Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 25 de Novembro de 2025

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MP pede a execução de Concessionária de Água por não cumprimento de TAC



Apenas com a mudança da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) pode acabar com o problema do mau-cheiro que incomoda há anos moradores de Primavera do Leste. O problema parece ficar pior à noite, já que toda cidade é tomada pelo forte odor. O Poder Público já solicitou junto a empresa responsável, a concessionária Águas de Primavera, que um estudo de viabilidade técnica seja feito para que a mudança ocorra o mais rápido possível.

O problema é antigo, tanto que em meados de 2010 – 2011, após análise feita no local pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), foi constatada a baixa efetividade no tratamento e que isso estaria causando o forte odor. Durante a vistoria da Sema, foram constatadas outras irregularidades como a falta de limpeza e cercamento do local.

A análise levou o Ministério Público (MP) a propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi assinado em 2011 por representantes da empresa que se comprometeram a cumprir as exigências e promover a melhoria no local.

Oito anos já se passaram e de acordo com o MP, a empresa cumpriu parte das exigências do TAC, entre elas, o cercamento do local e a limpeza, porém, o principal problema que é o odor, não foi modificado. Por isso o órgão manifestou a favor da execução da empresa, que deve em breve será multada. Além de multa, o MP pede que a empresa promova a mudança do local.

Em consulta feita pela equipe de reportagem, o processo se encontra na 5ª Vara Cível da comarca de Primavera do Leste, onde aguarda a decisão do juiz. Em relação ao não cumprimento do TAC, a concessionária, por meio de nota, informou que as obrigações foram cumpridas e comprovadas judicialmente. Ainda conforme a concessionária, representantes da empresa devem se reunir com o Poder Público para conversar sobre o estudo técnico que vem sendo realizado, que tem como foco a mudança da estação de tratamento.

CPI VAI PEDIR NOVA ANÁLISE
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), composta por vereadores de Primavera do Leste para analisar reclamações em relação à concessionária Águas de Primavera, pretende contratar uma empresa especializada para realizar uma nova análise em relação a lagoa de tratamento. “Estamos pedindo para que seja feita uma nova análise no local para sabermos se tudo está de acordo com o que preconiza o contrato de concessão”, ressaltou o presidente da comissão, o vereador Luis Costa.

EXECUTIVO PEDIU ESTUDO TÉCNICO
Em outubro de 2017, o prefeito Leonardo Bortolin recebeu os representantes da concessionária Águas de Primavera e destacou que a população não suporta mais conviver com o mau-cheiro da lagoa, que além de incomodar, vai contra um dos projetos desenvolvidos pelo Poder Executivo, que visa tornar a cidade agradável.

“Enquanto nós zelamos pela cidade, revitalizamos avenidas, construímos quebramolas, plantamos árvores para oferecer qualidade de vida à população, somos obrigados a conviver com essa situação constrangedora, com um odor insuportável. Entendo que as pessoas não podem conviver com essa realidade cruel e insustentável”, disse o prefeito na época.

Para o prefeito, a empresa precisa buscar alternativas definitivas porque se em outros países, em cidades mais avançadas, o problema não existe, foi erradicado, em Primavera do Leste deve também ter solução e, a “concessionária tem por obrigação legal de prestar um serviço adequado, que atenda a população de toda a cidade, ninguém pode pagar com a saúde o preço de um serviço que deixa a desejar”.

RECLAMAÇÕES
O mau-cheiro incomoda tanto os moradores que muitos já pensam em vender os imóveis próximos ao local a qualquer preço. Um desses moradores é Abílio Tiago, que diz ser prejudicado drasticamente. “Esse esgoto céu aberto e dentro da cidade é uma barbaridade, uma falta de respeito com o contribuinte, só quem convive sabe, é terrível o mau-cheiro, lamentável. Até penso em vender minha casa a qualquer preço
e abandonar o bairro. Não podemos ficar calados”, ressaltou.
“Já me mudei duas vezes e estou pensando em mudar novamente, pois o fedor é grande”.

