Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

geral

Desenvolvimento e Progresso será o pilar da gestão do prefeito eleito em Primavera do Leste, Leonardo Bortolim



Da Redação

Com 69,25% dos votos válidos, Leonardo Bortolin (PMDB) foi eleito a prefeito e Sergio Fava (PR) a vice-prefeito de Primavera do Leste, no último domingo, 19, pela eleição suplementar. Com um perfil arrojado e acelerado, Leo, assim denominado pelo povo, vem trabalhando a todo vapor. “Eu recebi o resultado da eleição com muito carinho, para mim e o Sergio, foi motivo de muita felicidade, surpresa e principalmente por celebrar isso ao lado da população”. Menciona o prefeito Leo.

O funcionamento e planejamento dos trabalhos continuam como anteriormente, quando ainda Leo estava como prefeito interino. Os projetos de desenvolvimento para melhorar ainda mais a cidade, foram traçados junto com uma equipe de profissionais técnicos, apoiadores e fundamentalmente contou com o conhecimento de gestão pública e da atuação política do próprio prefeito.

SAÚDE

Falando de atenção básica, atualmente, as Estratégias da Saúde da Família (ESF), segundo o Ministério da Saúde, deveria atender 4.500 pacientes por unidade, porém esse número chega a torno de 20 mil pessoas no ESF do Primavera III, a demanda também é grande no São José, sendo mais de 10 mil pessoas atendidas no ESF, e pensando em melhorar e desafogar as filas, os atendimentos noturnos que chegou a funcionar nos anos anteriores, voltaram e agora nos dois ESFs, sendo Primavera III e São José, a comunidade já pode procurar o postinho.

O prefeito disse ainda que cinco unidades de ESFs que estavam com as obras paradas,  três deles já tiveram as obras retomadas, e mais uma será nos próximos dias, e que no momento, é necessário aguardar o funcionamento dessas novas unidades, para ver se vai desafogar um pouco os atendimentos e assim avaliar a necessidade de mais ESFs realizarem o atendimento noturno.

Sobre a farmácia popular, Leo informou que já foi aberta no ESF do Primavera III e logo será aberta também no ESF do bairro São José.  Outra novidade é que agora em Dezembro, a comunidade que mora na zona rural, terá um atendimento direcionado no Centro de Especialidades Osvaldo Cruz.

Outra demanda questionada pela população, e o prefeito explicou, foi a falta de medicação, principalmente anestesia, para utilização em procedimentos dentários. “Na parte odontológica, nós assumimos a prefeitura zerada, sem nada, e agora que nós finalizamos o pregão para a compra do material odontológico, em janeiro já estará normalizado”. Pontua Leo.

EDUCAÇÃO

Segundo o prefeito, existem inúmeros projetos em relação à educação de nosso municipal, beneficiando alunos, professores e todos os outros profissionais. A novidade que chega em breve para o município é da implantação da escola militar, que ainda falta acertar alguns detalhes, mas em breve o prefeito Leo e o secretário de educação do estado, Marrofon, irá anunciar.

Em relação às comunidades Nova Poxoréu, Vale Verde e região, Leo disse que a escola que atende a demanda dos estudantes, já está saturada, e que os alunos que não tiverem condições de se matricular, por falta de vagas, poderão se matricular nas escolas da cidade

Em relação ao estudo da ideologia de gênero nas escolas municipais, o prefeito Leo, disse que não irá permitir a disciplina em sala de aula. Já sobre a possibilidade de abrir um cursinho pré-vestibular gratuito para os estudantes que irão prestar a prova do Enem no próximo ano, também foi dito pelo prefeito que essa demanda será avaliada e é uma iniciativa muito interessante e que será definida em breve.

INFRAESTRUTURA

A secretaria de obras tem trabalhado a todo vapor, alguns serviços como a renovação da parte elétrica, em relação à iluminação pública, o desentupimento de bueiros em alguns pontos da cidade, e uma nova capa de pavimentação, também está sendo feita em várias partes da cidade. Sobre a falta de escoamento da água no período chuvoso, a secretaria já esta viabilizando um projeto de planejamento para resolver esse problema.

Outra fala importante do prefeito Leo, é a necessidade da implantação da secretaria de trânsito, porém o gestor deixa claro que neste primeiro momento irá fazer uma avaliação do orçamento municipal, para assim desenvolver um projeto coerente para a implantação da secretaria. “Existem outras reformas administrativas a fazer, e não podemos onerar a folha, como a secretaria de esporte e a secretaria de agricultura então nos vamos avaliar a questão do orçamento”.

Nesta perspectiva de melhoria no trânsito, Leo disse que irá contratar um engenheiro de trânsito, para uma avaliação minuciosa, de possibilidades de resolução da situação do estacionamento no centro da cidade, que segundo o prefeito, será pensado e planejado uma melhor forma de resolver o problema da trafegabilidade do trânsito em Primavera.

