Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Palestra sobre Ideologia de Gênero será neste sábado (27)



Da Redação

Sábado (27), na Câmara Municipal de Primavera do Leste, a partir das 8h da manhã, será realizada a primeira palestra com o tema: “Família Educa, Escola Ensina”. Quem irá ministrar  é o procurar da república, Guilherme Schelb, que é idealizador do projeto Proteger.

Pode participar qualquer pessoa, basta fazer a inscrição em um dos pontos citados ou minutos antes do evento. A contribuição no valor da inscrição é de R$ 25 reais. O evento irá emitir certificado de 8 horas.

O tema Ideologia de Gênero e Erotização Infantil tem sido muito discutido por um grupo de famílias de Primavera do Leste. O grupo decidiu se reunir e buscar mais informações sobre o tema, já que o Ministério da Educação, nos últimos anos, tem trabalhado a sexualidade nas turmas iniciais – na infância.

Jaqueline Roggia, mãe e integrante do grupo, diz estar preocupada com o fato das escolas ensinarem para as crianças Ideologia de Gênero. “Ideologia de Gênero, para quem ainda não conhece, não tem dado importância ao assunto, porque as informações repassadas a nós têm sido distorcidas. Eu como mãe, me preocupo e também com todas outras crianças, que não tem maturidade e nem discernimento para compreender este tema”.

A Câmara Dirigente Lojistas (CDL) tem sido parceria das famílias que estão buscando conhecer o tema e também preservar as crianças. “É um assunto que precisa ser compreendido com informações serias e de credibilidade. Por isso a CDL é parceira, porque se preocupa com as crianças e também com as famílias de nossa cidade. Por isso convido a todos para participar da palestra amanhã, sábado”. Explica o presidente da CDL, Naudi Rohr.

As inscrições podem ser feitas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que fica no bairro Primavera II, também na Loja de Decoração Salvatori, que fica na Avenida Amazonas, e na Erva Mate Pantaneira, que fica na Avenida Paraná. Informações no telefone (66) 9 9606-9688.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Janeiro Roxo: Hanseníase ainda é desafio para a saúde pública em Mato Grosso


Com mais de 4 mil casos notificados em Mato Grosso em 2024, a hanseníase continua sendo um grande desafio para a saúde pública no Brasil. Embora a doença tenha sido progressivamente controlada, ainda representa um problema relevante, especialmente em áreas endêmicas como o estado de Mato Grosso. O tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), varia de seis meses a um ano, dependendo da forma e gravidade da enfermidade.

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a principal porta de entrada para o diagnóstico e avaliação inicial da hanseníase nos municípios. Nessas unidades, os profissionais de saúde são treinados para identificar os primeiros sinais da doença, como manchas na pele e perda de sensibilidade, que, se não tratados a tempo, podem levar a complicações graves. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para Centros de Referência em Hanseníase, que possuem uma estrutura mais especializada, oferecendo tratamento avançado e acompanhamento contínuo para aqueles com formas mais graves ou complicadas da doença.

 

A conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da hanseníase tem ganhado força especialmente durante o Janeiro Roxo, uma campanha nacional idealizada pelo Ministério da Saúde. Essa ação busca sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que, se diagnosticada a tempo, pode ser tratada com eficiência, evitando complicações e o estigma social.

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) apoia essa iniciativa e destaca o papel fundamental da campanha para despertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A hanseníase é uma doença de notificação compulsória, o que significa que profissionais de saúde devem registrar e comunicar todos os casos diagnosticados, contribuindo para o controle e erradicação da enfermidade.

 

Atenção especializada – Em Mato Grosso, seis municípios mantêm Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados (AAER), que oferecem tratamento da hanseníase em Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Juína, Tangará da Serra e Várzea Grande. O Hospital Regional de Colíder passou a ofertar atendimento especializado em 2025, ampliando a rede de assistência.

 

Ações nos municípios – Municípios de todo o estado estão desenvolvendo ações em alusão à campanha Janeiro Roxo e reforçando a importância do diagnóstico precoce. As atividades incluem campanhas de esclarecimento, orientações, eventos educativos, entre outras atividades direcionadas à população. Em Várzea Grande, Unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando ações de conscientização, avaliação clínica, busca ativa e diagnóstico, facilitando o acesso da população.

 

Aripuanã organiza o Dia D de Combate à Hanseníase, que será realizado no dia 24 de janeiro, em que profissionais de saúde vão orientar a população, identificar sinais suspeitos e encaminhar os casos para acompanhamento e tratamento, quando necessário.

 

Em Sinop as ações incluem atendimentos específicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Tuberculose. As iniciativas contemplam, ainda, a qualificação de novos profissionais da saúde que integram a Atenção Primária à Saúde.

Agência de Notícias da AMM


Antenado News