Pastoral da AIDS de Primavera do Leste recebe Bispo referencial Dom Eugènio Lambert Adrian Rixen – Presidente Nacional da Pastoral da AIDS
Da Redação
Dom Eugènio, Bispo referencial da Pastoral da AIDS/DST no Brasil esteve em Primavera do Leste na última sexta (22) para participar de uma formação com os agentes pastorais da cidade para falar sobre a atuação da pastoral no município. Durante o encontro Dom Eugènio falou sobre a caminhada da Pastoral no Brasil durante estes 20 anos, e também parabenizou os agentes pastorais de Primavera do Leste.
“A Pastoral da AIDS/DST existe no Brasil há 20 anos e atua com duas frentes de trabalho. Primeiro com a prevenção e segundo com o acompanhamento. No que se refere a prevenção, a pastoral leva informação a toda a comunidade religiosa e também a sociedade, além de educação a partir dos princípios religiosos. A Pastoral tem sua fé, e acredita em Deus que é amor, é compassivo, misericordioso, e que acolhe a todos nós, cada um em seu jeito, com sua fraqueza. O trabalho da Pastoral é atuar na prevenção e acompanhar as pessoas que são soro positivos, procurando sempre fazer reuniões, ajudando – os materialmente e com auto-estima, mediante a situação, sempre por meio da evangelização”. Explica o Bispo Dom Eugènio.
Dom Eugènio ressaltou ainda que em todos esses anos, por meio do milagre de Deus, a Pastoral da AIDS/DST se espalhou por todo o Brasil, com núcleos formados por pessoas que atuam em prol desta missão, com muito entusiasmo e trabalho. “Eu parabenizo todos os agentes em Primavera do Leste que tem atuado dentro desta pastoral, trabalhando com o próximo essa problemática, e com agentes de outras igrejas, de forma ecumênica, e isso é fantástico. Outro ponto importante é o apoio do poder público por meio da Secretaria de Saúde que tem sido um pilar importante no esforço desta luta contra o vírus. Desta forma acredito que estamos ajudando aqueles que são soro positivos a ter uma vida mais digna e justa”.
A coordenadora Regional Oeste 2 da Pastoral da AIDS/DST, Maviane Damitz, ressalta que o trabalho da Pastoral une a sociedade em prol de uma causa maior que é lutar pela vida humana. “Estou muito feliz em viver esta pastoral, de estar a frente de uma pastoral ecumênica que tem diariamente se doado pelo próximo. Por meio da evangelização, da informação, da formação, das parcerias, estamos a cada dia mais fortalecido, por que nos colocamos no lugar do outro, a favor de uma causa humanitária”.
A formação foi organizada pela forania Padre Onesto Costa, e além da presença do Bispo Dom Eugènio, contou com a participação dos vereadores Luis Costa e Carmem Betti Borges, que são agentes pastorais e atuantes de forma ecumênica por meio das Igrejas Assembleia de Deus Madureira e Assembleia de Deus Missão. Os legisladores Iva Viana e Juarez Barbosa, também são agentes pastorais e participaram da formação com os seus assessores. O padre assessor diocesano da Pastoral da AIDS, Antônio, de Poxoreu, também marcou presença. Durante a reunião, o coordenador do Centro de Tratamento e Aconselhamento (CTA), Marcos, falou sobre a parceria com a secretaria de saúde e da atuação dentro do município de Primavera do Leste. A Irmã Lourdes, atuante agente pastoral, falou sobre as ações da pastoral dentro da diocese e também nas paróquias. Em nome da Pastoral da AIDS, a coordenadora Maviane agradece o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Salete, em nome do Padre Ângelo e a coordenadora das pastorais sociais, Fátima Almeida. Se você quer conhecer a Pastoral da AIDS e fazer parte desta caminhada, entre em contato com Maviane pelo telefone (66) 9 9998-2597 ou irmã Lourdes pelo telefone (66) 9 9928-5027.
COMENTÁRIOS
0 Comentários