Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 25 de Novembro de 2025

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Hoje é o Dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes



Hoje é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, os postos de saúde estão abertos em todo o país. Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados para atualizar a caderneta de vacinas. Segundo o Ministério da Saúde, 53% desse público não estão com a vacinação em dia.

Em 2016, o Brasil registrou a menor cobertura vacinal dos últimos dez anos, por isso, a meta do ministério é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Com o slogan Todo mundo unido fica mais protegido, a campanha começou no dia 11 de setembro e vai até o dia 22 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação.

A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, alerta que a vacinação é considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a ferramenta que mais resultou positivamente na saúde pública mundial. “Nós morríamos de varíola aos montes, morríamos de pólio ou temos pessoas que até hoje vivem com sequelas da pólio. A gente esquece a vacinação quando não vê mais a doença”, disse.

Segundo ela, muitas doenças que foram erradicadas no Brasil ou mesmo controladas ainda não estão eliminadas e podem representar risco para não vacinados. “Nenhuma vacina é mais ou menos importante. Todas as vacinas são contra doenças potencialmente graves, que podem matar, levar a hospitalização e sequelas”, explicou.

Campanhas antivacinação

As mídias sociais têm sido um espaço de disseminação de falsas informações sobre vacinas, segundo Isabella, criando movimentos antivacinais. A justificativa, em geral, é a de que a vacinação leva ao aparecimento de outras doenças. “Há relatos de casos. A notícia de que uma criança passou mal depois de tomar a vacina rapidamente se espalha por todo o país.”, disse, explicando que não há embasamento científico para esse tipo de informação.

Segundo a presidente da SBIm, uma caso não faz a vacina insegura e, mais importante, as coincidências acontecem. “Vamos imaginar que, no primeiro ano de vida, a criança toma vacina todo mês. É claro que o que ela tiver que apresentar de doença ou problema grave, com ou sem vacina, isso iria acontecer, porque ela [a criança] estará sempre relacionada temporalmente com a vacina”, disse. “Temos tantas drogas com eventos adversos graves e que tratam doenças. Mas não vemos o movimento antibiótico, por exemplo. Então, porque as vacinas?”

Recentemente, o site da SBIm e o Portal Família SBIm foram incluídos pela OMS na lista de páginas que oferecem informações confiáveis sobre vacinas, a Vaccine Safety Net (VSN). “Isso é motivo de muito orgulho, mostra que a gente não pode desistir de comunicar”, disse Isabella.

A médica explica que a vacinação é um direito da criança e do adolescente previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e que os pais que não vacinam seus filhos podem sofrer processos do conselho tutelar e serem obrigados a fazer a imunização.

“Não vacinar quando todos se vacinam é uma zona de conforto porque a chance da criança adoecer é mínima. Mas se temos dois ou três pais que não vacinam e temos uma baixa cobertura por isso, aí essas crianças não vacinadas colocam em risco todas as outras”, disse. Isso acontece porque as vacinas não tem 100% de eficácia, mas ficam em torno de 95% ou 98%, segundo Isabella.

Vacinas disponíveis

De acordo com o ministério, as vacinas disponíveis nesta campanha para crianças menores de 7 anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Em 2017, o Ministério da Saúde fez alterações no esquema de vacinas e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação. As informações sobre a Campanha Nacional de Multivacinação de 2017 estão disponíveis na página www.saude.gov.br/vacinareproteger.



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Brasil

Solar Coca-Cola inaugura centros de distribuição em Sinop e Lucas do Rio Verde e reforça liderança em Mato Grosso com impacto socioeconômico e sustentabilidade


A empresa está investindo R$ 47 milhões nas expansões e prevê ao todo aporte de R$ 500 milhões até 2030 para mais ampliações em suas unidades no estado

A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional, inaugura nesta sexta-feira (21), dois novos centros de distribuição no estado de Mato Grosso, nas cidades de Sinop e Lucas do Rio Verde. Com investimento de R$ 47 milhões para as novas sedes, triplicando o espaço nas unidades. Em 2025, a Solar Coca-Cola já promoveu expansão também em seu centro de distribuição de Rondonópolis, somando mais de 450 colaboradores trabalhando nas três unidades de armazenamento.

Em Sinop, o novo centro ocupa mais de 12 mil m², com 6,5 mil m² de área construída. Em Lucas do Rio Verde, a unidade a ser inaugurada ocupa mais de 26 mil m², com 5 mil m² de área construída, ampliando a eficiência logística e a competitividade local. Atualmente, a operação da companhia no estado conta com mais de 1.800 colaboradores, uma fábrica, 14 centros de distribuição (CDs), entre próprios e terceiros, atendendo mais de 21 mil pontos de venda.

