Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 30 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral - política

Neste dia de Consciência Negra vereador Luis Costa recorda as vezes que já foi alvo de preconceito racial



Da Redação

Nas últimas semanas, um vídeo  que circulou nas redes sociais,  em que aparece o jornalista da TV Globo, William Waack, fazendo comentários racistas, terminou no afastamento do jornalista. As imagens do vídeo são de 2016, minutos antes de entrar ao vivo ao lado do entrevistado Paulo Sotero, em que, um carro que estava buzinando na rua, passou próximo ao local que foi estava montado o link ao vivo. No momento do barulho na rua, o jornalista William Waack diz: “coisa de preto”. Depois de reclamar das buzinadas, o apresentar virando para o convidado diz “Você é um, não vou nem falar, eu sem querer é…é preto”.

Esse ato de racismo foi praticado por um jornalista que é uma pessoa pública de um dos maiores veículos de comunicação do Brasil. Se tornou público recentemente, agora imagina quantos casos, de pessoas que não são públicas que desconhecemos.

Em Primavera do Leste, o vereador Luis Costa (PR), na última sessão, também desabafou, porque inúmeras vezes já foi vítima de preconceito racial. “Eu deixo meu repúdio a fala do jornalista Wiiliam Waack, quando ele diz “coisa de preto”, foi o mínimo a TV Globo ter afastado ele de seu cargo. E eu acho que ele tem que responder processo sim. Eu já recebi vários ataques preconceituosos, e recentemente o último, a pessoa disse para mim “o raiva que tenho da princesa Isabel”. Veja quanto preconceito, quanto ódio com o próximo. Hoje eu estou vereador, sou jornalista, se não fosse à luta de milhões de pessoas não estaria aqui hoje”.

Luis Costa ainda ressalta que tem colegas de trabalho que também são da mesma cor dele, como o vereador Juarez, a vereadora Carmem. “É triste de ver que ainda hoje existe racismo. Eu já tenho três ações crime por sofrer preconceito racial. O incrível é que quando chego a delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência, as pessoas dizem para mim, não liga para isso não, deixa pra lá, você é uma pessoa mais inteligente que eles, porém eu registro sim, eu denuncio, não podemos nós calar, porque a luta não acabou, e se hoje existe a liberdade é porque muitas pessoas tiveram a coragem de denunciar o preconceito e a hipocrisia praticada por algumas pessoas. Neste dia 20 de novembro dia da consciência negra, vamos somar as forças e continuar a caminhada, vamos denunciar sim o preconceito, e não vamos nos calar, porque os opressores existem, e muitos deles, tem até a nossa cor de pele”. Finaliza o vereador Luis Costa.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

R$ 14 milhões na economia local: Prefeitura de Primavera do Leste realiza pagamento da folha de dezembro


Com a folha salarial e o 13º já pagos, a gestão municipal encerra o ano reafirmando seu compromisso com a responsabilidade fiscal

A liberação dos recursos favorece o giro econômico em diversos setores da economia local

A Prefeitura de Primavera do Leste efetuou, nesta segunda-feira (29), o pagamento integral da folha salarial referente ao mês de dezembro de todos os servidores públicos municipais. O valor líquido creditado nas contas dos funcionários soma R$ 13.891.318,00, recursos que já estão totalmente disponíveis e contribuem de forma direta para o aquecimento da economia local neste período de final de ano.

O pagamento é resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) e a Secretaria Municipal de Administração, que atuaram de forma integrada para garantir a organização, o planejamento e a execução da folha dentro do prazo. A administração municipal também reforça que o 13º salário dos servidores já havia sido quitado anteriormente, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização do funcionalismo público.

O prefeito Sérgio Machnic destacou que manter os salários em dia e, sempre que possível, de forma antecipada, é uma prioridade da administração, não apenas pelo respeito aos servidores, mas também pelo impacto positivo que isso gera na economia do município.

“Esse trabalho contribui ainda mais para fortalecer a economia de Primavera do Leste. Esse dinheiro em conta, tanto dos servidores ativos quanto dos inativos, movimenta diretamente o comércio e os serviços, especialmente neste período de Natal e Ano Novo”, ressaltou o prefeito.

Sérgio Machnic reforça que a gestão municipal atua de forma constante para equilibrar responsabilidades e atender com eficiência o funcionalismo público. “Nossa gestão faz de tudo para compreender os compromissos do município e atender da melhor forma possível os servidores públicos de Primavera do Leste”.

Segundo o secretário de Fazenda, Fábio José, “a liberação dos recursos favorece o giro econômico em diversos setores, impulsionando as vendas, estimulando o consumo e contribuindo para um início de ano mais estável para os trabalhadores e para o comércio local”.

A administração faz um agradecimento especial às equipes envolvidas no processo, destacando a atuação do secretário de Administração, Carlos Laete, e de todos os servidores que trabalharam para garantir o cumprimento do cronograma.

Com a folha salarial e o 13º já pagos, a gestão municipal encerra o ano reafirmando seu compromisso com a responsabilidade fiscal, a valorização do servidor público e o fortalecimento da economia de Primavera  do Leste.


Antenado News