Primavera do Leste / MT - Sábado, 13 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste se consolida como capital da cultura de Mato Grosso



O ano de 2023 trouxe uma consolidação histórica para a cidade de Primavera do Leste como a capital da cultura em Mato Grosso.

Sob a atual gestão, os incentivos municipais à cultura têm desempenhado um papel importante no fomento do desenvolvimento social, na economia criativa, na garantia de acesso e na diminuição da violência. Estes não apenas impactaram na qualidade de vida da população, mas também promoveram o fomento aos mais diversos segmentos.

Municipal, Centro Cultural e praças da cidade. Além da pujante cena local que apresentou 34 espetáculos, estiveram presentes grupos de todas as regiões do país, com a forte presença de grupos e coletivos.

 

Um marco importante este ano foi a maior edição do Festival Culturas Urbanas, um verdadeiro mergulho nas vertentes artísticas da Cultura HIP HOP. Organizado pelas Secretarias de Cultura e Esporte, o evento atraiu entusiastas de várias cidades, oferecendo desde competições de B-Boy e B-Girl, Danças Urbanas, Rima, skate e basquete 3×3, workshops, intervenções de grafite e ações dos DJs.

 

Festivais para todos os gostos

 

Outro grande sucesso de público foi o “Festival Dançando Cinema”, que levou diariamente de 3.500 pessoas ao Pianão, combinando a arte da dança com a magia do cinema, proporcionando experiências incríveis aos espectadores. E o Festival “Nas Ondas do Rádio” com 683 alunos se apresentando em 14 sessões no teatro municipal com público de quase 3.000 pessoas.

 

O Festival Manoel de Barros além de encantar a plateia com lindas declamações e fomentar a escrita de poemas nas mais diversas idades, em 2023 premiou roteiros inéditos de curtas-metragens, textos para o teatro e apoio a escrita de livros. Impulsionando a valorização da escrita nas mais diversas vertentes.

 

O Prima Canta mudou e em 2023, além de manter a categoria composição instrumental somando-as as categorias: MPB, Música Religiosa, Sertanejo, Música Inédita; e às categorias por idade: Infantil e Juvenil; o festival tirou a classificação (primeiro, segundo e terceiro) e passou a premiar com o mesmo valor os três primeiros colocados. E assim são as premiações do município que buscam entender e diminuir as comparações artísticas do fazer artístico.

 

Falando em editais ainda foi lançado pela primeira vez os editais de: Fotografia e Artesanato e sabores culinários e de ocupação do teatro municipal.

 

E teve para as artes visuais também: 05 exposições foram contratadas no nosso segundo edital de artes visuais, garantindo exposições no salão das águas o ano todo. E, olha, foram mais de 2.000 visitas no nosso salão das águas em 2023, principalmente de escolas e projetos socioeducacionais.

 

Falando em ações socioeducacionais, Primavera do Leste realizou uma das mais bonitas etapas do Fetran (festival estudantil temático de teatro para o trânsito), sagrando-se campeão estadual nas três categorias e, principalmente, melhorando o trânsito de nossa cidade e de nosso estado.

 

Vale destacar também que as comemorações referentes ao aniversário da cidade contaram com várias atrações do nosso município em várias vertentes musicais e criou uma cartela de shows destinado a maior possibilidade de gostos pulsantes no município: sertanejo, Rock e ao público religioso.

 

Expô Primavera teve mais de 80 mil pessoas

 

A “Expô Primavera 2023” superou todas as expectativas. Com entrada livre e duração de quatro dias, mais de 80 mil pessoas participaram do maior espetá

 

 

Artistas renomados como Zezé Di Camargo e Luciano, Simone Mendes, Luan Santana, entre outros, juntamente com os artistas locais: Dj Brunelli, DJ Pipo, Luiz e John, Henrique e Rafael e Júlia Sartori abrilhantaram cada dia do evento. A organização impecável, com arquibancadas cobertas, uma praça de alimentação completa e uma estrutura digna de grandes eventos, deixou uma marca indelével na memória dos presentes.

 

E para quem curtiu todas essas atividades ou ficou fora de alguma, não se preocupe, o planejamento cultural para 2024 será ainda mais democrático, atrativo e convidativo e para todos as vivências e idades.

Reportagem: Gabriel Caldas / Edição: Hernandes Cruz / Assessoria 

 

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política - Região

Deputado Nininho confirma licitação para pavimentação da MT-326 no Araguaia


Certame licitatório foi publicado no Diário Oficial do Estado; trecho de 31,7 km em Nova Nazaré reduzirá distância em cerca de 40 km e vai ampliar a eficiência logística no Araguaia

A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou na edição de 10 de dezembro do Diário Oficial do Estado o edital de licitação para executar 31,7 quilômetros de pavimentação na MT-326, entre a MT-240 e a BR-158. O certame atende solicitação do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos). A obra vai melhorar a trafegabilidade da rodovia, apoiar produtores rurais e reduzir custos de transporte na região do Araguaia.

A pavimentação do segmento, conhecido como Estrada do Calcário, vai garantir fluxo permanente de pessoas e mercadorias pela nova rodovia. O trecho é utilizado para o escoamento de calcário proveniente de Cocalinho e produções agrícolas. O novo asfalto, segundo Nininho, vai encurtar em cerca de 40 quilômetros o deslocamento de cargas que seguem aos municípios do Norte Araguaia.

Nininho cita que a licitação é resultado de sua articulação com o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário Marcelo de Oliveira. “A abertura do processo é um passo aguardado pela região. São quase 32 quilômetros que vão melhorar a logística. Para quem transporta calcário de Cocalinho a Canarana, por exemplo, haverá redução de 40 quilômetros, o que beneficia toda a cadeia produtiva”, observa o deputado.

IMPACTO ECONÔMICO

O deputado acrescenta que a obra marca uma reivindicação antiga de produtores e transportadores. “A pavimentação da MT-326 vai impulsionar o desenvolvimento do Araguaia. Agradeço ao governador, ao vice-governador e ao secretário Marcelo pelo atendimento da demanda”, reforça Nininho.

O prefeito de Canarana, Vilson Biguelini, comenta que a confirmação da obra representa avanço esperado pela região. “A pavimentação da MT-326 vai se tornar realidade nos próximos dias. Essa notícia anima produtores e caminhoneiros. O calcário do Araguaia passa praticamente todo por ali. Hoje é preciso ir até Água Boa. A articulação de Nininho junto ao governo fez diferença para Mato Grosso”, relata o gestor.

Redação: Sérgio Ober


Antenado News