Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 04 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Abertura oficial do “Dezembro Vermelho” será neste domingo (3)



Da Redação

Após a aprovação do Projeto de Lei, “Dezembro Vermelho”, que tem como objetivo desenvolver atividades de mobilização e conscientização ao combate do HIV/AIDS, todo o mês de dezembro em Primavera do Leste, será de ações concretas, com o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção.

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Pastoral da AIDS, juntamente com o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), desenvolveu um calendário estratégico de ações para desenvolver durante todo o mês de dezembro. Serão palestras nas escolas, em associações, entidades, além de teste rápido de diagnóstico precoce a disposição da população nos postinhos de saúde, orientações e acolhimento as pessoas que são portadoras da doença e seus familiares, além de caminhadas, pit stop e panfletagem nas ruas.

E para dar a largada, a primeira ação do “Dezembro Vermelho” será realizada no Lago Municipal, a partir das 14 horas, neste domingo (3).  Com o tema: “Caminhada em Defesa da Vida”, a abertura oficial do evento irá reunir profissionais da saúde pública, servidores públicos municipais da Secretaria de Saúde, e os voluntários e missionários da Pastoral da AIDS ligados a Igreja Católica de Primavera do Leste.

Pode participar da ação, qualquer pessoa. Será uma tarde de palestras, orientações com os  profissionais da saúde, acolhimento, além da equipe do CTA que estará no local fazendo o teste rápido do HIV/AIDS.

Hoje Primavera do Leste, segundo dados da Secretaria de Saúde, tem 180 pacientes com a doença. Esse número não pode aumentar! Por isso a campanha tem como foco a redução do número de casos precoses. Participe dessa luta em defesa da vida!



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

CAPS de Primavera realiza atividade coletiva com pacientes em passeio terapêutico no Balneário Lagoa, em Poxoréu


O passeio é uma das estratégias adotadas pela Política de Saúde Mental para fortalecer o cuidado humanizado

No último sábado, 29, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Primavera do Leste participaram de uma atividade externa que integra o Projeto Terapêutico Singular (PTS). A ação, conhecida como “atividade coletiva”, foi realizada no Balneário Lagoa, em Poxoréu, e contou com a presença de usuários adultos, servidores e equipe técnica do CAPS.

 

O passeio é uma das estratégias adotadas pela Política de Saúde Mental para fortalecer o cuidado humanizado e ampliar os espaços de convivência e inclusão dos usuários. A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a iniciativa desperta autonomia, promove bem-estar e permite observar a evolução terapêutica de cada participante.

 

“O objetivo é promover integração social, bem-estar emocional e o fortalecimento da autonomia dos usuários por meio de atividades externas supervisionadas. Esses momentos fazem parte do processo terapêutico e complementam o atendimento realizado diariamente na Unidade”, explicou a secretária.

 

A atividade reuniu usuários com diferentes níveis de autonomia, todos acompanhados pela equipe profissional responsável pelo acompanhamento clínico e psicossocial. O ambiente natural e acolhedor do balneário possibilitou momentos de descontração, convivência e estímulos sensoriais importantes para a evolução terapêutica dos pacientes.

 

Laura Leandra reforça que o passeio é também uma oportunidade técnica de avaliação, já que permite observar comportamentos, interações e avanços alcançados ao longo do tratamento. “É um momento de interação e também de observação. A equipe acompanha de perto como cada paciente se comporta fora do ambiente habitual do CAPS, identificando melhorias, desafios e avanços. Foi uma atividade muito positiva, com ampla participação e resultados significativos”, ressaltou.


Antenado News