Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 12 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

geral

Mato Grosso pode prorrogar até outubro proibição de queimadas



Alto Paraiso de Goiás – Fotos aerea da queimada do Parque Nacional da Chapada dos Viadeiros (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Corpo de Bombeiros e as agências ambientais de Mato Grosso finalizaram esta semana um parecer técnico que recomenda a prorrogação do período proibitivo de queimadas na zona rural do estado de 15 de setembro para 1º de outubro.

Monitoramento do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais – mostra que até 12 de setembro o estado registrou o maior número de focos de incêndio do país. Foram 13.671 mil focos contabilizados este ano, – 20% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.

O coronel bombeiro militar Ricardo Costa disse que as condições climáticas na região contribuem para que a situação seja preocupante e pediu ajuda da população.

“A gente está com altíssimas temperaturas e umidade relativa do ar baixíssima. Abaixo da média do deserto de Saara. E com ventos fortes. Então, estamos pedindo o apoio da população para que não queime e não deixe queimar. Além de ser crime ambiental, é um problema de saúde pública, que afeta todo mundo,” disse ele.
O parecer favorável à prorrogação do período proibitivo de queimadas em zona rural em Mato Grosso está sob análise do governo do estado, mas a expectativa de autoridades ambientais e do Corpo de Bombeiros é que ele seja acatado.

Esta semana, um incêndio atingiu uma área de proteção ambiental próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Cerca de 3.700 hectares foram destruídos, mas os bombeiros e brigadistas conseguiram impedir que as chamas avançassem na área do parque. A principal suspeita é de que o fogo começou a partir de queimada em área agrícola.

Fonte: Agência Brasil



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

“Presidente Pé Quente”: Baiano das Alminhas assume a presidência da Câmara de Poxoréu



O vereador Aldemir dos Santos Souza, mais conhecido como Baiano das Alminhas, foi eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Poxoréu (MT) para o ano de 2026. A posse aconteceu em sessão solene no dia 2 de janeiro e contou com casa cheia.
Também compõem a mesa diretora:
Vice-presidente: Leônidas Machado Barcelos
1ª secretária: Sônia Borges de Moraes
2º secretário: Edson Pereira de Figueiredo (Edson Tur)

A solenidade reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito Luciano Sol, o vice-prefeito Flávio Auto Escola, além de amigos, familiares e lideranças comunitárias.

Conhecido pelo jeito simples e pelo diálogo aberto, Baiano vem se destacando nas articulações políticas com o governo do Estado, esfera federal e deputados. Só nos primeiros 10 meses de mandato, o vereador garantiu mais de um milhão de reais em emendas parlamentares, além da conquista de um trator para atender a agricultura familiar e duas caixas d’água para o Assentamento Bela Vista.

Presidente do Assentamento Alminhas, Baiano conhece de perto as necessidades da população do campo e da cidade. Em seu discurso de posse, ele agradeceu a Deus e aos apoiadores:

“Pretendo continuar ajudando o prefeito e dando suporte aos vereadores, para que a gente consiga fazer um município ainda melhor.”


Com moral alta e fama de “pé quente”, Baiano das Alminhas inicia o novo comando na Câmara com a promessa de trabalho, parceria e resultados para Poxoréu.


HOME / NOTÍCIAS

esporte

Esporte inicia construção do calendário esportivo de 2026 em Primavera do Leste


Reunião com representantes do conselho e entidades esportivas busca alinhar projetos e fortalecer a gestão participativa

A Secretaria Municipal de Esportes realizou, na manhã desta sexta-feira (9), uma reunião com a presidente do conselho municipal para alinhar ideias, propostas e projetos que irão compor o calendário esportivo de 2026 em Primavera do Leste.

 

Durante o encontro, a pasta destacou que está em fase de construção do calendário oficial de eventos esportivos e reforçou o convite às entidades promotoras de eventos, federações, associações e organizações esportivas para que entrem em contato com a Secretaria de Esportes, com o objetivo de integrar e organizar as atividades que acontecerão ao longo do próximo ano.

 

O coordenador de Esportes, Luiz Freitas, ressaltou que o momento marca uma nova fase da secretaria, pautada por uma gestão democrática e participativa, com o envolvimento direto das entidades esportivas do município.

 

“As entidades promotoras de esporte e as associações são de extrema importância para o desenvolvimento desportivo da cidade. Essas ações conjuntas fortalecem a identidade cultural esportiva do município. Ter um calendário fixo, formalizado por meio de projeto de lei, assegura a continuidade das ações e promove o crescimento do esporte, porque quando se investe em um evento esportivo, toda uma cadeia de desenvolvimento é ativada, impulsionando o comércio, a rede hoteleira, os restaurantes e a geração de empregos formais e informais. O esporte é uma ferramenta de transformação social”, destacou.

 

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em planejar, organizar e fortalecer o esporte como política pública, promovendo desenvolvimento social, econômico e qualidade de vida para a população.


Antenado News