Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Dia Mundial da Limpeza reúne a comunidade Primaverense para limpar espaços públicos



Da Redação

Uma iniciativa cidadã, que reuniu a comunidade, com o intuito de fazer o bem, cuidando de nossa natureza, essa proposta reuniu um grupo de moradores de Primavera do Leste – MT, neste dia de sábado (15). A idéia surgiu com o Eric Maccarthy Castro da Conceição, que é administrador. Eric decidiu fazer alguma coisa pelo nosso meio ambiente e se cadastrou no site Limpa Brasil e hoje dia 15 de Setembro, Dia Mundial da Limpeza, resolveu reunir um grupo de amigos  e limpar uma parte de nossa cidade.

“Qualquer pessoa pode ajudar e fazer a diferença. Eu me inscrevi no site Limpa Brasil, articulei com alguns amigos, também conversei com o Corpo de Bombeiros que por meio do Projeto Bombeiros do Futuro, foram nossos parceiros e com o apoio da Prefeitura Municipal, nos fornecendo os sacos de lixo, as luvas e o caminhão de coleta, passamos nosso sábado cuidando do nosso meio ambiente”. Explica Eric.

Pela manhã o grupo de amigos, com o apoio da direção e alunos da Escola Cremilda, que desenvolve um projeto chamado “Praticando a Educação Ambiental”,  esteve nas margens da Lagoa de Coleta de Água recolhendo todos os tipos de lixo encontrados. No período da tarde, o grupo de amigos, com as crianças do projeto Bombeiros do Futuro, coletaram os lixos em volta da praça do Bairro Belvedere.

“Hoje a ação é realizada no Brasil inteiro, são mais de 340 cidades, este Dia Mundial da Limpeza, é a primeira vez que realizamos a ação em Primavera do Leste, mas vamos continuar o trabalho voluntário em outras datas também”. Pontua.

Foram encontrados nas margens da Lagoa de Coleta de Água e também na praça do bairro, garrafas de vidro, latas de bebidas, garrafas pets, papelão, papéis de bala, ferros velho, entre outros lixos. O soldado do Corpo de Bombeiros, Juliano da Silva Ferreira, disse que a ação tem como objetivo a conscientização de descartar o lixo na lixeira. “Além de mostrar para as pessoas que o lixo polui a natureza e nosso ambiente, também estamos trazendo as crianças e adolescentes do projeto Bombeiros do Futuro para despertar desde cedo à consciência ambiental. Eles são 50 alunos e mesmo sem atividades, alguns se dispuseram em participar com a gente. Esta ação para eles foi um aprendizado”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Rogério Costa disse que os militares sempre participaram de ações que ajudam a nossa sociedade, e abraçam os projetos sociais. “É triste ver um local como esta praça, com tantos lixos. O local é familiar, para as pessoas se divertirem, então na hora de descartar o lixo, traga uma sacola e não joga no chão e na natureza, ainda que, na própria praça tem lixeiras a disposição da comunidade. O lixo é prejudicial e mata aos poucos a nossa mata ciliar e pode causar danos não só para a natureza, mas para os animais e para nós”.

O vereador Luis Costa (PR), recebeu o convide do grupo de amigos para participar da ação e esteve presente junto com sua família. “Ações como essa que valorizam o meio ambiente é de extrema importância. Eu já venho a tempos nos finais de semana, plantando árvores, recolhendo lixo de algumas regiões da cidade, porque temos que ajudar, se cada um fizesse uma parte teríamos uma cidade bem melhor. Eu estou muito feliz em participar desta ação e ver que tem pessoas que estão conscientes, agora precisamos atingir outros para que também despertem essa consciência coletiva. Seria tão simples se o cidadão jogasse o lixo na lixeira, e não deixasse nos espaços públicos”. Finaliza Luis Costa.

Quem deseja participar do grupo de amigos em prol da limpeza de nossa cidade pode entrar em contato pelo telefone (66) 9 9716-2113.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Em vídeo, turistas agredidos refutam ambulantes; ‘merecem cadeia’


Os turistas Johnny Andrade e Cleiton Zanatta, agredidos na praia de Porto de Galinhas, retornaram a Cuiabá nesta terça-feira (30) e negaram todas as acusações feitas por donos de barracas suspeitos de envolvimento na violência. Em vídeo gravado ainda no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, o casal mostrou o comprovante de pagamento pelo aluguel dos acessórios praianos e disseram que os empreendedores merecem “cadeia”.

O espancamento ocorreu no último fim de semana, enquanto os mato-grossenses estavam de férias na praia pernambucana. Segundo eles, o desentendimento ocorreu por conta do valor divergente cobrado pela locação.

Por outro lado, ambulantes alegaram que ambos estavam alterados, se negaram a pagar pelo serviço e teriam agredido um dos comerciantes. 14 envolvidos foram identificados pela polícia da cidade e as barracas interditadas por uma semana.
Diante da repercussão de mais um capítulo do caso, o personal trainer, com rosto machucado, fez o vídeo desmentindo as acusações.

“Nós não chegamos alterados, não estávamos bêbados, não levados dois litros de whisky para a barraca de vocês. Sim, nós levamos meio livro de whisky porque não iríamos consumir a caipirinha de vocês porque estavam muito caras”, explicou a vítima.

Ele ainda diz que bebeu duas doses da bebida e foi para a água, logo em seguida houve a briga generalizada.

“Não nos negamos pagar, tanto é que está aqui o comprovante. Pagamos R$ 80 que nos cobraram e mais duas águas de coco, no valor de R$ 94”, descreve e expõe o comprovante de transferência. “Todos têm que ir para a cadeia, que é o lugar de vocês”, finalizou ao lado do companheiro, que reforçou o que foi dito.

 

A situação ganhou notoriedade nacional e muitos turistas relataram ter sofrido o mesmo abuso por parte dos ambulantes. O casal já anunciou que irá acionar a Justiça contra os envolvidos.

O caso
Os mato-grossenses Johnny Andrade e Cleiton Zanatta passavam férias em Porto de Galinhas quando houve o desentendimento na praia, uma das mais famosas do país.

 

Ambos chegaram ao local onde passariam o dia e logo foram abordados por trabalhadores das barracas de locação de cadeiras, mesas e guarda-sol. Foi acertado um valor, mas, segundo as vítimas, na hora de pagar o preço cobrado foi outro.

Ambos se sentiram lesados e disseram que não era aquele o combinado e que não pagariam o montante extra. Neste momento, foram agredidos por um grupo de ambulantes.

 

Os turistas só conseguiram sair da briga generalizada ao serem socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Mesmo assim, os suspeitos avançaram sobre eles e foram contidos pelos militares. O boletim de ocorrência foi lavrado e as vítimas passaram por exames para dar prosseguimento à investigação.

Diante da violência, ambos encerraram as férias antes e retornam a Cuiabá.

GD


Antenado News