Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 03 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Região

Morre aos 94 anos o empresário Ueze Elias Zahran



Morreu nesta quinta-feira (27), em São Paulo, aos 94 anos, o empresário Ueze Elias Zahran.

Filho de imigrantes libaneses, o fundador do Grupo Zahran nasceu em Bela Vista (MS), em 1924, e deixa um legado de empreendedorismo aliado à responsabilidade social e ambiental e ficará na história pela contribuição para o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Ele deixa a esposa, dona Lucila Zahran, quatro filhos: Márcia, Ana Karla, Simone e Carlos Eduardo, os irmãos Jeannete e Nagib, netos, bisnetos e sobrinhos.

O velório acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 9h no hospital Albert Einstein em São Paulo. O corpo será cremado no início da tarde.

Ueze é o segundo de seis irmãos. Além dele, os pais tiveram Eduardo, Jorge, João, Nagib e Jeannette.

Sentados, dona Laila e seu Elias, e em pé, ao fundo, da esquerda para a direita, Eduardo, Ueze, Nagib, Jorge e Jeannette e, entre o casal, João — Foto: Arquivo

Sentados, dona Laila e seu Elias, e em pé, ao fundo, da esquerda para a direita, Eduardo, Ueze, Nagib, Jorge e Jeannette e, entre o casal, João — Foto: Arquivo

Homem de negócios

O sustento da família Zahran vinha do comércio. Ueze trabalhava com o pai, Elias Zahran, em um bar, cuja maior renda era proveniente de uma torrefação de café. No início da década de 1940, instalou-se em Campo Grande uma torrefação de café de grande porte e, com isso, a família se desfez do bar e abriu uma padaria.

Desde jovem, Ueze Zahran cuidava dos negócios da família e sempre quis empreender — Foto: TVCA/Reprodução

Desde jovem, Ueze Zahran cuidava dos negócios da família e sempre quis empreender — Foto: TVCA/Reprodução

Ueze sempre quis ser comerciante e ter o próprio negócio, até que comprou uma empresa de torrefação e conseguiu autorização do governo brasileiro para exportar o café de Campo Grande para a Argentina. Porém, por uma questão comercial entre Brasil e Argentina, teve de encerrar as atividades.

Ueze quando criou a Copagaz, que se tornaria uma das maiores companhias de gás do Brasil — Foto: Arquivo

Ueze quando criou a Copagaz, que se tornaria uma das maiores companhias de gás do Brasil — Foto: Arquivo

Primeiro grande negócio

Nesse período, em 1954, em uma viagem a São Paulo com a mãe, dona Laila Jorge Zahran, que se encantou com as facilidades de um fogão a gás e pediu ao filho a novidade da época. Isso deu uma ideia ao empreendedor.

“Ela (a mãe, Laila Zahran) riu quando viu aquela chama azul embaixo da panela. Imaginei tantas mães felizes vendo aquela chama azul embaixo da panela”, lembrou, em uma entrevista concedida à Rede Matogrossense de Comunicação (RMC).

Após muitas pesquisas sobre o assunto, se convenceu de que era um grande negócio.

Dois anos depois da criação da Petrobras, quando surgiam as primeiras refinarias de petróleo no país, o processo de distribuição de GLP aumentava com o crescimento do mercado de fogão a gás e, em 1955, Ueze Zahran criou a Copagaz.

Ueze e dona Lucila se casaram na década de 50 — Foto: TVCA/ Reprodução

Ueze e dona Lucila se casaram na década de 50 — Foto: TVCA/ Reprodução

Sessenta anos após a instalação, a Copagaz é a quinta maior distribuidora de GLP do Brasil.

TV Centro América foi fundada por Ueze Zahran em 1967 — Foto: TVC/Reprodução

TV Centro América foi fundada por Ueze Zahran em 1967 — Foto: TVC/Reprodução

Comunicação

A carreira empresarial de Ueze Zahran não se limitou ao ramo do GLP.

Naquela época, o país tinha 26 emissoras de televisão. Ueze entrou na concorrência para a concessão de canais de televisão e ganhou o direito para montar três emissoras geradoras em Campo Grande, Cuiabá e Corumbá.

TV Morena, 1° emissora de MS, foi fundada por Ueze Zahran em 1965 — Foto: TV Morena/Reprodução

TV Morena, 1° emissora de MS, foi fundada por Ueze Zahran em 1965 — Foto: TV Morena/Reprodução

Em 1965, junto com os irmãos, inaugurou a TV Morena, em Campo Grande, primeira emissora de Mato Grosso, antes da divisão do estado, e, dois anos depois, a TV Centro América, em Cuiabá, dando início à Rede Matogrossense de Televisão, hoje Rede Mato Grossense de Comunicação.

