Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Menina de 1 ano morre com suspeita de H1N1



Uma menina de 1 ano e seis meses morreu, na segunda-feira (30), com suspeita de H1N, no Hospital Regional de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).

A criança morava na zona rural de Carlinda, município que fica 724 km da capital. Os pais levaram a criança para o hospital, no sábado (28). Ela tinha sintomas de gripe associada à pneumonia.

A menina foi medicada e apresentou melhora no domingo, segundo a SES-MT . Em seguida, o quadro clínico piorou e ela morreu, no dia seguinte.

Amostras de secreção pulmonar da criança foram coletas e encaminhadas para análise em laboratório. O resultado, que vai indicar a causa da morte, deve ficar pronto em até 30 dias.

Mortes

Desde de janeiro deste ano, três mortes causadas pelo vírus H1N1foram confirmadas pela SES. A primeira pessoa vítima do vírus morreu em Cuiabá.

O balanço do estado informa que, a segunda morte por gripe influenza ocorreu em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Uma mulher de 36 anos, morreu no dia 8 de abril, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade no dia anterior, reclamando de fortes dores no peito e tosse. O laudo apontou que ela estava com influenza B.

A terceira morte confirmada foi registrada em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. A professora Camila Ramos de Souza, de 29 anos, morreu no Hospital Regional daquele município no dia 15 de abril e os exames apontaram que ela estava com o vírus H1N1.

No início do mês passado 42 casos suspeitos de gripe Influenza haviam sido notificados em Mato Grosso. Destes, 18 casos foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica.

Vacinas

O Ministério da Saúde começou a campanha da vacinação contra a gripe no dia 23 de abril. Desde então, Mato Grosso já recebeu 481 mil doses de vacina que foram distribuídas para as unidades de saúde em todo o estado.

O dia “D” da campanha deve ser realizado em 12 de maio.

Fonte: G1 Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

AMM prepara edição histórica do Encontro de Prefeitos; lançamento será na próxima segunda-feira


Fonte: Agência de Notícias da AMM

Crédito: Vicente de Souza
Programado para o próximo mês de março, a edição 2026 do Encontro de Prefeitos promete ser a maior dos últimos anos. O lançamento oficial será no dia 17 de novembro, no Hotel Deville Prime, em Cuiabá, durante o Conexão CNM, programa de imersão e qualificação voltado à modernização da gestão pública que está percorrendo todo o país.

O encontro municipalista do próximo ano vai reunir prefeitos, vereadores e secretários municipais para uma ampla programação de palestras e debates sobre os principais temas que impactam a gestão pública.

A intenção é aplicar o mesmo formato adotado em grandes eventos, como a Marcha a Brasília, com a realização de palestras simultâneas para atender públicos com interesses diversos, além de amplo espaço para expositores de produtos e serviços para as prefeituras.

A AMM já está elaborando a programação e definindo as  parcerias que estarão ao lado da instituição nesse importante evento, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A proposta é reunir nomes de destaque no cenário político e técnico nacional, além de representantes de órgãos de controle e entidades municipalistas, para debater os principais desafios e perspectivas da gestão pública nos próximos anos.

Segundo o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, o encontro será marcado por discussões estratégicas para a modernização da administração pública e fortalecimento das políticas locais. “Nosso objetivo é continuar oferecendo um espaço de diálogo e construção coletiva em defesa dos municípios mato-grossenses”, destacou.

A edição do encontro em 2025 foi realizada em parceria com o Tribunal de Contas (TCE/MT) e  reuniu mais de 1.300 pessoas, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais. O evento contou com a presença de líderes nacionais, como o ex-presidente Michel Temer, entre outros.


Antenado News