Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Setembro de 2024

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeitura inicia 2019 com alterações no secretariado



Agora Anderson Gonçalves será o novo ordenador de despesas, dando espaço na chefia de gabinete ao ex-secretário de saúde Advanilson Sampaio. A Saúde terá como secretária Laura Kelly de Barros.

Eduardo Wolff deixa a pasta de Infraestrutura, que deve ser assumida por Henrique Gatto. A outra alteração é na Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, que após o desmembramento manterá o Secretário Carlos Donim na Pasta de Meio Ambiente e Agricultura. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico será assumida por Leopoldo de Mendonça.

O pronunciamento sobre as mudanças nas secretarias foi feito pelo prefeito Léo Bortolin em coletiva de imprensa, realizada no gabinete, nesta quinta-feira (24). O prefeito destacou que todas as alterações foram identificadas como necessárias para que os trabalhos da Prefeitura e atendimento à população ocorram como a administração planeja.

O prefeito Léo agradece o tempo de dedicação e esforço de Eduardo Wolff, que foram essenciais para o cuidado da cidade e para a idealização dos projetos que a gestão planejava para o primeiro ano de mandato. Ele não continuará junto à equipe para se dedicar à projetos pessoais.

GABINETE

Anderson Gonçalves tomou posse da chefia de gabinete no início do ano de 2018. A partir de junho de 2018 passou a desempenhar o trabalho de ordenador de despesas, porém junto com as atividades atribuídas ao chefe de gabinete. Para o bom desenvolvimento dos trabalhos, a gestão optou em mantê-lo no ordenamento de despesas, devido a capacidade técnica mais apropriada para tal função e experiência que adquiriu nos anos em que atuou na Secretaria de Fazenda. Somado a isso, Anderson tem a confiança do prefeito desde a época em que trabalhavam juntos na Câmara Municipal.

No lugar de Anderson entra para ser o braço direito do prefeito nas atividades do dia a dia, o ex-secretário de saúde Advanilson Sampaio, que é formado em Enfermagem, especialista em Gestão de Saúde, foi fundador da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Primavera do Leste e Secretário de Saúde por duas vezes. A gestão acredita que sua capacidade de gerenciamento e conhecimento sobre a máquina pública contribuirá para o desenvolvimento dos trabalhos diários do gabinete.

SAÚDE

Em substituição a Advanilson Sampaio é nomeada Laura Kelly. Também enfermeira, Laura trabalha efetivamente na área da saúde pública há 16 anos. Em Primavera do Leste ela coordenou equipes de diversas unidades da saúde municipal, como por exemplo: coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde; coordenadora do antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM); coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); coordenadora da equipe do SAMU de Primavera do Leste e secretária de saúde interina.

Além de técnica, após tantas experiências ela afirma conhecer a necessidade da população e da Secretaria de Saúde. “Continuarei com os trabalhos realizados por Advanilson Sampaio, e pretendo realizar algumas adequações que acredito serem necessárias para aprimorar o atendimento à população”, relata a secretária.

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

O técnico em edificações, pontes e estradas, Henrique Gatto, é morador de Primavera do Leste desde 1985. Ele sempre atuou na área da construção civil, experiência que carrega há 30 anos. O destaque no trabalho desenvolvido por ele proporcionou eleição à Câmara de Vereadores por dois mandatos, entre 1997 e 2004.

Henrique vem contribuindo para a gestão Léo Bortolin e Sérgio Fava desde o início do mandato, como superintendente de ações e obra públicas. Sua capacidade técnica e de coordenação de equipe foram alguns dos fatores principais para a nomeação de Henrique Gatto para estar à frente dos serviços de infraestrutura da cidade e estradas do interior do município, e conta com o respaldo do prefeito para tomar as decisões pertinentes à secretaria.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O primeiro secretário de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste é Leopoldo de Mendonça. Ele é economista por formação e tem vasta experiência no setor público, onde realizou diversos trabalhos desde o ano de 1998. Além da faculdade de economia Leopoldo possui pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Ambiental. Na área acadêmica também tem no currículo 17 anos de experiência como professor de economia.

Leopoldo foi sub-secretário de Turismo no final do primeiro mandato de Dante de Oliveira e presidente da Junta Comercial de Mato Grosso, também no governo Dante, no Segundo mandato. Ele também foi secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário de Administração e Finanças na cidade de Jaciara.

No governo Pedro Taques foi secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimento e depois secretário titular de Desenvolvimento Econômico. É delegado do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso e já compôs outros conselhos durante a atuação do setor público.

O experiente economista avalia Primavera do Leste como um município dinâmico, com grande potencial na agricultura e na agroindústria, “uma cidade onde a renda gerada é elevada – um grande potencial para a geração de emprego e renda. Vim para cá por acreditar na capacidade de crescimento do município. Trabalharei para criar condições e tornar o município mais atrativo aos investidores”.

