Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Comunidade São Pedro no Vale Verde realiza festa Junina neste sábado em prol da construção da Igreja



Da Redação

Atenção Pessoal!!! Amanhã tem festança na Comunidade São Pedro.

O Arraiá será realizado neste sábado (16) a partir das 19h (sendo 7 horas da noite), e será no assentamento Vale Verde. Convide a família e os amigos e se junte a comunidade São Pedro. A festa terá pipoca, quentão, muitos doces, comida típica e muita animação. A entrada é de graça. E para chegar ao local da festança, todo o percurso será sinalizado.

E para quem ainda não conhece a história da comunidade São Pedro, o padre Alexandre Batista do Nascimento, que é pároco da Paróquia São Cristovão e hoje responsável pela comunidade São Pedro, explica.

“A região do Vale Verde fica mais próxima da Igreja São Francisco de Assis, e por causa desta proximidade, o local pertencia a esta igreja. Mas por um pedido do Frei Anselmo, fui até a comunidade rezar uma missa e lá vivenciei a realidade daquelas pessoas e fiquei muito sensibilizado. E com a proposta de impulsionar e animar a comunidade mudamos a responsabilidade do local para a paróquia São Cristovão, e desde então, intensificamos o trabalho da igreja no local”.

Segundo o padre Alexandre, a festa é um coroamento desse processo de animação da comunidade. O povo está animado em ser protagonista na formação da comunidade. “A igreja Somos todos nós Batizados, a Capela é o templo de oração e a comunidade é a Igreja Reunida”. Afirma o padre Alexandre

O objetivo da festa junina da comunidade São Pedro é arrecadar fundos para a construção da Capela no Assentamento Vale verde. Até o momento a comunidade já ganhou o terreno do senhor Valdir, morador do assentamento e também os pré-moldados, da família Radin, pioneiros em nossa cidade.

Mas para a construção da capela ainda precisa de muito, e por isso a comunidade reunida, na fé e na caridade, estão organizando a Festança Junina. “Todos eles, pertencentes a esta comunidade, são responsáveis por esta união, e o nosso papel é animá-los. Durante nossa caminhada, percebemos que este povo estava com a auto-estima eclesial baixa, então vejo que a festa é a expressão da comunidade motivada a mostrar de fato a presença do Reino de Deus entre nós, e assim eles afirmam que querem ter o espaço e irão conquistar a construção do templo que significa a comunidade visível”. Conclui o padre Alexandre.

O convite se estende a todos os moradores dos assentamentos aos redores, a todos que fazem parte de outras comunidades religiosas também, e aqueles que moraram na cidade, que possam participar deste Arraiá abençoado e cheio de animação.

E para quem desejar ajudar, é só entrar em contato pelo telefone da secretaria paroquial: (66) 3498-1177

Venha participar com a gente!!!!!

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Janeiro Roxo: Hanseníase ainda é desafio para a saúde pública em Mato Grosso


Com mais de 4 mil casos notificados em Mato Grosso em 2024, a hanseníase continua sendo um grande desafio para a saúde pública no Brasil. Embora a doença tenha sido progressivamente controlada, ainda representa um problema relevante, especialmente em áreas endêmicas como o estado de Mato Grosso. O tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), varia de seis meses a um ano, dependendo da forma e gravidade da enfermidade.

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o diagnóstico e avaliação inicial da hanseníase nos municípios. Nessas unidades, os profissionais de saúde são treinados para identificar os primeiros sinais da doença, como manchas na pele e perda de sensibilidade, que, se não tratados a tempo, podem levar a complicações graves. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para Centros de Referência em Hanseníase, que possuem uma estrutura mais especializada, oferecendo tratamento avançado e acompanhamento contínuo para aqueles com formas mais graves ou complicadas da doença.

 

A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da hanseníase tem ganhado força especialmente durante o Janeiro Roxo, uma campanha nacional idealizada pelo Ministério da Saúde. Essa ação busca sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que, se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com eficiência, evitando complicações e o estigma social.

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apoia essa iniciativa e destaca o papel fundamental da campanha para despertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória, o que significa que profissionais de saúde devem registrar e comunicar todos os casos diagnosticados, contribuindo para o controle e erradicação da enfermidade.

 

Atenção especializada – Em Mato Grosso, seis municípios mantêm Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados (AAER), que oferecem tratamento da hanseníase em Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juína, Tangará da Serra e Várzea Grande. O Hospital Regional de Colíder passou a ofertar atendimento especializado em 2025, ampliando a rede de assistência.

 

Ações nos municípios – Municípios de todo o estado estão desenvolvendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo e reforçando a importância do diagnóstico precoce. As atividades incluem campanhas de esclarecimento, orientações, eventos educativos, entre outras atividades direcionadas à população. Em Várzea Grande, Unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando ações de conscientização, avaliação clínica, busca ativa e diagnóstico, facilitando o acesso da população.

 

Aripuanã organiza o Dia D de Combate à Hanseníase, que será realizado no dia 24 de janeiro, em que profissionais de saúde vão orientar a população, identificar sinais suspeitos e encaminhar os casos para acompanhamento e tratamento, quando necessário.

 

Em Sinop as ações incluem atendimentos específicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. As iniciativas contemplam, ainda, a qualificação de novos profissionais da saúde que integram a Atenção Primária à Saúde.

Agência de Notícias da AMM


Antenado News