Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vagas limitadas em banca do Detran podem prejudicar quem quer tirar 1ª habilitação ainda em 2019



Para a condução de veículos automotores é obrigatório ter uma certificação que ateste conhecimentos sobre diferentes assuntos ligados ao trânsito. Em Primavera do Leste, quatro autoescolas são responsáveis por formar condutores e juntas, por ano, habilitam cerca de duas mil pessoas na primeira habilitação.

Com a suspensão do simulador, àqueles que buscam a primeira habilitação passam apenas pelo Curso de Formação de Condutores (CFC), exame teórico, 20 horas/aula práticas e por fim, o exame final avaliado por uma Banca Examinadora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

De acordo com o Roteiro Banca Examinadora, do Detran, Primavera do Leste só deve ter uma nova banca esse ano para formação de novos condutores, sendo em 28 de outubro e 20 de novembro.
As autoescolas formam em torno de 170 alunos por mês, tendo como referência dados do Detran de 2018, porém, o órgão disponibiliza apenas 120 vagas por Banca Examinadora e os exames são feitos a cada 40 dias. Ou seja, a demanda do município é maior do que a oferta do órgão, o que gera um déficit expressivo.

O Diário conversou com os quatro representantes das autoescolas de Primavera, que temem que os alunos sejam prejudicados devido ao número reduzido de vagas e a limitação de bancas. Com essa redução, parte dos que buscam a primeira habilitação só poderão realizar o exame em 2020. Alguns podem perder até mesmo o prazo de 12 meses à formação, ter que iniciar o processo do zero e pagar tudo novamente.

Em 2018, quando foram formados 2.082 novos condutores, as bancas examinadoras aconteciam com maior frequência e maior número de vagas. Os exames eram de 20 em 20 dias e contavam com 200 inscritos.
As quatro autoescolas, representadas por Júlio Márcio Severino, Everton Prieto, Daniel Soares e Alcemir Aguiar, estão dispostas a ajudarem no que for necessário para formar toda a demanda do município, porém, o fato do órgão não tentar buscar uma solução para o problema desanima os empresários.

Outro problema está em relação à redução de bancas na formação de categoria E. Primavera do Leste é polo do agronegócio e o escoamento da safra é feito através de caminhões. Com apenas três exames neste semestre para a mudança de categoria, a geração de empregos e economia do estado também são prejudicados.

O questionamento das autoescolas é em relação a não poder ser feita a ampliação de bancas ou vagas. Os representantes foram até a sede do Detran, em Cuiabá, para tentar reverter a situação, mas não obtiveram sucesso. Buscaram apoio junto a 40ª Ciretran e Câmara Municipal, porém, estes também tiveram as solicitações negadas.

SOLUÇÃO ENCONTRADA POR ÓRGÃO É IMPLANTAÇÃO DE BANCA FIXA A PARTIR DE 2020

Os exames são realizados no pátio da 40ª Ciretran, local cedido às autoescolas para as aulas práticas. Apesar de não ser da jurisdição, a chefe da unidade, Lenice Teixeira, buscou intermediar junto ao Detran para solucionar o problema, no entanto, devido ao afastamento de 41 servidores neste ano de 2019, as bancas foram restringidas.

Lenice explica que a banca é responsável por atender a região e são em média quatro examinadores práticos para a formação das categorias A, B, C e E. Além disto, estes servidores possuem carga horária para a ser respeitada, o que justifica a redução. Recentemente, o vereador Carlinhos Instrutor, acompanhado de outros parlamentares e do prefeito Leonardo Bortolin, estiveram reunidos com o presidente e o diretor de Habilitação do Detran, Gustavo Reis Lobo Vasconcelos e Alessandro Alencar de Andrade.

Na oportunidade, a comitiva de Primavera do Leste tratou sobre a questão das bancas examinadoras do município. A mesma informação repassada pela 40ª Ciretran, foi a justificativa dada pelos representantes do órgão, que é a falta de servidores. A solução apresentada foi a formação de um examinador no município para a realização de banca fixa.

“Como uma saída a curto prazo, questionamos a possibilidade de aumentar vagas para as próximas bancas ou exame adicional até dezembro, mas o presidente não garantiu, apenas disse que pensaria. Espero que atenda nossa solicitação”, explica Carlinhos.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com Detran para esclarecer o motivo do período da cada banca ser estendido e o número de vagas reduzidas. O órgão, através da Assessoria de Imprensa, informou que a motivação é devido ao déficit de servidores para compor a banca examinadora em todo o Estado.

