, que atualmente ocupa o cargo de coordenador de habitação, destacou sua visão sobre a importância da moradia em seu discurso durante o evento:

“Hoje, como parte da equipe de Habitação, vejo a moradia digna como um direito fundamental e a base para construirmos uma cidade mais justa, segura e próspera. O desafio é enorme, mas a gestão, liderada pelo prefeito Sérgio Manchi e com a colaboração da Secretaria de Assistência Social, está comprometida em garantir que todas as famílias tenham um lar digno e acessível. Isso é essencial para a paz social e o desenvolvimento de nos


Antenado News