Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 07 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeitura de Primavera do Leste cria ações para solucionar problemas com alagamentos



Segundo informações do Sindicato Rural de Primavera do Leste, na última segunda-feira (22) choveu aproximadamente 70 milímetros em meia hora. Foi uma das chuvas mais fortes dos últimos 10 anos. A tempestade provocou alagamentos em diversos pontos da cidade e por isso o prefeito Léo Bortolin se reuniu com jornalistas da cidade para uma coletiva de imprensa, afim de esclarecer as ações da prefeitura diante os alagamentos presentes em alguns pontos de Primavera do Leste há anos.

De acordo com o prefeito, três áreas do município foram afetadas: escolas, meio ambiente e infraestrutura. Quatro unidades escolares apresentaram alagamentos devido as chuvas: Novo Horizonte; Rosidelma Almeida; Maria de Nazaré; e Jeferson Mira. Todas as empresas responsáveis pelas obras foram notificadas. “Estamos fazendo com que os responsáveis pelas falhas nas estruturas se comprometam em organizar essas unidades”, disse Léo Bortolin.

Na área do meio ambiente a preocupação do gestor é quanto as erosões causadas pelas águas. O exemplo mais grave é o buraco que se aproxima da Avenida Florianópolis, na entrada da Avenida São Sebastião, que apresenta desmoronamento desde chuvas passadas. Neste local já está sendo realizada uma obra de recuperação.

O prefeito deixou claro que durante todo o ano estão sendo realizadas limpezas em bocas de lobo, onde tapete e até mesmo colchão já foram encontrados por servidores da Secretaria de Infraestrutura. Ele aproveitou para fazer um apelo à população, pedindo para que tomem cautela e não dispensem nas ruas objetos que possam ser levados aos bueiros pela água da chuva, pois esse é um dos fatores que contribui para os alagamentos.

Ele ainda informou que a Secretaria de Infraestrutura possui levantamento de todos os pontos de alagamento. Após a chuva de segunda-feira (22) foram identificadas mais de 10 localidades alagadas.

RUA DO COMÉRCIO (REGIÃO DA CONSTRUMOTA)

O prefeito voltou a falar sobre esse ponto de alagamento que é um dos mais críticos na cidade. Antes de começar as chuvas, cerca de R$ 5 mil foram investidos neste local. O nivelamento das caixas de captação de água da chuva foi feito para facilitar o escoamento. Hoje, por mais que ainda há alagamento, a água escoa de forma mais rápida.

Para solucionar o problema de forma definitiva, conforme o prefeito, a obra deve passar pelo meio da BR-070, onde será necessário escavar cerca de 12 metros para que sejam instalados tubos de espessuras maiores. A obra pode custar mais de R$ 1 milhão para o município. Além de conseguir esse dinheiro por meio de emendas parlamentares, é preciso que o DNIT – que está com as obras da BR-070 paralisadas há anos – trabalhe junto à prefeitura e colabora com a realização da obra.

“No início da nossa gestão conseguimos verbas em Brasília e as obras para drenagem no centro já iniciaram. Estamos próximos de iniciar uma intervenção na Avenida São Paulo, onde nova linha de drenagem vai escoar a água da região da Pista de Caminhada, para que não caia na mesma caixa adutora que capta a água acumulada na região do Construmota, mais uma medida para minimizar o problema causado pelo alagamento nesta localidade”, diz Léo. A obra será realizada com recursos próprios e com servidores da prefeitura.

Para os demais pontos de alagamento o prefeito declarou que em breve irá novamente à Brasília para conquistar mais recursos e efetivar as obras que solucionarão o problema de alagamento nesses locais.

PAUSA NAS OBRAS DO CENTRO

Ainda na coletiva o prefeito Léo Bortoin anunciou que as obras de drenagem no Centro terão uma pausa no período chuvoso e deve voltar na época da seca, no próximo ano. “De qualquer forma a obra já está licitada e com dinheiro em caixa. É só questão temporal, mas assim que possível será retomada”, explica o prefeito.

Fonte: Ascom Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

CMTU inicia nova fase de revitalização da sinalização horizontal em vias centrais de Primavera do Leste


Essa nova fase faz parte de um cronograma voltado para a melhoria das condições de tráfego e da segurança viária

Outro ponto muito importante é que os serviços utilizam materiais de alta durabilidade, adequados ao tipo de demarcação

A Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) deu início a uma nova etapa dos trabalhos de revitalização da sinalização horizontal em importantes avenidas e ruas de Primavera do Leste. As atividades começaram na noite da última quarta-feira (05), pela Avenida Porto Alegre, uma das principais vias da região central da cidade.

 

De acordo com a coordenadora da CMTU, Marta Eunice, essa nova fase faz parte de um cronograma voltado para a melhoria das condições de tráfego e da segurança viária. “Seguindo um cronograma, iremos realizar os trabalhos inicialmente nas avenidas centrais, como a Porto Alegre, Piracicaba, Cuiabá, Campo Grande e no trecho da São João, entre a Osvaldo Cruz e a Campo Grande, pois são vias de grande movimento e com presença de escolas. A proposta é entregar essas avenidas completamente revitalizadas”, destacou.

 

A coordenadora explica que os serviços envolvem a reposição completa da sinalização horizontal, incluindo a pintura de faixas de pedestres, linhas de retenção, legendas, demarcação de lombadas e áreas de estacionamento. Os trabalhos estão sendo realizados preferencialmente no período noturno, para evitar grandes impactos no tráfego e mesmo com o período chuvoso terá continuidade.

 

“Mesmo trabalhando à noite, ainda enfrentamos algumas dificuldades, porque essas avenidas têm bares, conveniências e prédios residenciais, com veículos estacionados ao longo das vias. Por isso, pedimos a colaboração da população para que evite deixar os carros nas áreas sinalizadas durante as noites de serviço. É um transtorno necessário, que vai trazer benefícios para todos”, ressaltou Marta.

 

Outro ponto muito importante é que os serviços utilizam materiais de alta durabilidade, adequados ao tipo de demarcação e ao fluxo de veículos em cada local. “Nas faixas de pedestres e cruzamentos principais, estamos aplicando o material coline, que tem alta resistência à chuva, sol e atrito, praticamente permanente. Já em áreas de estacionamento, utilizamos uma tinta fria mais econômica, adequada ao tipo de uso”, explicou a coordenadora.

 

Marta ainda informou que, além do trabalho noturno, a equipe da CMTU poderá atuar durante o dia em domingos e feriados, aproveitando o menor movimento nas vias. Essa ação, vale reforçar, faz parte do esforço contínuo da Administração Municipal em garantir mais segurança, organização e fluidez ao trânsito urbano, reforçando o compromisso com a qualidade da mobilidade em Primavera do Leste.

Coordenadoria de Comunicação


Antenado News