Primavera do Leste / MT - Domingo, 08 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

geral

Mato Grosso pode prorrogar até outubro proibição de queimadas



Alto Paraiso de Goiás – Fotos aerea da queimada do Parque Nacional da Chapada dos Viadeiros (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Corpo de Bombeiros e as agências ambientais de Mato Grosso finalizaram esta semana um parecer técnico que recomenda a prorrogação do período proibitivo de queimadas na zona rural do estado de 15 de setembro para 1º de outubro.

Monitoramento do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais – mostra que até 12 de setembro o estado registrou o maior número de focos de incêndio do país. Foram 13.671 mil focos contabilizados este ano, – 20% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

O coronel bombeiro militar Ricardo Costa disse que as condições climáticas na região contribuem para que a situação seja preocupante e pediu ajuda da população.

“A gente está com altíssimas temperaturas e umidade relativa do ar baixíssima. Abaixo da média do deserto de Saara. E com ventos fortes. Então, estamos pedindo o apoio da população para que não queime e não deixe queimar. Além de ser crime ambiental, é um problema de saúde pública, que afeta todo mundo,” disse ele.
O parecer favorável à prorrogação do período proibitivo de queimadas em zona rural em Mato Grosso está sob análise do governo do estado, mas a expectativa de autoridades ambientais e do Corpo de Bombeiros é que ele seja acatado.

Esta semana, um incêndio atingiu uma área de proteção ambiental próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Cerca de 3.700 hectares foram destruídos, mas os bombeiros e brigadistas conseguiram impedir que as chamas avançassem na área do parque. A principal suspeita é de que o fogo começou a partir de queimada em área agrícola.

Fonte: Agência Brasil



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Conheça Primavera | vídeos revelam bastidores, histórias e potencial turístico do município


Série produzida pela SECULT apresenta o turismo de forma acessível, valorizando identidade local, memória e desenvolvimento

A série “Conheça Primavera” tem se consolidado como uma importante ferramenta de comunicação pública para apresentar o turismo de Primavera do Leste de forma prática, próxima e conectada com a realidade da população. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT) e integra o planejamento de marketing turístico do município.

 

Segundo a turismóloga e Interlocutora Municipal do Programa de Regionalização do Turismo, Carolyne Castro, a proposta da série vai além da divulgação de atrativos.

“Desde o início, a ideia foi construir uma narrativa que apresentasse o turismo como algo vivo, presente no cotidiano das pessoas. Não queríamos apenas falar de atrativos, mas mostrar histórias, espaços, memória, cultura, planejamento e gestão, sempre de forma próxima e real”, explica.

 

Até o momento, já foram produzidos nove episódios, abordando temas como a história do município, feiras livres, governança turística, artesanato, espaços naturais, equipamentos culturais e a inserção de Primavera do Leste no Mapa do Turismo Brasileiro e na Instância de Governança Regional.

“Cada vídeo tem um objetivo específico. Tudo isso ajuda a mostrar que Primavera é um destino plural”, destaca Carolyne.

 

Os temas são definidos de forma estratégica, sempre alinhados ao planejamento turístico do município e conectando informação, identidade local e desenvolvimento.

“A proposta é que cada episódio represente um capítulo dessa construção coletiva, mostrando diferentes segmentos do turismo e como eles se conectam”, completa.

 

A produção audiovisual é realizada pela equipe da SECULT, com gravação e edição feitas pela social media da Secretaria, e apresentação conduzida por integrantes da Coordenação de Turismo. Para a turismóloga, a série também amplia o olhar da população sobre as potencialidades locais e reforça o papel da comunidade na construção do turismo.

“Turismo não nasce pronto. Ele é construído com diálogo, projetos, parcerias e envolvimento da comunidade. Quando mostramos memória, cultura, eventos, gastronomia e natureza, estamos mostrando que tudo isso é turismo.”

 

A série “Conheça Primavera” é publicada semanalmente no Instagram oficial da SECULT (@secultpva) e convida moradores e visitantes a acompanharem os episódios, conhecerem os bastidores das ações e participarem do processo de valorização do turismo local.

 

“Seguiremos trabalhando com esses mesmos objetivos, valorizando as pessoas, dando visibilidade aos projetos e mostrando o turismo como um processo construído todos os dias. O ‘Conheça Primavera’ é um movimento contínuo, que cresce junto com a cidade”, conclui Carolyne.

 


Antenado News