Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 05 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Ministério da Saúde lança campanha para doação de leite materno



O Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, lançou hoje (18), em São Paulo, a campanha nacional Doe Leite Materno, Ajude quem Espera por Você.

O objetivo é incentivar mães que amamentam a serem doadoras, ajudando a ampliar o volume de leite humano coletado e distribuído a recém-nascidos prematuros e de baixo peso. Com o leite materno, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, além de se desenvolver melhor, diminuindo o tempo de internação.

 

Brasília - Na 15ª Semana Mundial de Amamentação, grupo de mães se reúne em Brasília para amamentar seus bebês simultaneamente em público e, com isso, chamar a atenção para a importância de amamentar (Valter Campanato/Agência Brasil)
Qualquer quantidade doada aos bancos de leite é válidaQ- Valter Campanato/Agência Brasil

A iniciativa celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a ser comemorado neste sábado (19). A madrinha da campanha é a atriz Sheron Menezzes.

“Estaremos com a campanha na mídia até o mês que vem, mas essa é uma campanha para durar o ano inteiro e até mais. As crianças nascem, as mães amamentam, e é muito provável que, no início, haja uma sobra de leite. A mãe pode ter muito mais leite do que o filho precisa. Estamos trabalhando com essa visão, a de compartilhar e salvar vidas. Temos cerca de 330 mil crianças que nascem prematuramente no brasil, por ano, e com necessidade de leite e a mãe, às vezes, ainda não tem leite para amamentar”, disse o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

“Temos que ampliar isso [a doação de leite materno], porque salva vidas, protege os recém-nascidos e, principalmente, os que nascem prematuramente”, ressaltou Occhi, no lançamento do programa.

Segundo o ministro, qualquer quantidade doada aos bancos de leite é válida. “Qualquer miligrama é importante. Se vocês entrarem no site do Ministério da Saúde, vão encontrar os locais de coleta em todo o Brasil. Qualquer mulher que esteja amamentando pode tirar seu leite em um frasco e levá-lo para doar. Guarde na geladeira ou no freezer e leve para o local de coleta, que isso será muito bem-vindo”, disse o ministro. Dependendo do tamanho do bebê prematuro, 1 ml de leite humano pode ser suficiente para nutri-lo.

O leite materno coletado nos bancos passa por controle de qualidade antes de ser distribuído, de acordo com o Ministério da Saúde.

Entre os anos de 2009 e 2017, o Banco de Leite Humano do Brasil já beneficiou dois milhões de recém-nascidos. No ano passado, o volume coletado em todo o país atingiu 212 mil litros, beneficiando 198 mil bebês prematuros. Apesar disso, o número de doações no país ainda é baixo em relação à demanda, atingindo, aproximadamente, 60% do público a que se destina.

Doações

Em São Paulo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, houve crescimento de 10,5% no número de doadoras de leite materno entre os anos de 2016 e 2017 e de 8,9% na quantidade de litros captados na rede de bancos de leite humano do estado. No ano passado, os bancos paulistas contaram com a ajuda de 39.729 doadoras, que contribuíram para a coleta de 51.225 litros. Segundo a secretaria, para ser doadora de leite materno, a mãe precisa ser saudável, estar amamentando, produzindo leite em excesso e não fazer uso de nenhum medicamento que impeça a doação.

Para doar, basta que a mãe compareça a um banco de leite, onde vai receber as orientações necessárias. As interessadas devem preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia realizados nos últimos seis meses. Alguns bancos oferecem serviços de busca em domicílio e kits [como gorros, máscaras e frascos de armazenamento] para garantir a qualidade do alimento doado.

Fonte: Agência Brasil



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Fim de semana tem queda de temperatura e tempestades em Primavera


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para este fim de semana em grande parte do estado de Mato Grosso. São 118 municípios com previsão de chuvas intensas, incluindo Cuiabá.

 

Na Capital, inclusive, a temperatura deve cair. Nesta sexta-feira (5), o termômetro varia entre 26ºC e 31ºC. No sábado (6), porém, a mínima chega a 22ºC e máxima não passa de 29ºC. No domingo (6), o clima esquenta levemente, ficando entre 25ºC e 31ºC. Há previsão de chuvas e trovoadas para sexta e domingo. Já no sábado, podem haver garoas leves e o céu ficará nublado.

Em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte), a previsão de chuva segue o mesmo padrão da capital, com chuvas e trovoadas na sexta e no domingo e chuviscos no sábado. O clima será levemente mais ameno, com mínimas de 21ºC e máxima de 32ºC (nesta sexta apenas, diminuindo para 27ºC no sábado).

 

Já em Cáceres (225 km a oeste), o clima será mais quente. A temperatura fica entre 23ºC e 36ºC – contudo, a mínima cai e se mantém nos 32ºC entre sábado e domingo. Há previsão de chuva para todo o fim de semana.

 

No sul do estado, Rondonópolis (212 km ao sul) tem previsão de chuva para os três dias, com chances de trovoadas na sexta e no domingo. A temperatura varia entre 22°C e 31°C.

 

Em Sinop (500 km ao norte), deve haver chuva em todo o fim de semana. O clima será mais ameno que em boa parte do estado, com temperatura mínima e máxima entre 22ºC e 29°C.

Primavera do Leste no sábado Sol com muitas nuvens a nublado com chuva de manhã. Tarde com temporal e noite chuvosa, temperatura variada entre 20º e 27º. Domingo Chuva forte de manhã. Aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite.

 


Antenado News