Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 02 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Dia Mundial da Limpeza reúne a comunidade Primaverense para limpar espaços públicos



Da Redação

Uma iniciativa cidadã, que reuniu a comunidade, com o intuito de fazer o bem, cuidando de nossa natureza, essa proposta reuniu um grupo de moradores de Primavera do Leste – MT, neste dia de sábado (15). A idéia surgiu com o Eric Maccarthy Castro da Conceição, que é administrador. Eric decidiu fazer alguma coisa pelo nosso meio ambiente e se cadastrou no site Limpa Brasil e hoje dia 15 de Setembro, Dia Mundial da Limpeza, resolveu reunir um grupo de amigos  e limpar uma parte de nossa cidade.

“Qualquer pessoa pode ajudar e fazer a diferença. Eu me inscrevi no site Limpa Brasil, articulei com alguns amigos, também conversei com o Corpo de Bombeiros que por meio do Projeto Bombeiros do Futuro, foram nossos parceiros e com o apoio da Prefeitura Municipal, nos fornecendo os sacos de lixo, as luvas e o caminhão de coleta, passamos nosso sábado cuidando do nosso meio ambiente”. Explica Eric.

Pela manhã o grupo de amigos, com o apoio da direção e alunos da Escola Cremilda, que desenvolve um projeto chamado “Praticando a Educação Ambiental”,  esteve nas margens da Lagoa de Coleta de Água recolhendo todos os tipos de lixo encontrados. No período da tarde, o grupo de amigos, com as crianças do projeto Bombeiros do Futuro, coletaram os lixos em volta da praça do Bairro Belvedere.

“Hoje a ação é realizada no Brasil inteiro, são mais de 340 cidades, este Dia Mundial da Limpeza, é a primeira vez que realizamos a ação em Primavera do Leste, mas vamos continuar o trabalho voluntário em outras datas também”. Pontua.

Foram encontrados nas margens da Lagoa de Coleta de Água e também na praça do bairro, garrafas de vidro, latas de bebidas, garrafas pets, papelão, papéis de bala, ferros velho, entre outros lixos. O soldado do Corpo de Bombeiros, Juliano da Silva Ferreira, disse que a ação tem como objetivo a conscientização de descartar o lixo na lixeira. “Além de mostrar para as pessoas que o lixo polui a natureza e nosso ambiente, também estamos trazendo as crianças e adolescentes do projeto Bombeiros do Futuro para despertar desde cedo à consciência ambiental. Eles são 50 alunos e mesmo sem atividades, alguns se dispuseram em participar com a gente. Esta ação para eles foi um aprendizado”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Rogério Costa disse que os militares sempre participaram de ações que ajudam a nossa sociedade, e abraçam os projetos sociais. “É triste ver um local como esta praça, com tantos lixos. O local é familiar, para as pessoas se divertirem, então na hora de descartar o lixo, traga uma sacola e não joga no chão e na natureza, ainda que, na própria praça tem lixeiras a disposição da comunidade. O lixo é prejudicial e mata aos poucos a nossa mata ciliar e pode causar danos não só para a natureza, mas para os animais e para nós”.

O vereador Luis Costa (PR), recebeu o convide do grupo de amigos para participar da ação e esteve presente junto com sua família. “Ações como essa que valorizam o meio ambiente é de extrema importância. Eu já venho a tempos nos finais de semana, plantando árvores, recolhendo lixo de algumas regiões da cidade, porque temos que ajudar, se cada um fizesse uma parte teríamos uma cidade bem melhor. Eu estou muito feliz em participar desta ação e ver que tem pessoas que estão conscientes, agora precisamos atingir outros para que também despertem essa consciência coletiva. Seria tão simples se o cidadão jogasse o lixo na lixeira, e não deixasse nos espaços públicos”. Finaliza Luis Costa.

Quem deseja participar do grupo de amigos em prol da limpeza de nossa cidade pode entrar em contato pelo telefone (66) 9 9716-2113.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Empresa vence na Justiça e derruba lei que proibia mototáxi por aplicativo em Primavera do Leste


Justiça suspende lei municipal que impedia transporte remunerado por motocicletas via app, alinhando-se ao entendimento do STF sobre livre iniciativa

 

A juíza Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, da 4ª Vara Cível de Primavera do Leste, concedeu liminar em mandado de segurança à Maxim, aplicativo internacional de viagens e entregas, suspendendo os efeitos da Lei Municipal nº 2.430/2025, que proibia de forma absoluta o transporte remunerado individual de passageiros por motocicletas intermediado por aplicativos.

A decisão, do dia 24 de novembro, impede que a Prefeitura aplique a nova lei para restringir ou impedir as corridas realizadas via moto pela Maxim, bem como proíba a atuação da plataforma na cidade. A magistrada reconheceu que a norma municipal extrapolava a competência do Município e contrariava a legislação federal de mobilidade urbana, além de ferir princípios constitucionais como as livres iniciativa e concorrência.

A lei vetada previa multa ao condutor, em dobro na reincidência, e à plataforma, apreensão da motocicleta utilizada, suspensão do direito de requerer autorização para atividades de transporte por até dois anos, e até a interdição da operação da empresa no município. Na liminar, a Justiça determinou que o Município de Primavera do Leste se abstenha de aplicar essas sanções, de impedir o exercício da atividade econômica da Maxim relacionada ao transporte privado por motocicletas e de impor qualquer restrição com base na referida lei.

A decisão segue a linha do entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considera inconstitucionais leis que proíbem ou restringem a atividade de transporte privado individual por motoristas cadastrados em aplicativos, por violarem a livre iniciativa, cabendo aos municípios apenas regulamentar e fiscalizar o serviço, e não impedir sua existência.

“Essa liminar é uma vitória não só da Maxim, mas de todos os motociclistas que trabalham de forma honesta e dependem do aplicativo para sustentar suas famílias. A Justiça reconheceu que não se pode simplesmente proibir um tipo de transporte que já está previsto em lei federal. Vamos continuar ao lado dos nossos parceiros e dos passageiros, oferecendo um serviço acessível, seguro e dentro da legalidade”, destacou Fernando Alves, gerente do escritório da Maxim no município.

Fonte: Hipernoticia


Antenado News