Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Secretaria de Assistência Social adere à paralisação estadual



O corte no orçamento da Assistência Social mobiliza gestores de todo o país, inclusive em Mato Grosso. Com a redução de 97%, os trabalhos do setor ficam prejudicados. Dos R$2,75 bilhões previstos, neste ano, para as ações socais, caiu para R$78 milhões no orçamento da União 2018. Por este motivo e como uma forma de protesto, a Secretaria Municipal de Assistêcia Social aderiu a paralisação estadual e irá suspender todas as quintas-feiras as atividades da Pasta.

De acordo com a secretária Rosecler Szadkoski, o ato consiste em chamar a atenção das esferas para debate do tema e “demonstrar a importância do Sistema Único de Assistência Social, SUAS, para a sociedade”. Ela ainda salientou que o manifesto não será para prejudicar as pessoas que precisam das ações desenvolvidas pelo setor social, “mas é apenas uma forma de lutar pela assistência social, que levou tempo para atingir conquistas. Senão utilizarmos da paralisação das atividades como forma de protesto, poderá deixar de desempenhar muitas ações, por falta de orçamento”.

Durante a paralisação as ações realizadas pela secretária,  Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, Centro de Referência de Assistência Social, CRAS. A Prefeitura aderiu o manifesto atendendo ao que ficou definido, em reunião, que reuniu gestores da Assistência Social de 40 municípios de Mato Grosso, entre eles, Primavera do Leste.

 Da Assessoria


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Primavera do Leste sedia formação do Programa Conviver e reforça participação de adolescentes em políticas públicas


Encontro promovido pelo Conselho Estadual fortalece implantação da Comissão de Participação dos Adolescentes (CPA) nos municípios

Com a iniciativa, Primavera do Leste amplia seu compromisso com políticas de participação social

O Programa Conviver reuniu, na manhã desta terça-feira (09), alunos de diferentes escolas de Primavera do Leste para uma palestra voltada a temas que impactam diretamente a vida de crianças e adolescentes. A ação integrou a programação estadual de fortalecimento das políticas de participação juvenil, realizada em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MT).

Embora o Conviver no município seja tradicionalmente reconhecido pelas atividades gratuitas de esporte, lazer e socialização oferecidas à terceira idade, o encontro desta semana destacou outro eixo fundamental: a criação de espaços onde adolescentes possam exercer protagonismo e integrar instâncias de controle social.

O conselheiro estadual Hildeberto França de Paula, representante do CEDCA-MT, destacou que o trabalho desenvolvido nos polos regionais busca consolidar a implantação da Comissão de Participação dos Adolescentes (CPA) nos municípios. Segundo ele, a iniciativa amplia a presença dos jovens nos debates e decisões sobre políticas públicas.

“Esse é um momento ímpar, onde a gente, enquanto conselho, está aqui no Polo de Primavera do Leste, trazendo essa formação pra equipe técnica de referência sobre a implantação do CPA, que é a Comissão de Participação dos Adolescentes. Importante instância onde nós trazemos o nosso adolescente pros controles sociais, e eles são protagonistas dessa ação. Então esse momento é um momento muito importante, são dois dias de extensa formação, e hoje a gente vai estar trabalhando exclusivo com os adolescentes nesse empoderamento”, explicou.

A formação é conduzida por Milena, técnica do CEDCA e ponto focal da política estadual de participação do adolescente. Ela reforça que o objetivo é orientar as equipes municipais responsáveis por implementar o CPA em Mato Grosso, cumprindo normativas nacionais e estaduais que determinam a criação desse espaço de escuta e atuação juvenil.

“Nós estamos aqui pra fazer essa formação da equipe técnica que vai trabalhar na implantação do CPA nos municípios. Essa é uma deliberação do Conselho Estadual, onde ele previu que fôssemos em todos os núcleos regionais pra fortalecer essa implementação do CPA. Então, essa é uma ação do Conselho pra que seja realmente efetivada essa normativa que já vem do Conselho Nacional e Estadual e precisa acontecer nos municípios. E esse é um momento muito importante, que é dar voz aos protagonistas”, afirmou.

Com a iniciativa, Primavera do Leste amplia seu compromisso com políticas de participação social e reforça a importância de garantir que adolescentes sejam ouvidos e reconhecidos como sujeitos atuantes na construção das políticas públicas que os afetam.


Antenado News