Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025

HOME / NOTÍCIAS

Brasil - cidade

Primavera sediou o 1º Fórum Internacional do Milho



Da Redação

A produção de milho recorde de quase 30 milhões de toneladas em Mato Grosso foi um dos principais assuntos do 7º Fórum Mais Milho. O evento internacional foi realizado em Primavera do Leste, contou com a participação de autoridades políticas como o governador do estado, prefeitos de municípios da região, representantes de entidades ligadas à agricultura e de 21 embaixadores representando cinco continentes.

O evento teve como objetivo apresentar o atual cenário do milho no País e fomentar novas discussões. Foram abordados assuntos como, a comercialização do milho no mercado interno e externo, oportunidades de negócio para o setor do agro, métodos de produção que visa o aumento da produtividade aliada com o investimento tecnológico.

Para o prefeito de Paranatinga, Marquinhos (PMDB), o Fórum foi uma oportunidade de divulgar ainda mais o potencial do município. “Estamos em foco, porque o nosso município em área territorial é um dos maiores do estado. Se observarmos as cidades da nossa região, Primavera do Leste, Campo Verde, não tem mais área para o plantio, e Paranatinga tem esse potencial. Outro ponto importante falar é a pavimentação da MT-020, sentido Gaúcha do Norte. O governo do estado já começou os trabalhos e com isso vai melhorar para o transporte agropecuário de toda nossa região. Ainda a MT-130 passou por várias manutenções, e nosso anel viário será todo reestruturado. Já conversei com o governador do estado em breve começaremos as obras”. Menciona o prefeito Marquinhos.

O governador do estado de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) disse durante o evento que Mato Grosso é destaque no cenário agro e o apoio que tem dado ao setor produtivo é o investimento em logística. “Produzimos uma média de 31% do milho do País, o que representa quase 30 milhões de toneladas. Para crescer esse número ainda mais vamos investir em pavimentação, vamos construir ainda mais estradas e assim podemos ajudar o setor produtivo melhorando o transporte”. Afirma o governador Pedro Taques.

21 Embaixadores de cinco continentes estiveram presentes no Fórum. Eles vieram com o objetivo de conhecer as técnicas de produção utilizada em nosso País, para fomentar a produção e o setor do agronegócio em seus respectivos País. Chin Siew Fie, chefe de missão da embaixada de Singapura, disse que veio participar para entender mais o processo de produção e conversar sobre política para industrialização do milho. “Acho o milho uma cultura importante. O Brasil planta o milho e também industrializa, e nosso País quer apreender mais sobre as políticas voltadas para o agronegócio, porque assim podemos fazer mais coisas”. Ressalta Chin Siew Fie, embaixadora da Singapura.

O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, falou que o evento foi organizado com parcerias e muito trabalho. “Eu agradeço a todos que participaram com a gente deste grandioso evento. Estou muito feliz, e quero agradecer a todos como a prefeitura, o governo do estado, a Famato, os embaixadores que vieram, e todas as outras autoridades políticas, também entidades, prefeitos da nossa região, ao Canal Rural que nos desafiou e fizemos o evento acontecer com muito esforço e dedicação”. Finaliza o presidente do Sindicato Rural José Nardes.

Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA) com o incremento na produtividade, o quinto levantamento de safra 2016/17 de milho prevê uma produção de 29,53 milhões de toneladas em Mato Grosso, aumento de cerca de 54,63%, o equivalente a mais de dez milhões de toneladas em relação à safra 2015/16, caminhando assim, para consolidar-se como a maior quantidade produzida do cereal em mato-grossense. Primavera do Leste plantou nesta safra de milho uma média de 167.582 hectares de milho, sendo uma média de 4 milhões de toneladas de grãos.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Projeto “Cinema na Palma da Mão” traz técnicas de cinema para Primavera do Leste


A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) em parceria com Arte Viva Filmes e Cine Escola

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes

Entre os dias 2 a 15 de julho acontece em Primavera do Leste o projeto “Cinema na Palma da Mão”, que ensinará técnicas de captação de imagens e edição para cinema. A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) em parceria com Arte Viva Filmes e Cine Escola.

 

O projeto promete democratizar o acesso ao cinema e à cultura audiovisual na cidade, oferecendo atividades em dois locais e horários distintos para atender diferentes públicos. Para o público mais jovem serão ofertadas aulas no período vespertino na Escola Alda Scopel, enquanto para o público mais adulto as aulas serão no período noturno no Sest/Senat.

 

As aulas, que ensinarão técnicas de cinema de captação e edição de imagens com o uso do telefone celular e serão ministradas pelo diretor de cinema Bellamir Freire, profissional com bastante experiência na área e reconhecido nacionalmente, com a produção de Sebastião Moreira e Elton Carlos.