Conforme nota encaminhada, o departamento já tomou as providências necessárias para solucionar este problema e será realizada capacitação nas bancas locais dos municípios. No caso de Primavera do Leste, a capacitação deverá ocorrer até o final do ano.

NOTA NA ÍNTEGRA
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) esclarece que existe um déficit de servidores para compor a banca examinadora em todo Estado, porém, já estão sendo tomadas as providências para suprir essa necessidade, com a realização de
capacitação de bancas locais nos municípios. No caso de Primavera do Leste, a capacitação deverá ocorrer até o final do ano.

Com essas bancas locais será possível ofertar testes práticos de forma quinzenal. O calendário das bancas é formulado pelo Detran-MT com base nas demandas de cada município. Atualmente, os servidores das bancas examinadoras são deslocados de Cuiabá para atender as demandas do interior. O Detran-MT esclarece ainda que o processo de capacitação é demorado, pois o servidor precisa realizar um curso de mais de 200 horas de treinamento.

Fonte: Clique F5/ Pérsio Souza



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Comemoração do aniversário de Primavera conta com a presença de grande público


 

A programação contou com apresentações artísticas e culturais, além da distribuição de picolés, pipoca, algodão doce e do tradicional bolo de aniversário

 

As festividades em comemoração aos 39 anos de Primavera do Leste, ocorrida na tarde e noite dessa terça-feira (13) foi um grande sucesso e contou mais uma vez com a presença de um grande público, que lotou a Arena Multieventos do Lago Municipal. A programação contou com apresentações artísticas e culturais, além da distribuição de picolés, pipoca, algodão doce e do tradicional bolo de aniversário, que alegrou as crianças e pessoas de todas as idades que foram se divertir.

 

Na avaliação do prefeito Sérgio Machnic, o evento foi um sucesso e coroou o empenho de toda a sua equipe, que não mediu esforços para ofertar um evento bonito e cheio de atrações para as famílias primaverenses. “Uma festa maravilhosa para o povo primaverense. Nós já tivemos shows nacionais, de pessoas aqui de Primavera que foram prestigiadas pela nossa Secult, por meio do secretário Leopoldino André. Foi um trabalho feito com amor, com carinho, que tem sido um sucesso total”, externou o gestor, entusiasmado com a presença de um grande público que prestigiou a programação.

 

Ele ainda ressaltou que tudo foi pensado e organizado para a família primaverense, com atrações para todas as idades e gostos. “A família primaverense veio em peso, as crianças brincando, muita pipoca, muita brincadeira, bolo de aniversário, shows e apresentações culturais. Eu me sinto muito honrado em poder proporcionar tudo isso às famílias primaverenses e ver que eles estão participando e gostando. Parabéns Primavera”, completou Machnic.

 

O secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da cidade Leopoldino André Chagas também avaliou positivamente a festividade em comemoração ao aniversário da cidade. “Um grande sucesso, a população veio em peso e comprova que a gestão Sérgio Machnic é uma gestão humanizada, com foco nas famílias. Ele nos pediu um evento que incluísse todos os primaverenses e foi um evento que foi só alegria, com todas famílias primaverenses comemorando juntas, entendendo que somos um povo só”, afirmou.

 

Avaliação das forças de segurança

 

De acordo com o Tenente-Coronel Cleiton, que comandava o efetivo da Polícia Militar no evento, não houve nenhuma ocorrência policial na Arena Multieventos durante todos os shows e demais programações em comemoração ao aniversário da cidade. “Foram eventos abençoados e não tivemos nenhuma necessidade de intervenção ou qualquer tipo de ocorrência aqui na Arena. Não houve nenhuma briga e nenhuma condução para a delegacia. Eu acredito que isso se deva à organização do evento, bem como o empenho de todo o efetivo da Polícia Militar e da segurança privada, mas principalmente à população de Primavera, que tem esse histórico de ser uma população ordeira”, analisou.

 

Da mesma forma, o Capitão Cuiabano, do Corpo de Bombeiros, contou que não houve nenhuma ocorrência mais grave durante as festividades. “As intervenções que tivemos aqui no evento foram pequenas, duas ou três pessoas que passaram mal por uma queda de pressão ou por ter ingerido um pouco mais de bebida alcoólica, mas no geral foi muito tranquilo o evento, que foi muito bem organizado. Eu creio que essa tranquilidade toda se deva à presença das forças de segurança, mas a população também colaborou e respeitou todas as recomendações da prefeitura, e tudo contribui para que fosse um evento bem tranquilo”, afirmou.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza no próximo sábado (17)