“Eu trabalhava dia e noite. Meu descanso era a Jovem Guarda. Achava aquilo tão bonito que não podia ficar restrito às grandes cidades somente. Eu achava que meu povo do estado de Mato Grosso tinha o direito de ver aquela beleza, da Jovem Guarda, Roberto Carlos e a turma dele”, contou, em entrevista.

A princípio, a programação era gerada por outras emissoras de TV e em janeiro de 1976 a então Rede Matogrossense de Televisão se tornou afiliada da Rede Globo.

Hoje, com sete emissoras de TV, rádios e sites, a Rede Mato-grossense de Comunicação é uma das maiores empresas do setor do país.

Fundação Ueze Zahran. inaugurada em 1999 — Foto: TVCA/ Reprodução

Fundação Ueze Zahran. inaugurada em 1999 — Foto: TVCA/ Reprodução

Ações sociais

Ao longo da vida empresarial, Ueze investiu nos mais diversos ramos da economia, como comercio, agronegócio, alimentação, telecomunicação, indústria e energia. Sempre priorizou a responsabilidade social e, em 2015, recebeu da ONU o título de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Ele fundou em 1999 a Fundação Ueze Zahran, que provê, entre outras ações sociais, educação para adultos, curso de computação para idosos e promoção cultural para jovens e crianças.

Empresa ajudou famílias por meio do programa SOS Crianças Desaparecidas — Foto: Arquivo

Empresa ajudou famílias por meio do programa SOS Crianças Desaparecidas — Foto: Arquivo

Em 1996, Ueze Zahran foi convidado pela Secretaria do Bem Estar do Menor de São Paulo a fazer uma parceria entre a Copagaz e o governo daquele estado na campanha “SOS Crianças Desaparecidas”.

O programa ajuda famílias a encontrar crianças desaparecidas, por meio da publicação e divulgação de fotos de crianças desaparecidas nas etiquetas dos botijões de gás distribuídos pelo país.

Dezenas de crianças foram encontradas e voltaram para suas famílias a partir da campanha.

Ueze Zahran em um momento de descontração com Ballut — Foto: Arquivo

Ueze Zahran em um momento de descontração com Ballut — Foto: Arquivo

Paixão por cavalos

Apaixonado por cavalos árabes, Ueze Zahran montou em 1988 um haras, na fazenda dele, em Campo Grande. Na propriedade começou a criação de cavalos e, posteriormente, se tornou um dos mais expressivos criadores da raça.

Fonte: G1 Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste marca presença estratégica no Cidades Inovadoras e avança no projeto de cidade inteligente


O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e acontece na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)

A cidade de Primavera do Leste reafirmou nesta segunda-feira (1º) seu protagonismo regional na pauta da inovação e do desenvolvimento sustentável ao participar da 4ª edição do evento Cidades Inovadoras. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e acontece na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.

 

A presença do prefeito Sérgio Machnic e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, fortalece a posição de Primavera como uma das cidades mais comprometidas com a transição para um modelo de cidade inteligente, conectada, tecnológica e voltada para o futuro.

 

“Primavera já é referência em planejamento, crescimento econômico e dinamismo social. Estamos aqui para aprofundar alianças, buscar soluções concretas e aproximar nossa cidade da próxima grande transformação: a inovação a serviço da qualidade de vida”, afirmou o prefeito durante o evento reúne gestores públicos, empreendedores e especialistas de todo o Brasil, com discussões sobre governo digital, inteligência artificial e sustentabilidade urbana.

 

Segundo Fábio Parente, a participação de Primavera visa ampliar parcerias institucionais e identificar modelos replicáveis de transformação tecnológica. “Estamos preparados para colocar em prática o que há de mais moderno no ecossistema público, com foco em acessibilidade, eficiência e prosperidade para todos. Isso faz parte do nosso planejamento para deixar a cidade pronta para o crescimento que vamos experimentar nos próximos anos”, destacou.

 

A agenda da delegação de Primavera do Leste inclui reuniões com entidades estaduais de fomento à inovação, visitas a startups e articulações voltadas à implantação de tecnologias aplicadas à mobilidade, à gestão de dados e ao atendimento ao cidadão.

 

Com uma população que cresce acima da média estadual e um ambiente fértil para o desenvolvimento, Primavera do Leste segue se posicionando como vitrine de futuro no Mato Grosso.

 

Durante o encontro também será lançada a 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras, que reconhece boas práticas de gestão pública nos municípios de Mato Grosso.