 

As pessoas interessadas poderão se inscrever pelo telefone (66) 99603 5294 e é uma excelente oportunidade tanto para quem já desenvolve algum trabalho na área quanto para quem pretende iniciar a partir de agora.

Confira abaixo a programação:

– Escola Estadual Alda Scopel: de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 19h30

– SEST SENAT Primavera do Leste: de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeitura realiza Conferência da Assistência Social para debater políticas públicas para o setor


O evento, que acontece no dia 8 de julho, terá cinco eixos temáticos e debaterá os desafios e avanços das políticas públicas no setor

A Prefeitura Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza na próxima semana a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que acontece no dia 8 de julho, terá cinco eixos temáticos e debaterá os desafios e avanços das políticas públicas no setor.

 

A secretária de Assistência Social Tânia Carlotto explica que a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social tem como objetivo refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao longo de duas décadas. “O evento reafirma o papel do SUAS na garantia dos direitos sociais e na promoção da cidadania, especialmente em contextos de vulnerabilidade. Durante a conferência, serão discutidos cinco eixos temáticos, com o objetivo de elaborar propostas para o fortalecimento da política de assistência social”.

 

Ela completa dizendo que a Conferência será um momento importante para o debate sobre a importância e a efetividade de políticas públicas de assistência social no município. “Esse será um momento rico de troca de experiências e de ouvirmos da população e dos usuários das nossas políticas as dicas e sugestões para aprimorarmos ainda mais o nosso trabalho. Por isso é importante a participação de todos. A realização da conferência reafirma o compromisso com o controle social e a gestão participativa, fundamentais para o aprimoramento das ações e serviços socioassistenciais”, externou.

 

A 4ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá no dia 8 de julho de 7h às 11h e das 13h às 18h no espaço do Programa Conviver e será aberto ao público. Ao final doe vento serão eleitos seis delegados(as) que representarão o município nas etapas estadual e nacional da Conferência.

 

Os seus cinco eixos temáticos serão:

 

1. Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades.

2. Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional.

3. Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: Fortalecimento da proteção social, segurança de renda e inclusão.

4. Gestão democrática, informação e comunicação transparente: Fortalecimento da participação social no SUAS.

5. Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

 

Programação:

 

Período da manhã (07h às 11h):

– Credenciamento

– Coffee break

– Abertura oficial

– Apresentação cultural

– Palestra magna com *Cenira Benedita Evangelista*, assistente social e conselheira estadual do Conselho de Assistência Social de Mato Grosso

– Debates

 

Período da tarde (13h às 18h):

– Grupos de trabalho

– Coffee break

– Plenária final

– Deliberação de propostas e moções

– Eleição de delegadas e/ou delegados para a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social

– Encerramento

Fonte: Coordenadoria de Comunicação / Autor: Denilson Paredes


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vacina contra Influenza está liberada para pessoas de todas as idades


O imunizante está disponível a partir do dia 1º de julho nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a vacinação é fundamental para garantir a proteção contra a doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste liberou a vacina contra a Influenza, mais conhecida como gripe, para toda a população da cidade a partir dos 6 meses de idade. O imunizante está disponível a partir do dia 1º de julho nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a vacinação é fundamental para garantir a proteção contra a doença, que costuma afetar muitas pessoas nessa época do ano.

 

A secretária Municipal de Saúde Laura Leandra alerta para a importância da imunização. “É muito importante que todas as pessoas se vacinem para se protegerem contra a Influenza, da mesma forma como é importante que levem as crianças e idosos para tomarem a sua vacina. Se vacinar é um ato de consciência e vacinar a família é um ato de amor. Não vamos perder a oportunidade e vacinar todo mundo”, afirmou.

 

Ela conta que a E a vacina é a melhor forma de se proteger das formas graves da doença e que a vacinação é ainda mais importante para quem mais precisa. “Nós já vínhamos vacinando os públicos prioritários, mas isso não significa que quem está de fora desse público não precisa. Nós temos que tomar a vacina e a recomendação é que as pessoas procurem uma unidade de saúde o quanto antes e leve a sua caderneta de vacinação. Mas se não tiver ou não encontrar, vá assim mesmo que o mais importante é estar vacinado para se proteger da gripe”, completou a secretária.

 

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade de 7h30 até 10h30 e retorna as 13h e prossegue até as 16h30. Para quem não tem tempo durante o dia, a vacinação também estará disponível no período noturno no ESF do bairro Parque Eldorado e do bairro Buritis.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Autor: Denilson Paredes


Antenado News