Há 48 anos presente em Mato Grosso, os eventos de inauguração que marcam a expansão da Solar no estado acontecem nos dois municípios com a presença do Diretor-Presidente da Solar Coca-Cola, André Salles; da Diretora Regional da Solar Coca-Cola, Cidinha Fávero; do Vice-Governador do Estado, Otaviano Pivetta, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, e de demais autoridades e parceiros da companhia.

Nosso compromisso vai além do crescimento da empresa. Investimos continuamente na ampliação de nossas fábricas e centros de distribuição, e também na capacitação de profissionais locais. Cada investimento que fazemos reflete nosso objetivo de gerar empregos, de fortalecer a economia regional e de avançar em práticas de sustentabilidade. Queremos que a Solar seja um exemplo de como a indústria pode crescer de forma responsável, beneficiando colaboradores, clientes e a comunidade como um todo“, afirma André Salles, Diretor-Presidente da Solar Coca-Cola.

Ampliações no estado

A inauguração dos Centros de Distribuição é o ponto inicial de um plano de investimento de cerca de R$ 500 milhões para o Estado nos próximos 05 anos. Outro marco será a ampliação da fábrica de Várzea Grande, que tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026. A nova linha de envase em embalagens PET mais que dobrará a capacidade, que sairá de 54 mil para 114 mil litros por hora, e gerará novas vagas de emprego, reforçando o impacto social da operação.

O volume de investimentos consolida Mato Grosso como um dos principais polos produtivos do Sistema Coca-Cola no Brasil. A produção também cresce rapidamente: entre 2020 e 2024, foram produzidos 60 milhões de litros a mais, representando um crescimento de 27% no período. Até 2026, a expectativa é de um aumento de 100 milhões de litros, equivalente a 45% de expansão frente a 2020. Todo esse investimento reflete não só em aumento de capacidade produtiva, mas também na ampliação de vagas de trabalho no estado: de 2019 a 2024, a operação da Solar apresentou um aumento de 44% do número de empregos diretos.

Sustentabilidade e inovação como diferenciais

A Solar Coca-Cola possui em seu DNA soluções com impactos ambientais e economia circular, como o primeiro Centro de Distribuição e a primeira fábrica Lixo Zero do país. Nesse movimento, criou também a Print in House, gráfica própria inaugurada em 2012 na fábrica de Várzea Grande (MT), tornando-se a primeira fabricante Coca-Cola Brasil a adotar esse modelo. A iniciativa otimizou processos, reduziu desperdícios e inspirou a implantação de outros cinco parques gráficos pelo país. Hoje, a Solar conta com seis unidades no total, localizadas em Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Ceará, Amazonas e Pará.

A unidade da Print in House em Mato Grosso auxilia na confecção de diversas soluções de identidade visual e merchandising personalizadas para os milhares de clientes da empresa. Os itens gráficos personalizados produzidos pela unidade ajudam a destacar a marca e a melhorar a experiência do cliente em mais de 2,5 mil estabelecimentos da área de atuação da Solar em Mato Grosso e em estados vizinhos, como Rondônia e Acre, somente em 2025.

A eficiência da gráfica própria permite dobrar a entrega de materiais promocionais no mercado sem aumentar os custos. Por meio dessa iniciativa, a Solar Coca-Cola transforma espaços comerciais com itens como adesivos, banners, luminosos, bandeirinhas e mobiliário personalizado, aumentando o faturamento dos comércios locais.

O capital humano é outro foco da empresa: em parceria com a Federação das Indústrias e o Senai, a companhia mantém um Centro de Capacitação Técnica em Várzea Grande, formando profissionais qualificados para atender às demandas da indústria local.

Ao combinar expansão logística, investimentos produtivos, capacitação de profissionais e práticas ambientais pioneiras, a Solar Coca-Cola se consolida como um exemplo de como a indústria pode gerar valor econômico, social e ambiental simultaneamente. Em Mato Grosso, estado em que estamos há quase 50 anos, a companhia projeta um futuro ainda mais robusto, reforçando seu papel regional. Com a ampliação da fábrica e a expansão contínua de sua estrutura, a Solar reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento da economia nacional”, completa a diretora regional da Solar Coca-Cola, Cidinha Fávero.

Sobre a Solar Coca-Cola — A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste. A Solar tem mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda no País, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.

FSB Comunicação 


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