Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Inscrições para Processo Seletivo com 555 vagas em Cursos Técnicos, seguem até 13 de novembro



Seguem até o dia 13 de novembro as inscrições para o processo seletivo do IFMT nos cursos técnicos subsequentes, aqueles realizados após a conclusão do Ensino Médio. Até a segunda-feira (06), segundo dados da Diretoria de Política de Ingresso do IFMT, 402 candidatos se inscreveram para uma das 555 vagas ofertadas para ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2018 e distribuídas nos Campi de Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sinop e no Centro de Referência de Canarana. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: http://selecao.ifmt.edu.br/ .

Entre os requisitos para a inscrição é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula. O candidato também deverá preencher todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, disponibilizados no endereço: http://selecao.ifmt.edu.br/. Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais).

No dia 22 de novembro o IFMT disponibilizará a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/.

Os locais das provas também serão divulgados no dia 22 de novembro de 2017, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/.

O Exame de Seleção 2018/1 será no dia 03 de dezembro, das 14 às 17h30. A prova constará de 45 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa; 10 de Matemática; 05 de Física; 05 de Química; 05 de História; 05 de Geografia e 05 de Biologia.

O gabarito da prova objetiva será divulgado no dia 04 de dezembro de 2017, no site do IFMT – http://selecao.ifmt.edu.br/. No dia 10 de janeiro de 2018, serão divulgadas cinco listas, contendo 50% (cinquenta por cento) por curso e turno, dos candidatos da listagem geral que foram aprovados no Processo Seletivo; nas outras quatro listas, constarão os nomes dos candidatos aprovados que se inscreveram como cotistas, por curso e turno.

Após a publicação do resultado oficial, o Departamento de Políticas de Ingresso disponibilizará aos Diretores de Ensino dos Campi e Campi Avançados ofertantes das vagas a relação dos candidatos aprovados, classificados (excedentes) e eliminados, para que a Direção de Ensino proceda às matrículas, que serão efetuadas na Secretaria Geral de Documentação Escolar dos Campi do IFMT, para o qual o candidato se inscreveu.

A matrícula da primeira chamada será de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2018, das 08h às 11h e das 13h às 17h. Caso ocorra, a 2ª chamada será divulgada no dia 05 de fevereiro de 2018, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/, e a matrícula será realizada de 06 a 09 de fevereiro de 2018.

Habilitações e vagas:

Campus Barra do Garças

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática: 35 vagas

Técnico em Secretariado: 35 vagas

Campus Barra do Garças – Centro de Referência de Canarana

Técnico em Informática: 35 vagas

Campus Cáceres

Técnico em Agropecuária: 40 vagas

Campus Confresa

Técnico em Controle Ambiental: 40 vagas

Campus Cuiabá – Bela Vista

Técnico em Alimentos: 25 vagas

Técnico em Química: 25 vagas

Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva

Técnico em Agrimensura: 25 vagas

Técnico em Edificações: 25 vagas

Técnico em Eletrônica: 30 vagas

Técnico em Eletrotécnica: 30 vagas

Campus Pontes e Lacerda

Técnico em Química: 35 vagas

Campus Primavera do Leste

Técnico em Eletrotécnica: 35 vagas

Técnico em Eletromecânica: 35 vagas

Campus Avançado de Sinop

Técnico em Comércio: 35 vagas

Técnico em Eletromecânica: 35 vagas

Técnico em Recursos Humanos: 35 vagas

Fonte: IFMT.EDU.BR



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Juiz vê “falha gritante” de segurança e condena Estado por morte de detento torturado no presídio de Sinop


O juiz Mirko Vincenzo Giannotte condenou o Estado de Mato Grosso ao pagamento de indenização por danos morais e materiais após comprovar falha na vigilância que resultou na morte de um detento no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. O jovem de 18 anos foi encontrado sem vida dentro da unidade prisional em junho de 2024, vítima de tortura e asfixia por estrangulamento.

 

Conforme consta no processo, o óbito ocorreu no anexo da penitenciária, onde o custodiado aguardava julgamento por tráfico de drogas desde novembro de 2023. O corpo foi localizado na área de solta do estabelecimento penal com múltiplos ferimentos, sinais de espancamento craniano e um lençol enrolado no pescoço.

 

O laudo pericial atestou que a vítima “sofreu tortura antes de morrer”, sendo espancada na cabeça com objeto contundente e tendo como causa final da morte “asfixia por estrangulamento”. A perícia constatou ainda que o corpo só foi descoberto aproximadamente 12 horas após o óbito, por outros detentos.

 

“O corpo foi encontrado por outros detentos apenas na manhã do dia seguinte, demonstrando de forma cristalina a ausência de segurança e falha gritante na vigilância de rotina. Tais provas indicam que a ausência de vigilância apropriada caracteriza omissão específica do Estado de Mato Grosso, que tinha o dever legal e constitucional de garantir a integridade física do custodiado”, afirmou o magistrado.

 

O Estado foi condenado ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais para a família do detento, além de pensão indenizatória calculada em 2/3 do salário mínimo desde a data do óbito até a data em que o falecido completaria 25 anos, e 1/3 do salário mínimo até os 65 anos. A correção monetária e juros serão calculados conforme parâmetros estabelecidos pelo Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. O Estado ainda pode recorrer.

 


Antenado News