Primavera do Leste / MT - Domingo, 30 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Laxante não ajuda a emagrecer; entenda



Uma “moda” perigosa: tomar laxante para perder peso. Ela ganhou força principalmente porque é um medicamento barato. Entretanto, o preço para a saúde pode ser alto. “Com o uso crônico dos laxantes e aumentando cada vez mais as doses, você vai ter um desgaste dos nervos intestinais, que leva à constipação”, explica o médico da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva José Romanholi Neto.

O uso crônico de laxante quando mal indicado atrapalha a absorção de micronutrientes. Não porque eles vão embora com a água, mas porque a irritação na mucosa do intestino causada pelos laxantes prejudica o trabalho de absorção que algumas células do intestino fazem, especialmente de micronutrientes.

O cirurgião do aparelho digestivo e consultor do Bem Estar Fábio Atuí explica que quando a pessoa não tem problema para fazer cocô, mas usa o laxante de forma crônica para emagrecer, além de não perder peso, pode mudar os hábitos intestinais e a microbiota.

Separamos algumas dicas para melhorar o trânsito intestinal antes de partir para o laxante:

  • Tomar bastante água
  • Comer fibras
  • Fazer atividade física
Cuidados na hora de tomar chá

Cuidados na hora de tomar chá

Riscos do laxante sem indicação

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva diz que o uso inadequado pode criar uma dependência. O intestino fica tão viciado que perde os movimentos naturais. Aí a pessoa tem que tomar mais laxante para o intestino funcionar.

Quem toma laxante para emagrecer acha que vai eliminar gordura e, com isso, perder peso. Contudo, não é isso que acontece. Esse foi o pensamento da auxiliar contábil Larissa Basílio Tieni.

“Eu queria emagrecer dez quilos e por indicação das amigas e colegas de trabalho, comecei a tomar laxante. Tomei durante um mês um tipo de laxante e outro eu tomava esporadicamente, quando queria dar uma secada rápida. Não consegui emagrecer nada”, conta.

O médico José Romanholi explica o motivo. “A pessoa tem aquela sensação de estar desinchando, mas na verdade ela não está perdendo gordura. Ela está perdendo líquido. Depois, quando ela volta a se reidratar novamente, ela volta para o peso. O laxante é indicado para quem tem o intestino preso e não por um período crônico. Você tem que usar de forma gradual e por orientação médica”.

A Larissa sentiu os efeitos do laxante no corpo. “Logo no primeiro dia tive náusea, dor de cabeça, muita cólica. Estava sem controle fisiológica. Não conseguia segurar a vontade de ir ao banheiro”.

Depois do susto, ela parou de tomar laxante e decidiu emagrecer com saúde, aliando boa alimentação e exercício físico.

Fonte: Bem Estar/Globo



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste avança na modernização da infraestrutura com recebimento de tubos Armco para substituição de pontes de madeira


O secretário de Obras reforça o papel fundamental das equipes técnicas e administrativas da Prefeitura

De acordo com o secretário Vítor Diniz, essa conquista é resultado direto da união de esforços entre Estado e Município
Nesta quarta-feira, 26 de novembro, o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra) de Primavera do Leste, Vítor Diniz, esteve em Cuiabá acompanhando o carregamento dos tubos Armco que serão destinados ao município. Os tubos (estruturas tubulares metálicos em aço), recebidos por meio de uma parceria com o Governo do Estado, permitirão substituir várias pontes de madeira, marcando mais um passo importante para modernizar a mobilidade e garantir mais segurança às comunidades das zonas urbana e rural.

A ação junto ao governo estadual atende a uma solicitação do prefeito Sérgio Machnic, que tem reforçado a importância de aprimorar a infraestrutura local e eliminar estruturas que já não atendem mais às necessidades da população. Sob este aspecto, de acordo com o secretário Vítor Diniz, essa conquista é resultado direto da união de esforços entre Estado e Município.

“Fomos a Cuiabá acompanhando o carregamento dos tubos Armco que, em parceria com o Governo do Estado, vão substituir oito pontes de madeira. É mais uma conquista para Primavera do Leste, e queremos agradecer ao governador Mauro Mendes, ao vice-governador Otaviano Pivetta e ao secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, que sempre nos auxiliaram e não mediram esforços para que isso acontecesse”, destacou.

O secretário também reforçou o papel fundamental das equipes técnicas e administrativas da Prefeitura. “Conforme eu sempre falo, a gente não faz nada sozinho. É um grupo de pessoas imbuídas em prol de Primavera. Toda a equipe se dedicou para que chegássemos a este momento e pudéssemos fazer esse carregamento com a responsabilidade de cuidar de cada comunidade”, ressaltou.

O município se prepara agora para iniciar a implantação dos tubos Armco nas regiões que ainda utilizam pontes de madeira, impactando diretamente na segurança, na durabilidade das vias e no desenvolvimento local. Com mais essa iniciativa, a Administração Municipal reafirma o compromisso de seguir avançando, modernizando a infraestrutura e atendendo todas as comunidades de Primavera do Leste.


Antenado News