Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Pastoral da AIDS Regional Oeste 2 participa do IX Seminário Nacional de Incidência Política em Porto Alegre



Da Redação

Com o Tema “Começar novo, de novo. É tempo de se reinventar…” A Pastoral da AIDS Nacional realiza a edição IX do Seminário Nacional de Incidência Política em Porto Alegre – RG. O seminário está sendo realizado entre os dias 19 a 21 de Julho, com a participação de representantes das coordenações regionais e agentes da pastoral, são esperados 100 agentes que representam 20 Estados do Brasil.

Durante o seminário iniciará o processo de elaboração do novo plano de ação para 2020-2022. O seminário é um espaço de reflexão e aprofundamento da participação, enquanto agentes pastorais, no campo do controle social das políticas públicas de saúde, sobretudo no campo do HIV e aids.

“Estamos cientes que o Brasil passa por profundas transformações no campo político e econômico e isso repercute também nas políticas públicas de saúde. O seminário pretende levantar sugestões de propostas para a Pastoral da Aids que está em processo de elaboração do novo plano de ação para o triênio 2020- 2022. Uma leitura dos cenários atuais poderá repercutir em propostas mais concretas para sua caminhada no próximo período, especialmente para este campo da incidência política, uma das áreas de atuação dos agentes”. Texto retirado da proposta do seminário elaborado pela coordenação nacional da Pastoral da aids.

Para o Frei José Bernarde, agente pastoral em Porto Alegre a incentivador da pastoral, afirma que o seminário é uma das dimensões da pastoral que é refletida com agentes que vem de todo Brasil para refletir, aprofundar e discutir o lugar e as ações que a pastoral pretende desenvolver neste campo. “Trata-se de um momento muito importante porque são socializadas essas experiências que são levadas adiante nas dioceses paróquias e ao mesmo tempo tem uma visão ampliada da conjuntura nacional para o enfrentamento da epidemia do HIV e todas as outras doenças que estão correlacionadas com o vírus. Então neste sentido, os representantes que vem dos estados das dioceses para este evento são porta voz de suas equipes e ao mesmo tempo no retorno levam as reflexões que são feitas no seminário e podem compartilhar com suas equipes com os agentes que atuam nas comunidades neste campo”.

O Bispo referencial da Pastoral da aids em Mato Grosso, Dom Vital Chitolina está presente no seminário e afirma que os bispos de Mato Grosso incentivam agentes de pastorais de todo o regional. “É um momento significativo, estamos vivendo um ano das pastorais e está pastoral deve ser muito incentivada em todas as comunidades também nas paróquias e dioceses do regional. Deus seja bendito pelo trabalho voluntário e também pelas iniciativas a favor destas pastorais de periferia tão importantes principalmente do plano diocesano de cada pastoral aonde contemplamos as pastorais sociais e Deus na sua infinita misericórdia abençoe a todos que acompanhe essas pastorais, em nome do pai, do filho, e do espírito santo, amém”,

Estão presentes no seminário representantes das Dioceses de Primavera do Leste / Paranatinga, de São Luiz de Cáceres, Diamantino e Juína, e também o bispo representante do regional oeste 2, Dom Vital Chitolina. “Eu estou muito feliz em participar de mais uma edição do seminário, e muito contente por termos muitos agentes da pastoral de Mato Grosso e nosso bispo referencial da pastoral, Dom Vital. Acredito que o seminário é importante para conhecermos outras realidades, falar de nossos desafios e traçar propostas de trabalhos para que possamos assim fortalecer ainda mais nossa pastoral e voltar para nossas dioceses ainda mais revigorantes, renovados na fé e na caridade de servir o próximo”. Afirma a coordenadora do regional oeste 2, Maviane Damitz.