“Será que a Águas de Primavera não está descumprindo um TAC também? Cadê o MP? “
“Gostaríamos de saber quando vão levar a sério a captação de esgoto e tratar como manda a lei. O povo todo aqui reclama do mau cheiro que vem e invade nossas casas diariamente e nunca é resolvido. Só temos obrigações de pagar impostos e cadê nossos direitos? Espero respostas. Caso contrário vamos agir”.

A ETE
Inaugurada na década de 90, em uma região até então considerada distante do centro de Primavera do Leste, a ETE tem capacidade de tratar 120 litros de esgoto por segundo a concessionária, beneficia diretamente mais de 47 mil moradores no município. O problema é que a cidade cresceu e a estação de tratamento ficou na ligação entre o centro da cidade e diversos bairros, como Buritis, Padre Onesto Costa, Primavera III, Parque das Águas e outros bairros.

NOTA DA CONCESSIONÁRIA NA ÍNTEGRA
Quanto ao questionamento sobre o odor proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Jardim Riva, a Águas de Primavera esclarece que que proporciona o tratamento adequado dos efluentes, atendendo a todos os padrões exigidos pela legislação ambiental.

No local, a concessionária utiliza produtos químicos para reduzir os odores, além disso, implantou cortinas arbóreas, que minimizam a dispersão dos gases gerados da ETE na região.  A ETE tem capacidade de tratar 120 litros de esgoto por segundo e beneficia diretamente mais de 47 mil moradores no município. O processo adotado para o tratamento dos esgotos é de lagoas de estabilização, constituída por três fases: anaeróbica, facultativa e maturação. São processos que trazem alta eficiência no tratamento, com efluentes finais dentro dos parâmetros exigidos pela legislação vigente.

Trabalhando em busca de soluções para minimizar os impactos causados à
população, a Águas de Primavera informa que a pedido da Prefeitura Municipal, estão sendo elaborados estudos detalhados para a retirada da Estação de Tratamento de Esgoto, no Jardim Riva e, a construção de outra ETE, em um local afastado de áreas residenciais.

Com relação ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a concessionária reforça seu compromisso com a municipalidade e, informa que as obrigações firmadas foram cumpridas e comprovadas judicialmente.
Para mais informações e esclarecimentos, a Águas de Primavera fica à disposição na Central de Atendimento e no 0800 647 6060 para ligações de telefones fixos e pelo 4020 1038 para ligações de celulares.

Fonte: Jaqueline Hatamoto/ Clique F5



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Brasil

Solar Coca-Cola inaugura centros de distribuição em Sinop e Lucas do Rio Verde e reforça liderança em Mato Grosso com impacto socioeconômico e sustentabilidade


A empresa está investindo R$ 47 milhões nas expansões e prevê ao todo aporte de R$ 500 milhões até 2030 para mais ampliações em suas unidades no estado

A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional, inaugura nesta sexta-feira (21), dois novos centros de distribuição no estado de Mato Grosso, nas cidades de Sinop e Lucas do Rio Verde. Com investimento de R$ 47 milhões para as novas sedes, triplicando o espaço nas unidades. Em 2025, a Solar Coca-Cola já promoveu expansão também em seu centro de distribuição de Rondonópolis, somando mais de 450 colaboradores trabalhando nas três unidades de armazenamento.

Em Sinop, o novo centro ocupa mais de 12 mil m², com 6,5 mil m² de área construída. Em Lucas do Rio Verde, a unidade a ser inaugurada ocupa mais de 26 mil m², com 5 mil m² de área construída, ampliando a eficiência logística e a competitividade local. Atualmente, a operação da companhia no estado conta com mais de 1.800 colaboradores, uma fábrica, 14 centros de distribuição (CDs), entre próprios e terceiros, atendendo mais de 21 mil pontos de venda.

Há 48 anos presente em Mato Grosso, os eventos de inauguração que marcam a expansão da Solar no estado acontecem nos dois municípios com a presença do Diretor-Presidente da Solar Coca-Cola, André Salles; da Diretora Regional da Solar Coca-Cola, Cidinha Fávero; do Vice-Governador do Estado, Otaviano Pivetta, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, e de demais autoridades e parceiros da companhia.

