Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 20 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

geral

Vereador Luis Costa parabeniza os profissionais do Lar da Criança em Primavera do Leste



Da Redação

Durante a sessão ordinária de ontem, 11, o vereador Luis Costa (PR), disse que no final de semana visitou o Lar das Crianças em Primavera do Leste. O local recebe crianças que estão sem lar temporariamente. “Eu quero parabenizar toda a administração do Lar das Crianças. O local tem ótimos profissionais, e sempre que vou lá, passo uma tarde com as crianças e fico muito emocionado, não tem como não se emocionar. As crianças precisam de nossos cuidados, de amor, carinho e atenção. Além da visita, o contato com as crianças nos leva a uma reflexão sobre a vida. Se você ainda não conhece o Lar das Crianças, vá até lá, fica no Bairro Castelândia, tenho certeza que elas irão adorar”.

Ainda em seu discurso, o legislador, falou da sua participação na semana passada da confraternização dos empresários do Distrito Industrial José de Alencar, e ressaltou a importância da regularização de parte do distrito. “Foi muito bom participar da confraternização dos empresários do Distrito Industrial José de Alencar, inclusive o vereador Neri Gaiteiro estava presente. Gostaria de dizer que vou junto ao executivo agilizar o processo, buscar maneiras para que regulamente o mais rápido possível o distrito. Porque precisamos expandir mais, fomentar mais a economia, e para isso precisamos da legalidade. Eu me comprometo de fazer indicações de melhorias e também junto ao executivo fazer um projeto de lei que regularize toda a área irregular”.

DESTAQUE NAS REDES SOCIAIS

No domingo, 10, o vereador Luis Costa (PR) a pedido da comunidade, esteve na Avenida que da acesso aos Bairros Primavera 3 e Buritis, para verificar a situação de um poste caído. Segundo os moradores, uma pessoa alcoolizada, dirigindo um veículo, bateu no poste e derrubou. E em questão de minutos, após o vereador sair do local, outra pessoa bateu, em outro poste.

“É grave essa situação, porque não é a primeira vez que registramos, sendo que todos os domingos encontramos, um poste batido ou caído no chão, e quem paga a conta somos nós. Agora a empresa Energisa terá que fazer a troca e isso custa dinheiro. Eu quero pedir a toda população para ter mais cuidado no trânsito, e principalmente se beber não dirija. E Se você ver alguém dirigindo tomando cerveja, chame a polícia, denuncie”. Afirma o vereador Luis Costa.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Janeiro Roxo: Hanseníase ainda é desafio para a saúde pública em Mato Grosso


Com mais de 4 mil casos notificados em Mato Grosso em 2024, a hanseníase continua sendo um grande desafio para a saúde pública no Brasil. Embora a doença tenha sido progressivamente controlada, ainda representa um problema relevante, especialmente em áreas endêmicas como o estado de Mato Grosso. O tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), varia de seis meses a um ano, dependendo da forma e gravidade da enfermidade.

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o diagnóstico e avaliação inicial da hanseníase nos municípios. Nessas unidades, os profissionais de saúde são treinados para identificar os primeiros sinais da doença, como manchas na pele e perda de sensibilidade, que, se não tratados a tempo, podem levar a complicações graves. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para Centros de Referência em Hanseníase, que possuem uma estrutura mais especializada, oferecendo tratamento avançado e acompanhamento contínuo para aqueles com formas mais graves ou complicadas da doença.

 

A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da hanseníase tem ganhado força especialmente durante o Janeiro Roxo, uma campanha nacional idealizada pelo Ministério da Saúde. Essa ação busca sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que, se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com eficiência, evitando complicações e o estigma social.

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apoia essa iniciativa e destaca o papel fundamental da campanha para despertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória, o que significa que profissionais de saúde devem registrar e comunicar todos os casos diagnosticados, contribuindo para o controle e erradicação da enfermidade.

 

Atenção especializada – Em Mato Grosso, seis municípios mantêm Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados (AAER), que oferecem tratamento da hanseníase em Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juína, Tangará da Serra e Várzea Grande. O Hospital Regional de Colíder passou a ofertar atendimento especializado em 2025, ampliando a rede de assistência.

 

Ações nos municípios – Municípios de todo o estado estão desenvolvendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo e reforçando a importância do diagnóstico precoce. As atividades incluem campanhas de esclarecimento, orientações, eventos educativos, entre outras atividades direcionadas à população. Em Várzea Grande, Unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando ações de conscientização, avaliação clínica, busca ativa e diagnóstico, facilitando o acesso da população.

 

Aripuanã organiza o Dia D de Combate à Hanseníase, que será realizado no dia 24 de janeiro, em que profissionais de saúde vão orientar a população, identificar sinais suspeitos e encaminhar os casos para acompanhamento e tratamento, quando necessário.

 

Em Sinop as ações incluem atendimentos específicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. As iniciativas contemplam, ainda, a qualificação de novos profissionais da saúde que integram a Atenção Primária à Saúde.

Agência de Notícias da AMM


Antenado News