Encontro de Formação e Pré-Assembleia

No início deste mês a Pastoral da aids de Mato Grosso realizou um encontro de formação e pré-asembleia no Centro de Formação em Cuiabá. O encontro foi realizado para ampliar os trabalhos nas dioceses, paróquias e comunidades, a partir da capacitação dos agentes, como forma de cuidar daqueles que cuidam. Viu-se a dimensão da acolhida, do cuidado e da solidariedade, motivando os agentes missionários a serem multiplicadores da solidariedade e protagonistas do bem comum, honrado, servindo, preservando, restituindo e defendendo a vida.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Prefeito Sérgio Machnic participa de homenagem à dupla Cézar e Paulinho feito pela Câmara


Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi

 

O prefeito Sérgio Machnic participou nesse domingo (11) de uma solenidade em homenagem à dupla sertaneja Cézar e Paulinho realizada pela Câmara Municipal de Primavera do Leste. Os artistas têm uma ligação histórica com a cidade e terão uma viola doada por eles exposta no Instituto Memória Nívea Denardi, que fica anexo ao prédio do Legislativo.

 

O gestor municipal lembrou que a dupla já havia sido homenageada com o título de cidadãos primeverenses e agora terão a sua ligação eternizada por meio da incorporação da viola doada ao acervo do Instituto. “Em agosto de 1988 eles cantaram aqui em um evento beneficente, foram eles que deram o nome de Asa Delta ao nosso estádio, que é o nome de uma fazenda que o Cézar tem aqui próximo. Eles ajudaram muito a cidade e sempre que têm um tempinho eles veem até Primavera e eles vivem no coração da população primaverense e toda homenagem que se faz para eles é merecida. Fico lisonjeado como prefeito poder participar desse momento”, declarou Sérgio Machnic.

O presidente da Câmara Marco Aurélio contou que a viola que Cézar e Paulinho estão doando fará parte do acervo do Instituto Memória Nívea Denardi e será parte do patrimônio histórico da cidade. “Na verdade eles estão devolvendo uma viola que eles ganharam aqui mesmo, lá atrás, e agora a gente tem o prazer de receber ela de volta. Nada mais justo do que fazer um uma simples, uma singela homenagem para essa dupla que já fez e ainda está fazendo um trabalho sensacional por nós. Eles já fazem parte da nossa história e agora ficarão eternizados por meio dessa viola”, externou.

 

Visivelmente emocionado, o cidadão primaverense Paulo Roberto Franco, o Paulinho, declarou ser um privilégio receber a homenagem. “A gente conhece o pessoal aqui de Primavera de longa data já e a gente até fez um jogo aqui uma vez para o time do Juventude. Meu irmão tinha uma fazenda aqui perto, a gente sempre vinha para cá. Então a gente criou uma raiz muito importante aqui em Primavera, fizemos muitos amigos e é sempre um privilégio para a gente poder encontrar esses amigos”, afirmou o artista.

“A ideia de fazer esse memorial aqui que é muito importante, pois a cidade ou estado ou a família que não tem memória não tem cultura e a cultura faz parte da nossa vida. Esse espaço tão pequeno no tamanho mas grande no conteúdo é muito importante e Primavera merece um lugar desse. Eu particularmente nunca tinha visto um ambiente desse e estou muito feliz muito satisfeito em saber que o povo de Primavera tem memória”, completou Paulinho.

Da mesma forma, Sebastião Cézar Franco, o Cézar, também declarou estar muito contente em ter o nome da dupla que compõe com seu irmão eternizada na história da cidade. “Eu acho muito importante, soma muito, porque é uma prova que a gente plantou boas sementes e agora colhe bons frutos. É o que acontece aqui em Primavera do Leste e por todo lugar que a gente passa. Graças a Deus encontramos bons amigos por aqui e estou muito feliz com tudo”, contou.

 

O evento também contou com a presença da vice-prefeita Iva Viana, de vereadores e outras autoridades, além de inúmeros populares.

Entrega no palco

Para dar ainda mais brilho à incorporação da viola ao acervo do Instituto Memória, a dupla fez questão de autografá-la durante o seu show realizado em homenagem aos 39 anos da cidade e entregá-la em mãos do prefeito Sérgio Machnic e do presidente da Câmara Marco Aurélio no palco.

 


Antenado News