Coordenadoria de Comunicação – 14/05/2025

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo sábado (17), o Dia D de Vacinação contra a Influenza 2025. A ação ocorrerá das 7h30 às 16h30 nas unidades de saúde do Parque Eldorado, Poncho Verde, Castelêndia, Primavera III, Guterrez, Poncho Verde II oito, com foco na imunização dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

 

De acordo com a coordenadora de imunização, Danila Martins, a mobilização visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir complicações decorrentes da gripe.“Este é um momento de reforçar a prevenção. A gripe pode evoluir para quadros graves, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. Estamos mobilizados e preparados para atender a população com agilidade e acolhimento”, afirmou.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônia Maia, alerta para a importância da imunização no controle das síndromes gripais: “A vacina é segura e eficaz. A cada ano, ela é atualizada para proteger contra as cepas mais comuns em circulação. Garantir que os grupos prioritários estejam vacinados é fundamental para evitar internações e reduzir a carga sobre os serviços de saúde”, explicou.

 

A campanha faz parte do calendário nacional e é uma das principais estratégias de prevenção adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A escolha de apenas oito unidades de saúde para o Dia D visa otimizar o atendimento e concentrar esforços em regiões estratégicas do município.


HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Prefeito Sérgio Machnic participa de homenagem à dupla Cézar e Paulinho feito pela Câmara


Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi

 

O prefeito Sérgio Machnic participou nesse domingo (11) de uma solenidade em homenagem à dupla sertaneja Cézar e Paulinho realizada pela Câmara Municipal de Primavera do Leste. Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi, que fica anexo ao prédio do Legislativo.

 

O gestor municipal lembrou que a dupla já havia sido homenageada com o título de cidadãos primeverenses e agora terão a sua ligação eternizada por meio da incorporação da viola doada ao acervo do Instituto. “Em agosto de 1988 eles cantaram aqui em um evento beneficente, foram eles que deram o nome de Asa Delta ao nosso estádio, que é o nome de uma fazenda que o Cézar tem aqui próximo. Eles ajudaram muito a cidade e sempre que têm um tempinho eles veem até Primavera e eles vivem no coração da população primaverense e toda homenagem que se faz para eles é merecida. Fico lisonjeado como prefeito poder participar desse momento”, declarou Sérgio Machnic.

O presidente da Câmara Marco Aurélio contou que a viola que Cézar e Paulinho estão doando fará parte do acervo do Instituto Memória Nívea Denardi e será parte do patrimônio histórico da cidade. “Na verdade eles estão devolvendo uma viola que eles ganharam aqui mesmo, lá atrás, e agora a gente tem o prazer de receber ela de volta. Nada mais justo do que fazer um uma simples, uma singela homenagem para essa dupla que já fez e ainda está fazendo um trabalho sensacional por nós. Eles já fazem parte da nossa história e agora ficarão eternizados por meio dessa viola”, externou.

 

Visivelmente emocionado, o cidadão primaverense Paulo Roberto Franco, o Paulinho, declarou ser um privilégio receber a homenagem. “A gente conhece o pessoal aqui de Primavera de longa data já e a gente até fez um jogo aqui uma vez para o time do Juventude. Meu irmão tinha uma fazenda aqui perto, a gente sempre vinha para cá. Então a gente criou uma raiz muito importante aqui em Primavera, fizemos muitos amigos e é sempre um privilégio para a gente poder encontrar esses amigos”, afirmou o artista.

“A ideia de fazer esse memorial aqui que é muito importante, pois a cidade ou estado ou a família que não tem memória não tem cultura e a cultura faz parte da nossa vida. Esse espaço tão pequeno no tamanho mas grande no conteúdo é muito importante e Primavera merece um lugar desse. Eu particularmente nunca tinha visto um ambiente desse e estou muito feliz muito satisfeito em saber que o povo de Primavera tem memória”, completou Paulinho.

Da mesma forma, Sebastião Cézar Franco, o Cézar, também declarou estar muito contente em ter o nome da dupla que compõe com seu irmão eternizada na história da cidade. “Eu acho muito importante, soma muito, porque é uma prova que a gente plantou boas sementes e agora colhe bons frutos. É o que acontece aqui em Primavera do Leste e por todo lugar que a gente passa. Graças a Deus encontramos bons amigos por aqui e estou muito feliz com tudo”, contou.

 

O evento também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, de vereadores e outras autoridades, além de inúmeros populares.

Entrega no palco

Para dar ainda mais brilho à incorporação da viola ao acervo do Instituto Memória, a dupla fez questão de autografá-la durante o seu show realizado em homenagem aos 39 anos da cidade e entregá-la em mãos do prefeito Sérgio Machnic e do presidente da Câmara Marco Aurélio no palco.

 


Antenado News