Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 26 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

CPI das Águas de Primavera finaliza coleta de amostras de água para análise de qualidade e medição da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)



Da Redação

Há mais de cinco meses foi aberta a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Águas de Primavera, pela Câmara Municipal. O objetivo da CPI é apontar a falha no atendimento ao consumidor como também operacional e por meio de provas, obterem resultados e apresentar possíveis soluções. Todo o processo será finalizado antes do período de recesso parlamentar e entregue ao Ministério Público (MP).

O percurso da CPI foi ouvir a população em relação aos problemas enfrentados como falta de água em residências e o aumento mensal do valor da conta sem justificativa. A comissão também se reuniu com o PROCON, em que analisou e utilizou como provas, algumas denúncias realizadas por moradores com problemas com a empresa Águas de Primavera. Alguns processos do PROCON em andamento foram anexados a CPI.

Além do estudo e levantamento de dados, foi realizada na última sexta (23), uma minuciosa leitura do contrato da empresa Águas de Primavera com a Prefeitura Municipal, e analisado se o que está sendo executado pela empresa está dentro do exigido. Para chegar a um resultado preciso, a CPI contratou uma empresa técnica ambiental especializada, para fazer a medição da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), levando em consideração, profundidade, tamanho, largura, cumprimento e quantidade das lagoas de tratamento para que assim possam saber se a quantidade depositada pelos consumidores (população) é maior ou igual ao tamanho compatível.

Dando seqüência aos trabalhos, na segunda (26), a equipe de técnicos ambientais da Prefeitura Municipal, coletou em cinco pontos da cidade, amostras de água, para análise da qualidade. A coleta iniciou na capitação de água e foi até o córrego Trairás. Toda as amostras coletas serão analisadas por um laboratório em Cuiabá e os resultados serão entregues em 15 dias.

“Eu quero agradecer a todos os vereadores membros da CPI que se empenharam em estudar, analisar e realizar todo este trabalho. Tivemos a parceria do Batalhão do Corpo de Bombeiros, com o comandante Alan, também o sargento Rogério, o soldado Juliano, entre outros soldados, que estiveram presentes na medição do ETE. Queremos dizer à sociedade que vamos obter respostas e vamos conseguir ter uma solução para que a população não continue a sofrer com a má gestão do serviço da empresa Águas de Primavera”. Ressalta o vereador e presidente da CPI, Luis Costa (PR).

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Águas de Primavera é composta pelo vereador Luis Costa que é presidente, do vereador Antonio Marcos Carvalho dos Santos (PP) que é relator, do vereador Paulo Marcio Castro e Silva (DEM) que é secretário, da vereadora Carmem Betti Borges de Oliveira (PSC) e do vereador Carlos Araújo (PP) que são membros.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Governador de SP que lidera Republicanos quer PL-Mato Grosso apoiando Pivetta em troca de apoio a Flavio


O Republicanos, que tem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como principal liderança nacional, avançou, nos últimos dias, nas negociações para apoiar o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em troca, quer que o PL apoie candidatos do Republicanos em quatro Estados. Um deles é Mato Grosso onde Otaviano Pivetta é pré-candidato à reeleição, pelo Republicanos.

O jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, informou, hoje, que o “partido de Tarcísio quer que o PL abra mão da candidatura do senador Wellington Fagundes (PL-MT) ao governo para apoiar a reeleição do atual governador, Otaviano Pivetta”.

Alguns prefeitos do PL, como Cláudio Ferreira, de Rondonópolis, declararam que não apoiam Wellington e estarão com Pivetta. Abilio Brunini, de Cuiabá, já deixou claro que não vai apoiar o senador na disputa ao governo.

Há poucos dias, o PL reiterou que a pré-candidatura de Wellington Fagundes ao governo está mantida. Fagundes passou a criticar o governo estadual (até ano passado figurava como aliado de Mauro Mendes, que deixou o governo em março para concorrer ao Senado). Pivetta tem rebatido críticas e questionado a atuação de Fagundes como senador.

Pivetta esteve com Flávio Bolsonaro, em Sinop, em abril, e elogiou o pré-candidato a presidente da República. Flávio também elogiou Pivetta mas disse que o candidato do PL é Wellington.

Os dois pré-candidatos a governador apoiaram Jair Bolsonaro no pleito passado.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)


Antenado News