Pastoral da AIDS e CTA encerra Campanha Dezembro Vermelho com mais de 1800 testes
Da Redação
Durante o mês de Dezembro foi realizada em Primavera do Leste a Campanha Dezembro Vermelho, com ações de combate e conscientização contra o vírus HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. Neste período foram realizados 1.845 testes rápidos, e destes 26 foram positivos para sífilis, 01 positivo para Hepatite B, 01 positivo para Hepatite C e 01 positivo para HIV.
A Campanha Dezembro Vermelho é um projeto idealizado pela Pastoral da AIDS que trabalha de forma humanizada em discutir, conscientizar e combater doenças como HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. Em parceria com o poder legislativo, no último ano (2017) o vereador Luis Costa (PR), apresentou o projeto de lei “Dezembro Vermelho”, para que todos os anos no mês de dezembro, o município possa intensificar os trabalhos em prol da comunidade.
Em parceria com a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Atenção Básica de Saúde, a campanha teve sua primeira edição com várias ações pela cidade, sendo: caminhada, palestras, testagem, missas, encontros religiosos, entre outras.
O Coordenador do CTA, Marcos Moreira, fala que 50% das pessoas que fizeram o teste rápido durante a campanha desconheciam a existência do CTA e da gratuidade dos testes rápidos. “Nós conseguimos alcançar muitas pessoas durante a campanha que nem conheciam o CTA e os serviços. Os testes rápidos são seguros, realizados de forma rápida como o nome já diz, e são sigilosos. O CTA oferece o atendimento a população de forma gratuita, basta a pessoa trazer o cartão do SUS e um documento com foto para fazer o teste”.
O secretário de saúde, Advanilson Sampaio, agradeceu a Pastoral da AIDS pela idealização da campanha, a todos os funcionários da saúde, como CTA e Atenção Básica que se envolveram de forma integral para o atendimento a população com a conscientização, os testes e acompanhamento, além de agradecer a parceria com os/as profissionais do sexo.
“Para a primeira campanha envolvendo a secretária de saúde, fomos um sucesso, e agradeço a todos envolvidos. As pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer o teste rápido durante a campanha pode procurar o CTA e as unidades básicas de saúde, que os profissionais são preparados e estão aguardando a população, porque quanto mais cedo a gente descobrir uma patologia, a chance de tratamento é muito maior. No ano que vem temos a certeza que iremos fazer novamente a campanha e com mais ações”. Esclarece Advanilson Sampaio.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está localizado na rua Arlindo Cornelli, nº 522, Antigo Pam. O atendimento é nas segundas, quartas e sextas, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e nas terças e quintas no período da tarde. O telefone de contato é (66) 3498-5088 / 9 9643-5286.
Se você deseja conhecer mais os trabalhos da Pastoral da AIDS, entre em contato com a Coordenadora Regional Maviane (66) 9 9998-2597 e a irmã Lourdes (66) 9 9928-5027.
COMENTÁRIOS
0 Comentários