Nosso compromisso vai além do crescimento da empresa. Investimos continuamente na ampliação de nossas fábricas e centros de distribuição, e também na capacitação de profissionais locais. Cada investimento que fazemos reflete nosso objetivo de gerar empregos, de fortalecer a economia regional e de avançar em práticas de sustentabilidade. Queremos que a Solar seja um exemplo de como a indústria pode crescer de forma responsável, beneficiando colaboradores, clientes e a comunidade como um todo“, afirma André Salles, Diretor-Presidente da Solar Coca-Cola.

Ampliações no estado

A inauguração dos Centros de Distribuição é o ponto inicial de um plano de investimento de cerca de R$ 500 milhões para o Estado nos próximos 05 anos. Outro marco será a ampliação da fábrica de Várzea Grande, que tem conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026. A nova linha de envase em embalagens PET mais que dobrará a capacidade, que sairá de 54 mil para 114 mil litros por hora, e gerará novas vagas de emprego, reforçando o impacto social da operação.

O volume de investimentos consolida Mato Grosso como um dos principais polos produtivos do Sistema Coca-Cola no Brasil. A produção também cresce rapidamente: entre 2020 e 2024, foram produzidos 60 milhões de litros a mais, representando um crescimento de 27% no período. Até 2026, a expectativa é de um aumento de 100 milhões de litros, equivalente a 45% de expansão frente a 2020. Todo esse investimento reflete não só em aumento de capacidade produtiva, mas também na ampliação de vagas de trabalho no estado: de 2019 a 2024, a operação da Solar apresentou um aumento de 44% do número de empregos diretos.

Sustentabilidade e inovação como diferenciais

A Solar Coca-Cola possui em seu DNA soluções com impactos ambientais e economia circular, como o primeiro Centro de Distribuição e a primeira fábrica Lixo Zero do país. Nesse movimento, criou também a Print in House, gráfica própria inaugurada em 2012 na fábrica de Várzea Grande (MT), tornando-se a primeira fabricante Coca-Cola Brasil a adotar esse modelo. A iniciativa otimizou processos, reduziu desperdícios e inspirou a implantação de outros cinco parques gráficos pelo país. Hoje, a Solar conta com seis unidades no total, localizadas em Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Ceará, Amazonas e Pará.

A unidade da Print in House em Mato Grosso auxilia na confecção de diversas soluções de identidade visual e merchandising personalizadas para os milhares de clientes da empresa. Os itens gráficos personalizados produzidos pela unidade ajudam a destacar a marca e a melhorar a experiência do cliente em mais de 2,5 mil estabelecimentos da área de atuação da Solar em Mato Grosso e em estados vizinhos, como Rondônia e Acre, somente em 2025.

A eficiência da gráfica própria permite dobrar a entrega de materiais promocionais no mercado sem aumentar os custos. Por meio dessa iniciativa, a Solar Coca-Cola transforma espaços comerciais com itens como adesivos, banners, luminosos, bandeirinhas e mobiliário personalizado, aumentando o faturamento dos comércios locais.

O capital humano é outro foco da empresa: em parceria com a Federação das Indústrias e o Senai, a companhia mantém um Centro de Capacitação Técnica em Várzea Grande, formando profissionais qualificados para atender às demandas da indústria local.

Ao combinar expansão logística, investimentos produtivos, capacitação de profissionais e práticas ambientais pioneiras, a Solar Coca-Cola se consolida como um exemplo de como a indústria pode gerar valor econômico, social e ambiental simultaneamente. Em Mato Grosso, estado em que estamos há quase 50 anos, a companhia projeta um futuro ainda mais robusto, reforçando seu papel regional. Com a ampliação da fábrica e a expansão contínua de sua estrutura, a Solar reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento da economia nacional”, completa a diretora regional da Solar Coca-Cola, Cidinha Fávero.

Sobre a Solar Coca-Cola — A Solar é uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta com 13 fábricas espalhadas pelo Brasil. Com cerca de 120 centros de distribuição, entre próprios e terceirizados, a empresa atua em cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e em parte do Centro-Oeste. A Solar tem mais de 19 mil colaboradores e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda no País, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.

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