CULTURA

Primavera do Leste é destaque pela Secretaria de Cultura, em todo o estado e uma das propostas exposta pelo prefeito é interiorizar as ações de cultura para os bairros.

ESPORTE E LAZER

A novidade é que já em janeiro irá se criar a secretaria de esporte e lazer, e com isso os atletas terão o incentivo financeiro, que será avaliado pelo conselho de esporte, e assim possibilitará mais atletas treinarem e participarem de campeonatos fora da cidade e até do estado.

AGRICULTURA

Também já no inicio do ano, mais uma secretaria será criada, a de agricultura que englobará a agricultura familiar e meio ambiente. Com isso novos projetos e parcerias serão firmados, como por exemplo, as feiras itinerantes que ocorrerão nos bairros da cidade uma vez por semana.

 

 

 

 

 

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Primavera do Leste receberá Encontro Nacional de CTGs


A realização do evento, conhecido como Nacional 2027, foi debatido na manhã dessa quinta-feira (3) com o prefeito Sérgio Machnic, que se comprometeu a buscar meios para viabilizar a estrutura necessária

O município de Primavera do Leste irá sediar o Encontro Nacional dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) em 2027. A realização do evento, conhecido como Nacional 2027, foi debatido na manhã dessa quinta-feira (3) com o prefeito Sérgio Machnic, que se comprometeu a buscar meios para viabilizar a estrutura necessária para a realização do encontro.

 

Para o gestor municipal, a realização do Nacional 2027 é muito importante para a cidade em vários aspectos. “Serão cerca de 7 a 8 mil participantes mais as suas famílias. Isso é muito importante porque além de colocar o nome de Primavera do Leste em evidência nacional e até internacionalmente, prestigia o comércio local. É uma honra para nós receber esse evento e vamos trabalhar junto com o CTG para fazer o melhor Encontro Nacional que já existiu”, afirmou Sérgio Machnic.

 

O prefeito destaca ainda que além de movimentar o comércio primaverense, o Nacional 2027 também vai gerar receitas para os municípios vizinhos. “Nós vamos ter um aumento aí de 20 a 30 mil pessoas nos quatro dias do evento. Nós não vamos ter hoteis suficientes para todas essas pessoas. A festa vai ser aqui, mas muita gente vai dormir nas cidades vizinhas. Então não será bom somente para Primavera, mas para toda a nossa região”, complementou Machnic.

 

O vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho em Mato Grosso e diretor-geral da Confederação da Tradição Gaúcha (CBTG) Mauro Geraldo explica que os encontros nacionais dos CTGs acontecem a cada dois anos e são os maiores eventos brasileiros voltados à difusão e preservação da cultura gaúcha. “Ele representa hoje o ápice da tradição gaúcha na parte cultural, artística  e esportiva. A cada dois anos os CTGs e os MTGs se preparam para enviarem os melhores de cada modalidade para irem para esse Nacional e competir entre si para escolher os campeões das suas modalidades em nível nacional. Mas muito mais do que a competição, é o grande reencontro dos tradicionalistas do Brasil”, afirmou.

 

Ele explica ainda que os pilares da tradição gaúcha na arte são a dança de salão, a dança tradicional, a campesina e a chula, por exemplo, além da música e da poesia, assim como no esporte há a bocha mundial e campesina, e outras modalidades, além de provas de laço.

 

Já o presidente do MTG de Mato Grosso Francisco de Sousa conta que a cidade de Primavera do Leste foi escolhida para sediar o Encontro Nacional por conta da importância da cultura gaúcha na sua formação. “A cidade foi escolhida a dedo por conta do seu potencial econômico, do seu potencial de crescimento e pela população que tem pessoas inovadoras, pessoas empreendedoras que falam muito sobre o desenvolvimento que ocorre em Mato Grosso. E é uma cidade aonde a família tem um valor fundamental e o pilar do tradicionalismo é a família”, contou.

 

O Patrão do CTG de Primavera do Leste Jerri Bica também reforçou a importância para a cidade da realização do evento nacional. “Acredito que isso vem somar muito em termos de turismo, de cultura e de visibilidade em nível do Brasil, vai levar o nome de Primavera do Leste em nível nacional”, declarou.

 

A reunião que sacramentou a realização do Nacional 2027 em Primavera do Leste também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, do Chefe de Gabinete Joélio Moraes, do secretário de Cultura, Turismo Lazer e Juventude Leopoldino André, do secretário de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente, do secretário de Esportes Márcio Lélis, do vereador Marco Aurélio, presidente da Câmara, e do vereador Marcondes Martignago.

 

O Encontro Nacional de CTGs acontecerá entre os dias 22 a 25 de julho de 2027 e a previsão é que traga entre 25 a 30 pessoas para a cidade durante os 4 dias do evento, trazendo cultura e renda para a cidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / Autor: Denilson Paredes


Antenado News