Primavera do Leste / MT - Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Natal Encantado – Mais de dez mil pessoas já prestigiaram as atrações



Espetáculo de dança, coral, muita música e animação. Essas atrações fizeram parte da agenda da programação do Natal Encantado. Cerca de 10 mil pessoas passaram pela Praça da Matriz, para acompanhar as apresentações e visitar a Casa do Papai Noel, além de fotografar a ornamentação natalina.

A magia do natal chegou a Primavera do Leste, com a abertura oficial do evento, que ocorreu na quinta-feira. Em um clima de confraternização e de alegria orquestrado pelo coral da Igreja Metodista, as festividades superaram as expectativas. Foram utilizados mais de oito mil metros de mangueiras em Led brancas, e mil duzentos metros de luzes piscas. O ascender das luzes causou um grande impacto na sociedade, pela modernidade e detalhe da decoração.

Outro fato que marcou o início das festividades foi a doação do Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente, CMDCA, a Prefeitura. Mais de 400 mil reais foram entregues para projetos de políticas públicas, que beneficiarão as crianças e adolescentes de nosso município.

Já na sexta, o palco foi pequeno, para os espetáculos de danças. Com muita emoção, talento e profissionalismo, os bailarinos do Studio Janaina Souza, apresentaram o espetáculo Disney em dança – Era uma vez. No sábado, foi apresentado o espetáculo Dançando pelo Mundo a Fora, do estúdio de Ballet e Sapateado Corpo e Dança, Grace Melo.

A noite de domingo foi recorde de público. Mais de cinco mil pessoas acompanharam as apresentação de dança da turma de 97 – 20 anos depois. Para o secretário de cultura Wanderson Lana, o sentimento é de felicidade. “Tínhamos dúvidas quanto ao curto tempo para organizamos tudo como imaginamos, mas com muito carinho toda a decoração e programação saiu a contento, superou a expectativa. Foi uma luta contra o relógio, mas com muita união, dedicação e harmonia entre a equipe conseguimos organizar cada detalhe dessa programação. Esse evento é sucesso de público e critica”.

O prefeito Léo Bortolin salientou que mesmo com pouco tempo foi possível despertar o espírito do natal, “fomentando Primavera para ser um destaque em relação aos eventos e potencializando a cidade como centro de turismo, lazer. Tem sido lindo caminhar pela praça e observar o clima de confraternização e renovação das nossas energias”.

Confira a programação dessa semana, que ocorrerá todos os dias ás 20h30, na Praça da Matriz:

12/12 – Músicos católicos – Cantada de Natal

13/12 – Dança de Natal – Escola Municipal de Dança

14/12 – Coral do Programa Conviver
Teatro Pedro Malasartes e o Couro Misterioso

15/12 – Andarilho das Estrelas – Grupo Tibanaré

16/12 – Escola Municipal de Múscia

17/12- Banda Linha do Tempo

Da Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Juiz vê “falha gritante” de segurança e condena Estado por morte de detento torturado no presídio de Sinop


O juiz Mirko Vincenzo Giannotte condenou o Estado de Mato Grosso ao pagamento de indenização por danos morais e materiais após comprovar falha na vigilância que resultou na morte de um detento no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. O jovem de 18 anos foi encontrado sem vida dentro da unidade prisional em junho de 2024, vítima de tortura e asfixia por estrangulamento.

 

Conforme consta no processo, o óbito ocorreu no anexo da penitenciária, onde o custodiado aguardava julgamento por tráfico de drogas desde novembro de 2023. O corpo foi localizado na área de solta do estabelecimento penal com múltiplos ferimentos, sinais de espancamento craniano e um lençol enrolado no pescoço.

 

O laudo pericial atestou que a vítima “sofreu tortura antes de morrer”, sendo espancada na cabeça com objeto contundente e tendo como causa final da morte “asfixia por estrangulamento”. A perícia constatou ainda que o corpo só foi descoberto aproximadamente 12 horas após o óbito, por outros detentos.

 

“O corpo foi encontrado por outros detentos apenas na manhã do dia seguinte, demonstrando de forma cristalina a ausência de segurança e falha gritante na vigilância de rotina. Tais provas indicam que a ausência de vigilância apropriada caracteriza omissão específica do Estado de Mato Grosso, que tinha o dever legal e constitucional de garantir a integridade física do custodiado”, afirmou o magistrado.

 

O Estado foi condenado ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais para a família do detento, além de pensão indenizatória calculada em 2/3 do salário mínimo desde a data do óbito até a data em que o falecido completaria 25 anos, e 1/3 do salário mínimo até os 65 anos. A correção monetária e juros serão calculados conforme parâmetros estabelecidos pelo Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. O Estado ainda pode recorrer.

 


Antenado News