Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 05 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Estudantes participam de palestras com os Bombeiros sobre queimadas urbanas



Clique F5

A 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Primavera do Leste está promovendo palestras nas escolas com o intuito de conscientizar as crianças sobre as conseqüências das queimadas urbanas.

O tema da palestra é “Conseqüências das queimadas urbanas para a população”. A interação com os estudantes faz um alerta sobre os riscos de incêndios, doenças respiratórias e acidentes que podem ocorrer com este tipo de prática irregular.

O tenente Matheus Neves, explica que as palestras têm como iniciativa o Corpo de Bombeiros, e explica ainda que qualquer instituição escolar que deseja receber as orientações, poderá entrar em contato com o Batalhão dos Bombeiros de Primavera do Leste.

Lei Federal 9605/1998, conhecida como Lei do Meio Ambiente

Queimar qualquer coisa gerando poluição que cause danos à saúde pode levar à detenção e a pena varia de seis meses a quatro anos de reclusão, além de multa.

Em Primavera do Leste, neste período seco, já houve aumento no índice de queimadas urbanas. A maioria das queimadas urbanas ocorre em terrenos baldios, no qual, algumas pessoas colocam fogo pensando em limpar o local, e não compreende o perigo da prática irregular.

Em caso de flagrante, os militares possuem autonomia para prender o suspeito, porém, na maioria das vezes não há ninguém no local, então “é lavrada a ocorrência e posteriormente encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente”, para iniciar as investigações.

Uma forma de evitar as queimadas de galhos, folhas e demais rejeitos naturais é levar este material até um Ecoponto, que é disponibilizado pela Prefeitura e não gera nenhum custo aos moradores.

A Secretaria municipal de Meio Ambiente também tem papel fundamental nestas práticas criminosas, pois possui autonomia para autuar aqueles que estão em desacordo com a lei. Porém, para que ninguém seja prejudicado, primeiro o morador é notificado e orientado a não realizar a queimada urbana, mas se volta a cometer a mesma infração, aí sim ela é punida. A penalidade é multa de 100 a 300 Unidades Padrão Fiscal (UPF), ou seja, de R$ 358 a R$ 1.074.

COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS

Em Mato Grosso, a proibição das queimadas em zona rural foi definida para um período de 90 dias, entre 15 de julho e 15 de outubro, podendo ser prorrogado. Assim como nos anos anteriores, as ações priorizam os possíveis incêndios nas unidades de conservação existentes em território mato-grossense. Apesar do período proibitivo ainda não ter iniciado, o combate a incêndios florestais e queimadas irregulares, em Mato Grosso, teve início no mês de maio. Ou seja, dois meses antes da proibição. Dessa forma, o combate a incêndios florestais e queimadas irregulares em Mato Grosso terá vigência de 150 dias.

Fonte: Da Assessoria/ Clique F5 – Pérsio Souza



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Pintada é Atropelada na BR-070 e Morre Próximo a Primavera do Leste


Índios da etnia Xavante levaram o animal para a aldeia, afirmaram que faria churrasco

Onça

https://www.instagram.com/reel/DTGWZerD1r2/?igsh=MTF6bjdsc2J0YmFucw==

Na tarde deste sábado (3), um triste incidente foi registrado na BR-070, nas proximidades de Primavera do Leste, quando uma onça-pintada foi atropelada e morreu no local. O acidente gerou comoção e foi registrado por diversos motoristas que passavam pela rodovia.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram várias pessoas ao redor do animal, com algumas delas comentando sobre a possível carenagem do carro envolvido, que estaria nas imediações. Testemunhas relataram que o acidente aconteceu de forma repentina, e não foi possível evitar o atropelamento.

O fato gerou ainda uma situação curiosa: membros da etnia Xavante, que vivem na região, chegaram ao local e, em um gesto de respeito à fauna local, afirmaram que iriam levar o corpo da onça para sua aldeia. De acordo com eles, o animal seria alimentado como parte de suas práticas culturais.

A onça-pintada, conhecida por seu porte e beleza, é uma espécie emblemática da fauna brasileira, mas que enfrenta sérias ameaças devido à destruição de seu habitat natural e à caça ilegal. Casos como esse, infelizmente, têm sido mais frequentes, e a necessidade de preservar a biodiversidade e a vida selvagem torna-se ainda mais urgente.

Autoridades ambientais devem investigar o ocorrido e avaliar as circunstâncias do atropelamento, enquanto a comunidade local, incluindo os indígenas, busca dar um tratamento condizente à grandeza do animal.


Antenado News