ESPORTE

Estreando a Secretaria de Esporte, após o desmembramento que a separa da Secretaria de Educação, João Geraldo Ribeiro Rodrigues de Mello Neto. Ele é educador e sempre se dedicou a desenvolver atividades desportivas com alunos. Outra ligação que o secretário tem com o esporte é o fato de ele ser ex-atleta de voleibol e biribol amador.

Durante o ano de 2018, Neto, como é popularmente conhecido, atuou como coordenador de esporte dentro da Secretaria de Educação. Na oportunidade ele promoveu, junto à equipe, o resgate da credibilidade das ações esportivas, descentralizando os projetos e diversificando as modalidades.

Ascom – Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Advogados deixam defesa de acusados de participação na morte de Zampieri


Por meio de nota, os advogados Neyman Augusto Monteiro e Nilton Ribeiro de Souza anunciaram que não atuam mais na defesa de Antônio Gomes da Silva e Hedilerson Fialho Barbosa, acusados de envolvimento no homicídio do advogado Roberto Zampieri. Eles apontaram incompatibilidade de estratégias.

Leia também – Juíza mantém multa à Nativas Grill em processo de compra da Boi Grill

Antônio Gomes da Silva teria recebido R$ 40 mil ao ser contatado como pistoleiro para matar o advogado Roberto Zampieri, em Cuiabá, no dia 5 de dezembro. Hedilerson Fialho Martins Barbosa, membro do Exército e instrutor de tiro, foi apontado como intermediário do crime, sendo responsável por contratar o executor e entregar a arma de fogo. Os dois seguem presos.

Na nota os advogados Neyman Monteiro e Nilton de Souza destacaram o trabalho dos juízes que atuaram no caso, assim como do promotor do Ministério Público. De forma breve, eles apenas afirmaram que a decisão foi tomada “por motivos de incompatibilidade de estratégias de defesa”.

Leia a nota na íntegra:

Informamos que não mais patrocinamos a defesa técnica dos acusados Antônio Gomes da Silva e Hedilerson Fialho Barbosa por motivos de incompatibilidade de estratégias de defesa. Destacamos que durante nossa atuação no caso ZAMPIERI tivemos a grata satisfação de atuar com os ilustres Juízes Dr. Jorge Alexandre Martins Ferreira e com a Dra. Ana Paula Gomes Freitas, bem como com o ilustre e aguerrido Promotor de Justiça Dr. Jorge Alexandre Martins Ferreira, profissionais de excelência que merecem todas as nossas homenagens.

Estendemos nossas homenagens à Imprensa de Cuiabá que cobriu o caso de forma extremamente profissional, e da mesma forma, merece nossos aplausos. No mais desejamos sucesso a todos os atores deste processo.

Cuiabá, 18 de setembro de 2024.

Neyman Augusto Monteiro
OAB/AC 3.878

Nilton Ribeiro de Souza
OAB/PR 31.232

O caso
Roberto Zampieri tinha 56 anos e foi assassinado na noite do dia 05 de dezembro de 2023, na frente de seu escritório localizado no bairro Bosque da Saúde, na capital. A vítima estava em uma picape Fiat Toro quando foi atingida pelo executor com diversos disparos de arma de fogo. O executor foi preso na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O mandado de prisão de Antônio Gomes da Silva foi cumprido pela Delegacia de Homicídios da capital mineira em apoio à Polícia Civil de Mato Grosso, que investiga o crime ocorrido contra o advogado.

No dia 22, Hedilerson Fialho Martins Barbosa, membro do Exército e instrutor de tiro, foi apontado como intermediário do crime, sendo responsável por contratar o executor e entregar a arma de fogo.

Coronel do Exército, Etevaldo Luiz Cacadini de Vargas, foi preso no dia manhã de janeiro, em Belo Horizonte (MG), acusado de ser o financiador do crime. O suposto mandante, Aníbal Manoel Laurindo, está solto.

GD


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Idosa falta a culto e é achada em decomposição em casa


A idosa Maria José Dias, 75, foi encontrada sem vida dentro da própria casa, na manhã desta segunda-feira (16), no bairro 24 de Dezembro, em Várzea Grande. Ela foi achada por frequentadoras da mesma igreja, que sentirem falta da idosa durante o culto.

Conforme informações, o pastor e as irmãs da igreja que a idosa frequentava sentiram falta dela durante o culto dominical, algo que ela não faltava. Pela manhã, eles foram até a casa e encontraram o portão trancado.

Após quebrarem o cadeado, as testemunhas encontraram a vítima no chão da cozinha, já sem vida e acionaram as autoridades.

Familiares da vítima relataram que ela morava sozinha e que não a viam desde a semana passada.

O corpo da vítima já estava em avançado estado de decomposição no momento em que foi localizado. Na casa não havia sinais de violência e os pertences estavam no lugar.

O local foi periciado e a delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apura a morte.

GD


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Governo de MT disponibiliza 773 casas para aquisição em Primavera do Leste


Imóveis fazem parte da modalidade Entrada Facilitada, que foi idealizada pela primeira-dama, Virginia Mendes

O Programa SER Família Habitação, na modalidade Entrada Facilitada, está com 773 casas disponíveis para aquisição em Primavera do Leste. As unidades pertencem ao empreendimento Residencial Jardim dos Ipês nos módulos 2, 3 e 4.

Idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, o Programa SER Família Habitação, na modalidade de Entrada Facilitada, tem o objetivo de apoiar as famílias que sonham em ter a moradia própria.

“Meu sonho é que as famílias tenham a oportunidade de sair do aluguel e fazer planos para uma vida melhor. Eu sei o quanto ter um teto representa segurança e dignidade”, afirmou a primeira-dama.

A modalidade Entrada Facilitada é operacionalizada pela MT Participação e Projetos (MT Par), que por meio de uma parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), oferece subsídio de até R$ 20 mil para o cidadão. O recurso pode ainda ser integrado aos benefícios do Programa Minha Casa, Minha Vida, bem como as vantagens dadas pelo Governo Federal para o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Segundo o presidente da MT Par, Wener Santos, o Governo de Mato Grosso percebeu que existia um grupo de pessoas que não estavam em uma situação de vulnerabilidade para acessar uma casa dos programas de Faixa Zero – com casas doadas -, porém não conseguia financiar um imóvel por conta da entrada, que para os agentes de créditos chega a ser 20% do valor do imóvel.

“Estamos falando de famílias que já pagam o aluguel, mas não conseguem juntar o dinheiro da entrada por conta das necessidades diária. Com o programa, eles conseguem o auxílio para superar esse obstáculo. Nós temos casos em que o cidadão não só zerou o valor da entrada, como conseguiu obter uma redução nas parcelas, fazendo com que a prestação da casa ficasse em um valor inferior ao aluguel”, afirma Wener Santos.

As casas do Residencial Jardim dos Ipês, localizadas na avenida Eduardo Zaleski, no bairro Santa Felicidade, possuem a partir de 44 metros quadrados de área útil, divididas em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

As famílias interessadas em adquirir um imóvel no local devem fazer o cadastro no Sistema de Habitação de Mato Grosso (Sihab-MT) e, depois da análise documental, podem acessar o subsídio estadual para ser aplicado na entrada do imóvel.

O programa

A modalidade Entrada Facilitada já tem mais de 46 mil unidades habitacionais com processo em andamento. As unidades são adquiridas pelas famílias depois do acesso ao subsídio do Governo de Mato Grosso, que é complementado com os provenientes do governo Federal.

Conforme os critérios, são portados R$ 20 mil para famílias com renda bruta familiar mensal de até R$ 2,85 mil; R$ 15 mil para famílias com renda bruta familiar mensal entre R$ 2.850 até R$ 4.700; e R$ 10 mil para famílias com renda bruta familiar mensal entre R$4.700,01 até R$ 8 mil.

Os interessados em adquirir uma casa pelo programa SER Família Habitação, que acontece em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), precisa entrar no site da MT PAR (www.mtpar.mt.gov.br) e em seguida fazer a inscrição no Sistema de Habitação de Mato Grosso (Sihab-MT).

Após o cadastro, o cidadão deve pegar o número da inscrição e procurar a construtora responsável pelo empreendimento para dar início ao processo documental e posterior avaliação da Caixa Econômica Federal (CEF).

Informações sobre o programa podem ser acessadas no site da MT PAR.

Assessoria


HOME / NOTÍCIAS

Região

Mercado de trabalho: Estão abertas 500 vagas para curso gratuito de capacitação no Mato Grosso


O Coletivo Online já impactou a vida de mais de 200 mil jovens brasileiros e inseriu mais de 60 mil no mercado, proporcionando emprego e renda em todo o país

Estão abertas 500 vagas em Mato Grosso para o curso Coletivo Online, oferecido gratuitamente pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Solar Coca-Cola. Esta capacitação é voltada para jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários-mínimos, que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio. O curso visa auxiliar os jovens a entender o mercado de trabalho e orientá-los na busca por emprego, oferecendo dicas práticas e atualizadas sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro.

A iniciativa Coletivo Online faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 200 mil jovens, chegando a mais de 2 mil municípios. Do total de beneficiados, mais de 60 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho

“Como marca empregadora, a Solar tem orgulho de poder impulsionar o protagonismo dos jovens brasileiros junto ao Instituto Coca-Cola Brasil, dando suporte na caminhada e na conquista do primeiro emprego. Auxiliando a juventude, nós conseguimos fomentar o conhecimento, oportunidades e participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos”, destaca Cidinha Fávero, diretora regional da Solar.

Além de online e gratuito, o curso é realizado com duração rápida, via WhatsApp, e está disponível em todo o território nacional. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, bastando ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos.

Após a capacitação, o jovem irá receber um certificado de conclusão para adicionar ao currículo. Ele também poderá se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros. Até o momento, mais de 2.400 jovens já se formaram pelo Coletivo no Mato Grosso.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link: https://www.solarbr.com.br/coletivo

Sobre a Solar Coca-Cola — Entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil – O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de jovens, prioritariamente negros e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 531 mil pessoas.

Assessoria de Imprensa Solar Coca-Cola


Antenado News