 

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com o Parque Tecnológico MT, Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe), AMM, Sebrae, Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Coordenadoria de Comunicação


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Avião que iria para Sorriso atinge caminhonete e passageiro morre no Nortão


Vagner Willian de Oliveira, 33 anos, morreu ontem após uma aeronave de pequeno porte AT-502B atingir uma Toyota Hilux que ele estava em uma fazenda distante cerca de 200 km de Porto dos Gaúchos, próximo ao distrito de Simione, em Itanhangá (207 km de Sinop).

Conforme o registro policial, o piloto informou que realizou todos os procedimentos para voo com a aeronave, pois iria para Sorriso levá-la para manutenção periódica, e que enquanto realizava a decolagem da aeronave ventava muito, e durante a decolagem, o vento jogou a aeronave para a estrada paralela à pista de decolagem, e que no mesmo sentido seguia a caminhonete, pertencente à fazenda, e dentro dela três funcionários da fazenda.

Ainda segundo o piloto, quando o vento jogou a aeronave para a direção da pista, ele não avistou o veículo, percebendo apenas que os pneus da aeronave tocaram alguma coisa embaixo. E que ao realizar a manobra de retorno para verificar o que aconteceu, percebeu que havia atingido a caminhonete.

Dois ocupantes do veículo desceram conscientes da Hilux, enquanto Vagner, que estava no banco de trás, sofreu graves lesões e não resistiu aos ferimentos. Aos militares, os ocupantes da caminhonete, informaram que não viram nada, apenas ouviram um barulho de impacto muito alto no teto do veículo, e que, quando pararam o veículo, observaram que Vagner já estava desacordado sem sinais vitais.

O local foi isolado para análises da Politec e o corpo encaminhado para necropsia. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) deve ser acionado para investigações do acidente.

Só Notícias


HOME / NOTÍCIAS

geral

Prefeituras de Primavera e Poxoréu executam obra de elevação de vias de Nova Poxoréu e Vale Verde


A obra, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) de Primavera do Leste e realizada em parceria com a Prefeitura de Poxoréu

A Prefeitura de Primavera do Leste deu início a uma importante ação de recuperação das estradas rurais na região da Nova Poxoréu e Vale Verde, que soma cerca de 40 quilômetros. A obra, coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) de Primavera do Leste e realizada em parceria com a Prefeitura de Poxoréu, visa garantir a segurança do tráfego tanto para os ônibus escolares quanto para a comunidade local.

 

Sob a determinação do prefeito Sérgio Machnic, o secretário de Infraestrutura Victor Diniz mobilizou uma força-tarefa para resolver o problema das estradas, há anos sem condições de trafegabilidade, e o maquinário envolvido na operação inclui sete caminhões (dos quais dois são da Prefeitura de Poxoréu), duas patrolas, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira, com equipes trabalhando simultaneamente em diferentes trechos para elevar, drenar e compactar as vias.

 

Victor Diniz enfatizou a importância da ação na Nova Poxoréu e no Vale Verde, destacando que, embora oficialmente pertençam a Poxoréu, estas regiões são amplamente integradas à rotina de Primavera do Leste. “Esta obra é uma responsabilidade compartilhada. Não poderíamos deixar essas famílias desassistidas, uma vez que elas dependem completamente dos serviços de Primavera. Sabemos que há uma situação jurídica que envolve as comunidades, mas entendemos que  as pessoas que moram aqui não podem ser prejudicadas por isso”, afirmou.

 

A presidente da Associação de Moradores da Comunidade da Nova Poxoréu, Rosimeire Félix, manifestou a relevância da obra, que atende a uma demanda antiga da comunidade. “Agora, finalmente, estamos vendo a diferença. Eu moro aqui há 10 anos e nunca presenciei um esforço como este. A obra vai mudar tudo para a comunidade, que estava cansada de viver atolada e com crianças perdendo aula”, relatou.

 

De acordo com informações da líder comunitária, as comunidades têm atualmente cerca de 24 mil habitantes e dependem fortemente de Primavera do Leste para trabalho, estudo e serviços de saúde. “Cerca de 99% das pessoas dependem de Primavera. O apoio da prefeitura é essencial para nossa dignidade”, reforçou Rosimeire Félix.

 

Além das estradas escolares, a comunidade também espera a manutenção das ruas internas, muitas delas danificadas pelas chuvas do último ano. A Secretaria de Infraestrutura já está mapeando essas demandas e as incluirá no cronograma de trabalho do convênio formalizado entre as prefeituras.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes


Antenado News