Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 24 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Dia “D” de vacinação antirrábica ocorrerá neste sábado (22) em Primavera do Leste



Todos os postos de saúde da cidade estarão abertos para receber a população com animais de estimação acima de quatro meses de vida, até mesmo as fêmeas prenhas ou em fase de amamentação. A imunização vai ocorrer das 7h30 as 16h30. A meta da campanha é vacinar, em Primavera, cerca de 8,6 mil animais, sendo 7,6 mil cachorros e 1 mil gatos.

Para garantir a imunização do seu amigo de estimação, não se esqueça de comparecer com a carteira de vacinação do animal. Não será possível retirar doses nas unidades para levar pra casa, portanto, todos os animais, independente do porte ou raça, devem ser levados até os postos, com as devidas proteções para evitar qualquer tipo de ataque a outros animais ou pessoas.

A VACINA

A raiva é uma doença considerada um tanto incomum, mas é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o País, a transmissão da doença não é algo descartado. Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer. Nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Raiva em cães

A raiva se apresenta nos cães em três tipos distintos: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal – sendo a última a sua forma mais rara e agressiva, que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 3 dias. Os primeiros sinais da Raiva Furiosa são o isolamento do animal (que passa a se esconder e busca lugares escuros para permanecer), a agitação e latidos e mordidas no ar sem motivo aparente.

Em muitos casos, o cão afetado passa a lamber o local onde foi mordido e infectado pela doença de maneira constante, recusando alimentos e tentando comer suas próprias fezes. Salivação excessiva é outro sinal comum e considerado um dos mais “clássicos” da raiva que, a partir desse período, provoca muita agressividade e a paralisia do animal, que morre em até 48 horas. Na Raiva Muda, os sinais de isolamento, cansaço e busca de locais escuros já progride para a paralisia, levando o animal à morte em pouco tempo.

Raiva em gatos

Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia são comuns nos bichanos doentes, que morrem cerca de dez dias após sua contaminação.

A vacina antirrábica é única forma de prevenção segura da doença, e deve ser administrada nos cães com, pelo menos, quatro meses de vida. Incurável nos animais, a doença, quando transmitida para seres humanos, também pode ser extremamente agressiva e fatal.

Uma pessoa mordida por um animal contaminado deve procurar um local especializado em doenças infecciosas imediatamente, para que possa ser vacinado e curado.

Ascom – Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Primavera do Leste adere ao Projeto “Casamento Abençoado”, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes


Com a adesão confirmada, o município iniciará o processo técnico interno, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelas quatro unidades de CRAS

A apresentação do programa ao município foi feita pela equipe da Secretaria de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva
A Prefeitura de Primavera do Leste oficializou nesta quarta-feira, 19, a adesão ao Projeto “Casamento Abençoado”, iniciativa do Governo de Mato Grosso idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que tem promovido a formalização gratuita da união civil de casais em situação de vulnerabilidade social.

A apresentação do programa ao município foi feita pela equipe da Secretaria de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) de Mato Grosso, chefiada pelo Secretário Adjunto, Emerson Santana. Na oportunidade, em reunião na prefeitura, ele fez uma explanação ao prefeito, vice-prefeita, secretária municipal de Assistência Social e integrantes da equipe, chefe de gabinete, bem como a alguns vereadores.

O prefeito Sérgio Machnic agradeceu o convite e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Agradeço à nossa primeira-dama Virginia Mendes por esta oportunidade. É um projeto que fortalece famílias, amplia direitos e traz dignidade aos casais que sonham em oficializar sua união. Primavera do Leste recebe essa iniciativa de braços abertos e com certeza vamos fazer o possível para reunir o maior número de casais possíveis, para que possam se beneficiar desta iniciativa”, avaliou o gestor.

A secretária municipal de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto ressalta que o projeto “garante gratuidade no processo de habilitação e no casamento civil, beneficiando famílias acompanhadas pelos CRAS, mas também atende a outros munícipes que atendam aos critérios de vulnerabilidade definidos pela Setasc”. Segundo ela essa é uma oportunidade para regularizar uniões estáveis de longa data, fortalecer vínculos familiares e superar barreiras financeiras que historicamente impedem muitos casais de formalizar o matrimônio.

Durante a apresentação, o secretário adjunto reforçou que o “Casamento Abençoado” já transformou vidas em edições anteriores realizadas em Cuiabá, e agora avança para novos municípios por meio da articulação com as prefeituras e suas estruturas de assistência social. A inclusão de Primavera do Leste representa o fortalecimento da parceria institucional e amplia a visibilidade do trabalho social realizado no município.

O secretário destacou que “com muita alegria estamos aqui em Primavera do Leste para apresentar o projeto Casamento Abençoado. Fomos muito bem acolhidos pelo prefeito, que aderiu ao projeto idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes. O município vai participar do Casamento Abençoado do Vale do Rio Cuiabá, que acontecerá na capital, no ginásio Aecim Tocantins. Vários casais de Primavera do Leste estarão presentes, oficializando sua união e dando o seu ‘sim’ durante a cerimônia”.

Com a adesão confirmada, o município iniciará o processo técnico interno, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelas quatro unidades de CRAS: Primavera III, Tuiuiú, São José e Novo Horizonte. Esses locais serão responsáveis pela triagem, documentação e organização dos casais interessados, em conformidade com o checklist enviado pelo Estado e com o apoio dos cartórios locais.

 


Antenado News