Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 09 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

geral

Preso há 15 anos, ex-bicheiro condenado pela morte de dono de jornal em MT deixará a prisão



O juiz da 6ª Vara Criminal de Cuiabá Jorge Luiz Tadeu Rodrigues determinou, nessa segunda-feira (19), a substituição da prisão preventiva do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, que está preso há 15 anos, pela prisão em regime semiaberto. Arcanjo é acusado de vários crimes, mas o que o levou à prisão, em 2003, foi o assassinato do dono do jornal Folha do Estado, Sávio Brandão.

Na decisão, o magistrado diz que o ex-bicheiro preenche os requisitos objetivo e subjetivo previstos no Artigo 112 da Lei de Execução Penal (LEP), que trata da progressão de regime. Com isso, ele vai cumprir o restante da pena em liberdade.

Mas, antes de deixar a Penitenciária Central do Estado (PCE), Arcanjo passará por uma audiência na segunda-feira (26), para a instalação de tornozeleira eletrônica e definição de outras medidas restritivas.

“O reeducando, obtendo a progressão de regime para o semiaberto, será incluso no programa de monitoramento eletrônico, com vigília de seus passos 24 horas por dia e, qualquer falta ou violação às condições fixadas em audiência admonitória, ensejará seu regresso ao regime mais gravoso”, diz o juiz, na decisão.

Nessa audiência, marcada para as 14h, a defesa do ex-bicheiro deverá apresentar um atestado atualizado de comportamento carcerário.

O juiz ainda determinou que mensalmente ele apresente atestado de frequência no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

Como Arcanjo responde a vários processos, o magistrado diz, na decisão, que caso ele tenha uma nova condenação, será fixado novo regime de cumprimento de pena e ele retornará ao regime fechado, se necessário.

Parecer contrário

O Ministério Público Estadual (MPE) havia se manifestado contrário à soltura de João Arcanjo. Alegou que ele ainda exerce influência e pode atrapalhar os outros processos aos quais responde.

Para o MP, ele não reúne condições pessoais para o cumprimento da pena em regime mais brando. Ainda aponta risco de fuga, já que o ex-bicheiro possui alto poder econômico e poderá deixar o país.

A promotora Fátima Guariente lembrou que, em 2002, após a morte de Sávio Brandão, em Cuiabá, João Arcanjo fugiu para o Uruguai, onde foi preso e extraditado para o Brasil, três anos depois.

Entre os argumentos contrários à progressão de regime, está a alta periculosidade do preso. O MPE cita que, em 2007, João Arcanjo passou a cumprir pena em presídio federal depois que restou comprovada a atuação dele no jogo do bicho, durante a Operação Arrego, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

Condenação

O ex-bicheiro foi condenado em 2013 a 19 anos de prisão em regime fechado por ser o mandante da morte do empresário.

Durante o julgamento, Arcanjo disse que não teve qualquer envolvimento com a morte de Sávio Brandão, mas reconheceu que atuou como contraventor, com cassinos e jogo do bicho. “Não sou santo, mas esse crime [do assassinato] eu não cometi. Não tenho as mãos sujas de sangue”, declarou na ocasião.

Fonte: G1 Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Conheça Primavera | vídeos revelam bastidores, histórias e potencial turístico do município


Série produzida pela SECULT apresenta o turismo de forma acessível, valorizando identidade local, memória e desenvolvimento

A série “Conheça Primavera” tem se consolidado como uma importante ferramenta de comunicação pública para apresentar o turismo de Primavera do Leste de forma prática, próxima e conectada com a realidade da população. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT) e integra o planejamento de marketing turístico do município.

 

Segundo a turismóloga e Interlocutora Municipal do Programa de Regionalização do Turismo, Carolyne Castro, a proposta da série vai além da divulgação de atrativos.

“Desde o início, a ideia foi construir uma narrativa que apresentasse o turismo como algo vivo, presente no cotidiano das pessoas. Não queríamos apenas falar de atrativos, mas mostrar histórias, espaços, memória, cultura, planejamento e gestão, sempre de forma próxima e real”, explica.

 

Até o momento, já foram produzidos nove episódios, abordando temas como a história do município, feiras livres, governança turística, artesanato, espaços naturais, equipamentos culturais e a inserção de Primavera do Leste no Mapa do Turismo Brasileiro e na Instância de Governança Regional.

“Cada vídeo tem um objetivo específico. Tudo isso ajuda a mostrar que Primavera é um destino plural”, destaca Carolyne.

 

Os temas são definidos de forma estratégica, sempre alinhados ao planejamento turístico do município e conectando informação, identidade local e desenvolvimento.

“A proposta é que cada episódio represente um capítulo dessa construção coletiva, mostrando diferentes segmentos do turismo e como eles se conectam”, completa.

 

A produção audiovisual é realizada pela equipe da SECULT, com gravação e edição feitas pela social media da Secretaria, e apresentação conduzida por integrantes da Coordenação de Turismo. Para a turismóloga, a série também amplia o olhar da população sobre as potencialidades locais e reforça o papel da comunidade na construção do turismo.

“Turismo não nasce pronto. Ele é construído com diálogo, projetos, parcerias e envolvimento da comunidade. Quando mostramos memória, cultura, eventos, gastronomia e natureza, estamos mostrando que tudo isso é turismo.”

 

A série “Conheça Primavera” é publicada semanalmente no Instagram oficial da SECULT (@secultpva) e convida moradores e visitantes a acompanharem os episódios, conhecerem os bastidores das ações e participarem do processo de valorização do turismo local.

 

“Seguiremos trabalhando com esses mesmos objetivos, valorizando as pessoas, dando visibilidade aos projetos e mostrando o turismo como um processo construído todos os dias. O ‘Conheça Primavera’ é um movimento contínuo, que cresce junto com a cidade”, conclui Carolyne.

 


Antenado News