Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 13 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

CPI das Águas de Primavera finaliza coleta de amostras de água para análise de qualidade e medição da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)



Da Redação

Há mais de cinco meses foi aberta a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Águas de Primavera, pela Câmara Municipal. O objetivo da CPI é apontar a falha no atendimento ao consumidor como também operacional e por meio de provas, obterem resultados e apresentar possíveis soluções. Todo o processo será finalizado antes do período de recesso parlamentar e entregue ao Ministério Público (MP).

O percurso da CPI foi ouvir a população em relação aos problemas enfrentados como falta de água em residências e o aumento mensal do valor da conta sem justificativa. A comissão também se reuniu com o PROCON, em que analisou e utilizou como provas, algumas denúncias realizadas por moradores com problemas com a empresa Águas de Primavera. Alguns processos do PROCON em andamento foram anexados a CPI.

Além do estudo e levantamento de dados, foi realizada na última sexta (23), uma minuciosa leitura do contrato da empresa Águas de Primavera com a Prefeitura Municipal, e analisado se o que está sendo executado pela empresa está dentro do exigido. Para chegar a um resultado preciso, a CPI contratou uma empresa técnica ambiental especializada, para fazer a medição da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), levando em consideração, profundidade, tamanho, largura, cumprimento e quantidade das lagoas de tratamento para que assim possam saber se a quantidade depositada pelos consumidores (população) é maior ou igual ao tamanho compatível.

Dando seqüência aos trabalhos, na segunda (26), a equipe de técnicos ambientais da Prefeitura Municipal, coletou em cinco pontos da cidade, amostras de água, para análise da qualidade. A coleta iniciou na capitação de água e foi até o córrego Trairás. Toda as amostras coletas serão analisadas por um laboratório em Cuiabá e os resultados serão entregues em 15 dias.

“Eu quero agradecer a todos os vereadores membros da CPI que se empenharam em estudar, analisar e realizar todo este trabalho. Tivemos a parceria do Batalhão do Corpo de Bombeiros, com o comandante Alan, também o sargento Rogério, o soldado Juliano, entre outros soldados, que estiveram presentes na medição do ETE. Queremos dizer à sociedade que vamos obter respostas e vamos conseguir ter uma solução para que a população não continue a sofrer com a má gestão do serviço da empresa Águas de Primavera”. Ressalta o vereador e presidente da CPI, Luis Costa (PR).

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Águas de Primavera é composta pelo vereador Luis Costa que é presidente, do vereador Antonio Marcos Carvalho dos Santos (PP) que é relator, do vereador Paulo Marcio Castro e Silva (DEM) que é secretário, da vereadora Carmem Betti Borges de Oliveira (PSC) e do vereador Carlos Araújo (PP) que são membros.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Saúde amplia acesso ao DIU e reforça planejamento reprodutivo para mulheres


Método contraceptivo de longa duração, reversível e com alta eficácia é ofertado gratuitamente pela rede municipal de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde segue investindo em ações voltadas ao cuidado e ao bem-estar das mulheres, disponibilizando o DIU (Dispositivo Intrauterino) como método contraceptivo seguro, eficaz e de longa duração para a população feminina.

 

O DIU é um método contraceptivo reversível, consistente em uma pequena peça de plástico em formato de “T”, inserida no útero por médico ginecologista, com o objetivo de prevenir a gravidez. Ele atua alterando o ambiente uterino, tornando-o hostil aos espermatozoides e/ou óvulos, e possui eficácia superior a 99%, sem a necessidade de uso diário.

 

De acordo com a coordenadora Laís Barros, o método se destaca pela durabilidade e praticidade. “Ele pode durar até 12 anos, o que permite à mulher planejar sua vida reprodutiva com tranquilidade. Caso deseje engravidar, basta retirar o dispositivo”, explica.

 

Atualmente, a rede municipal oferece duas opções: o DIU de cobre, com durabilidade de até 12 anos, e o mini DIU de cobre, que pode ser utilizado por até cinco anos. A escolha do modelo é feita pela médica ginecologista no momento da inserção, levando em consideração a avaliação clínica e o tamanho do útero da paciente.

 

O DIU de cobre não contém hormônios, sendo indicado especialmente para mulheres que possuem contraindicação ao uso de métodos hormonais. Além disso, trata-se de um método altamente confiável, já que não depende da lembrança diária da usuária, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.

 

Para ter acesso ao DIU, a mulher deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS), onde passará por consulta com enfermeiro ou médico. Após a avaliação e a indicação do método, o encaminhamento é feito à equipe de Planejamento Familiar. O agendamento da inserção ocorre por meio de contato via WhatsApp.

 

A Secretaria de Saúde reforça que as inserções são realizadas semanalmente e que não há fila de espera para o procedimento. Em média, o agendamento ocorre em até duas semanas, sendo realizado na Clínica da Mulher, garantindo acesso rápido, seguro e gratuito ao método contraceptivo.


Antenado News