Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 25 de Novembro de 2025

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1º Festival de Comida de Rua movimenta cerca de R$ 85 mil para o comércio local



O 1º Festival de Comida de Rua de Primavera do Leste teve um resultado que superou as expectativas da Prefeitura e da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL- organizadores da ação. Nos três dias de vendas (4, 5 e 6 de maio), o valor comercializado pelos 20 Food Trucks e Food Bikes que participaram da competição se aproximou a R$ 85 mil. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, cerca de 13 mil produtos foram comercializados. Além de satisfazerem os gostos do público que estiveram presente, os empreendedores também tiveram que convencer os jurados.

Os profissionais da área de alimentação que avaliaram os pratos durante o período do evento foram: André Luiz Shmidt, formado em gastronomia e Chef em restaurante de gastronomia contemporânea; Jakeliny Kriki, nutricionista, coach de emagrecimento, especialista em nutrição esportiva e emagrecimento; Tássia Campos Freitag, engenheira de alimentos, pós-graduada em vigilância e qualidade de alimentos e em gestão de qualidade e engenharia de produção; Allanna Ribeiro Barco arquiteta e empresária no ramo de gastronomia; e Carlos Augusto P. Munhoz, graduado em gestão de eventos, bar tender, gerente e consultor de atendimento em restaurantes.

As avaliações se dividiram em três categorias: Melhor Prato Doce; Melhor Prato Salgado; e Melhor Carro de Lanche. Foram quesitos de avaliação para Melhor Carro Lanche – higiene; estrutura; uniforme; decoração; atendimento e organização.  Para Melhor Prato Doce e Prato Salgado – sabor; agilidade na entrega do prato; higiene; atendimento e organização e visual do prato.

Na categoria Prato Doce o eleito foi o Geladinho Cremoso Food Bike, com 240 pontos. Em segundo lugar se classificou o Açaí Energia Natural, com 222,5 pontos. E na terceira posição os jurados decidiram pelas Delícias da Fer, Sem Glúten e Sem Leite, com 212 pontos. Na categoria Melhor Prato Salgado a primeira posição ficou para o Rei do Paulistinha com 226,5 pontos. O Bokka Lokka Lanches obteve 222,5 pontos e garantiu a segunda colocação. Já o Amigão Lanches ficou em terceiro lugar com 219 pontos.

O Geladinho Cremoso Food Bike se destacou mais uma vez e levou o primeiro lugar na categoriaMelhor Carro de Lanche, com 231,5 pontos. Em seguido apareceu a Hamburgueria Gourmet, com 225,5 pontos. E na terceira posição o Hollywood Lanches, com 224,5 pontos. Os vencedores foram premiados com troféus e os primeiros colocados receberam um prêmio em vale compras no valor de R$ 1 mil.

O Secretário de Desenvolvimento, Carlos Donin, destaca que o evento atendeu ao objetivo de promover, valorizar e divulgar a gastronomia de comida de rua da cidade, representando uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos que representem e evidenciem a especialidade dos estabelecimentos. “O Festival não pretendeu criar somente uma competição entre estabelecimentos. O que se busca é criar interatividade, sinergia e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico, oportunizando mais uma forma de desenvolvimento sustentável para a cidade”.

A comercialização das bebidas ficou a cargo do Lions Club de Primavera do Leste, que reverterá a renda para ações sociais na cidade. A iniciativa projetou Primavera do Leste no cenário regional e estadual. O festival foi pauta de reportagens para sites de notícias e emissoras de televisão de renomes em Mato Grosso, um verdadeiro incentivo ao micro empreendedor e ao pequeno empresário.

Além da população em geral, estiveram presentes no evento os representantes do comércio local e vereadores.

  Fonte: Assessoria/ Prefeitura Municipal



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Brasil

Solar Coca-Cola inaugura centros de distribuição em Sinop e Lucas do Rio Verde e reforça liderança em Mato Grosso com impacto socioeconômico e sustentabilidade


A empresa está investindo R$ 47 milhões nas expansões e prevê ao todo aporte de R$ 500 milhões até 2030 para mais ampliações em suas unidades no estado

A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional, inaugura nesta sexta-feira (21), dois novos centros de distribuição no estado de Mato Grosso, nas cidades de Sinop e Lucas do Rio Verde. Com investimento de R$ 47 milhões para as novas sedes, triplicando o espaço nas unidades. Em 2025, a Solar Coca-Cola já promoveu expansão também em seu centro de distribuição de Rondonópolis, somando mais de 450 colaboradores trabalhando nas três unidades de armazenamento.

