Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 17 de Marco de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Dia “D” de vacinação antirrábica ocorrerá neste sábado (22) em Primavera do Leste



Todos os postos de saúde da cidade estarão abertos para receber a população com animais de estimação acima de quatro meses de vida, até mesmo as fêmeas prenhas ou em fase de amamentação. A imunização vai ocorrer das 7h30 as 16h30. A meta da campanha é vacinar, em Primavera, cerca de 8,6 mil animais, sendo 7,6 mil cachorros e 1 mil gatos.

Para garantir a imunização do seu amigo de estimação, não se esqueça de comparecer com a carteira de vacinação do animal. Não será possível retirar doses nas unidades para levar pra casa, portanto, todos os animais, independente do porte ou raça, devem ser levados até os postos, com as devidas proteções para evitar qualquer tipo de ataque a outros animais ou pessoas.

A VACINA

A raiva é uma doença considerada um tanto incomum, mas é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o País, a transmissão da doença não é algo descartado. Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer. Nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Raiva em cães

A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal – sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias. Os primeiros sinais da Raiva Furiosa são o isolamento do animal (que passa a se esconder e busca lugares escuros para permanecer), a agitação e latidos e mordidas no ar sem motivo aparente.

Em muitos casos, o cão afetado passa a lamber o local onde foi mordido e infectado pela doença de maneira constante, recusando alimentos e tentando comer suas próprias fezes. Salivação excessiva é outro sinal comum e considerado um dos mais “clássicos” da raiva que, a partir desse período, provoca muita agressividade e a paralisia do animal, que morre em até 48 horas. Na Raiva Muda, os sinais de isolamento, cansaço e busca de locais escuros já progride para a paralisia, levando o animal à morte em pouco tempo.

Raiva em gatos

Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia são comuns nos bichanos doentes, que morrem cerca de dez dias após sua contaminação.

A vacina antirrábica é única forma de prevenção segura da doença, e deve ser administrada nos cães com, pelo menos, quatro meses de vida. Incurável nos animais, a doença, quando transmitida para seres humanos, também pode ser extremamente agressiva e fatal.

Uma pessoa mordida por um animal contaminado deve procurar um local especializado em doenças infecciosas imediatamente, para que possa ser vacinado e curado.

Ascom – Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Mauro: Estamos no RJ junto do presidente


Mauro: Estamos no RJ junto do president

Nas redes sociais o governador defendeu que pessoas de bem não podem ser tratadas como bandidos. O ato acontece no Rio de Janeiro.

 

DO REPÓRTERMT

O governador Mauro Mendes (União) e a primeira-dama Virginia Mendes estão no Rio de Janeiro para o ato em favor da anistia aos presos em decorrência dos atos do 8 de Janeiro, que ocorre neste domingo (16), na praia de Copacabana.

 

Nas redes sociais, o casal compartilhou uma foto ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é o principal nome no evento desta tarde. Vestido de verde e amarelo, o casal manifestou apoio à pauta da anistia.

 

 

“É preciso contestar essas decisões totalmente desproporcionais, enquanto os verdadeiros criminosos são beneficiados com a frouxidão das leis!”, escreveu o


HOME / NOTÍCIAS

Agro

Sinop: Norte Show deve ter R$ 4 bilhões em negócios; Bolsonaro e Governador de SP esperados


Foi lançada oficialmente, esta noite, a programação oficial da Norte Show, que será de 14 a 17 do mês que vem no parque de exposições em Sinop. Organizada pela Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e Sindicato Rural de Sinop, a feira é considerada uma das principais vitrines do agro do Centro-Oeste e proporciona um considerável volume de negócios, difunde novas tecnologias na agricultura e pecuária. São esperados mais de 400 expositores (ano passado foram 350), cerca de 70 mil visitantes e R$ 4 bilhões em negócios.

 

A área da feira foi expandida, somando agora mais de 200 mil m², o que permitiu o aumento de participação de marcas para mais de 1,5 mil, que incluem empresas de maquinários, implementos agrícolas, caminhões, tecnologia para agricultura e pecuária, dentre muitas outras.

 

O presidente da Acrinorte, Moises Debastiani, afirmou, ao Só Notícias, que 97% dos espaços da feira já foram vendidos, com cerca de 60 a 70% de expositores vindo de outros Estados. “A feira vem com muita palestra, com muita informação, tecnologia sendo mostrada. A gente acredita que 2025 vai ser um ano marcante em todos os sentidos: expansão de parque, número de visitantes, e o que mais o expositor e produtor vem buscar que são oportunidades de bons negócios. E também vale a gente ressaltar que isso movimenta não só a Sinop, mas outras cidades da região, movimenta a economia”, afirmou.

 

O presidente acredita que o volume de negócios será mais expressivo, “tendo em vista que esse ano 2024-2025, a safra nós colhemos melhor”. “Então, apesar do preço continuar o mesmo do ano passado do período de safra, todo mundo colheu mais. Ano passado, nós tivemos o problema da estiagem. Esse ano não, as lavouras produziram bem e a gente acredita que o produtor tendo o grão na mão, ele vai conseguir fazer mais negócio dentro da feira”, projetou.

 

Moises anunciou que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve participar novamente da feira (ele esteve ano passado) assim como o governador de São Paulo, Tarcisio Freitas e o governador Mauro Mendes.

 

Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Sinop, João Marcos Bustamante, a “Norte Show tá nos surpreendendo dia a dia, a cada ano mais”. “O produtor provavelmente vai ter uma sobra para poder fazer um investimento esse ano. Então vai aparecer muito negócio aí”, afirmou.

 

A Norte Show terá com 40 palestras, entre elas, a do deputado federal Nicolas Ferreira (MG), do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o ex-ministro Aldo Rebello, o empresário Luciano Hang, da influenciadora e defensora do agronegócio, Camila Telles, dentre outros.

 

Também haverá “o Norte para seu futuro” em parceria com o Fiemt, que proporcionará a feira do mercado de trabalho será umas das novidades da feira. O Campus Norte Show, que aproxima universitários do mercado, e o Norte Show Kids, que pretende despertar o interesse de crianças pelo agronegócio estarão de volta.

Fonte Só notícia


Antenado News