Em Sinop, o novo centro ocupa mais de 12 mil m², com 6,5 mil m² de área construída. Em Lucas do Rio Verde, a unidade a ser inaugurada ocupa mais de 26 mil m², com 5 mil m² de área construída, ampliando a eficiência logística e a competitividade local. Atualmente, a operação da companhia no estado conta com mais de 1.800 colaboradores, uma fábrica, 14 centros de distribuição (CDs), entre próprios e terceiros, atendendo mais de 21 mil pontos de venda.

Há 48 anos presente em Mato Grosso, os eventos de inauguração que marcam a expansão da Solar no estado acontecem nos dois municípios com a presença do Diretor-Presidente da Solar Coca-Cola, André Salles; da Diretora Regional da Solar Coca-Cola, Cidinha Fávero; do Vice-Governador do Estado, Otaviano Pivetta, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, e de demais autoridades e parceiros da companhia.

Nosso compromisso vai além do crescimento da empresa. Investimos continuamente na ampliação de nossas fábricas e centros de distribuição, e também na capacitação de profissionais locais. Cada investimento que fazemos reflete nosso objetivo de gerar empregos, de fortalecer a economia regional e de avançar em práticas de sustentabilidade. Queremos que a Solar seja um exemplo de como a indústria pode crescer de forma responsável, beneficiando colaboradores, clientes e a comunidade como um todo“, afirma André Salles, Diretor-Presidente da Solar Coca-Cola.

Ampliações no estado

A inauguração dos Centros de Distribuição é o ponto inicial de um plano de investimento de cerca de R$ 500 milhões para o Estado nos próximos 05 anos. Outro marco será a ampliação da fábrica de Várzea Grande, que tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026. A nova linha de envase em embalagens PET mais que dobrará a capacidade, que sairá de 54 mil para 114 mil litros por hora, e gerará novas vagas de emprego, reforçando o impacto social da operação.

O volume de investimentos consolida Mato Grosso como um dos principais polos produtivos do Sistema Coca-Cola no Brasil. A produção também cresce rapidamente: entre 2020 e 2024, foram produzidos 60 milhões de litros a mais, representando um crescimento de 27% no período. Até 2026, a expectativa é de um aumento de 100 milhões de litros, equivalente a 45% de expansão frente a 2020. Todo esse investimento reflete não só em aumento de capacidade produtiva, mas também na ampliação de vagas de trabalho no estado: de 2019 a 2024, a operação da Solar apresentou um aumento de 44% do número de empregos diretos.

Sustentabilidade e inovação como diferenciais

A Solar Coca-Cola possui em seu DNA soluções com impactos ambientais e economia circular, como o primeiro Centro de Distribuição e a primeira fábrica Lixo Zero do país. Nesse movimento, criou também a Print in House, gráfica própria inaugurada em 2012 na fábrica de Várzea Grande (MT), tornando-se a primeira fabricante Coca-Cola Brasil a adotar esse modelo. A iniciativa otimizou processos, reduziu desperdícios e inspirou a implantação de outros cinco parques gráficos pelo país. Hoje, a Solar conta com seis unidades no total, localizadas em Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Ceará, Amazonas e Pará.

A unidade da Print in House em Mato Grosso auxilia na confecção de diversas soluções de identidade visual e merchandising personalizadas para os milhares de clientes da empresa. Os itens gráficos personalizados produzidos pela unidade ajudam a destacar a marca e a melhorar a experiência do cliente em mais de 2,5 mil estabelecimentos da área de atuação da Solar em Mato Grosso e em estados vizinhos, como Rondônia e Acre, somente em 2025.

A eficiência da gráfica própria permite dobrar a entrega de materiais promocionais no mercado sem aumentar os custos. Por meio dessa iniciativa, a Solar Coca-Cola transforma espaços comerciais com itens como adesivos, banners, luminosos, bandeirinhas e mobiliário personalizado, aumentando o faturamento dos comércios locais.

O capital humano é outro foco da empresa: em parceria com a Federação das Indústrias e o Senai, a companhia mantém um Centro de Capacitação Técnica em Várzea Grande, formando profissionais qualificados para atender às demandas da indústria local.

Ao combinar expansão logística, investimentos produtivos, capacitação de profissionais e práticas ambientais pioneiras, a Solar Coca-Cola se consolida como um exemplo de como a indústria pode gerar valor econômico, social e ambiental simultaneamente. Em Mato Grosso, estado em que estamos há quase 50 anos, a companhia projeta um futuro ainda mais robusto, reforçando seu papel regional. Com a ampliação da fábrica e a expansão contínua de sua estrutura, a Solar reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento da economia nacional”, completa a diretora regional da Solar Coca-Cola, Cidinha Fávero.

Sobre a Solar Coca-Cola — A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste. A Solar tem mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda no País, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.

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