Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 14 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste recebe EmCena Brasil com apresentações culturais de graça para toda comunidade



Serão dois dias de arte de graça na Praça da Matriz, que fica no centro da cidade. As atividades começam hoje às 15h da tarde e seguem até às 20h da noite. E amanhã (quarta-feira) no mesmo horário. 

“O caminhão do palhaço chegou na cidade”, assim ficamos conhecidos, quando o EMCENA BRASIL entra nas cidades.

O Teatro tem um poder agregador fantástico…. é  impressionante contemplar as praças  lotadas de pessoas querendo assistir  Teatro… formidável… sem falar na comoção  que os espetáculos causam no público: “Nós estamos radiantes com as apresentações teatrais, que levantou a nossa auto-estima! Amamos vocês. Parabéns.” ( depoimento)

….Ainda hoje ficamos surpresos em saber que podemos, através da nossa arte,   transformar pessoas, é mais que dar um “alento” é dar esperança, é indicar que existe um  caminho: Que bom ver o brilho de felicidade nos olhos das crianças, é o brilho da esperança.” ( depoimento )

“ A estrada é longa, a légua é tirana, como diria Gonzaga… rsrsrs. Mas a presença de vocês aqui é o pote de ouro no fim do arco íris… Estou “apaixonada” por tudo isso!” (  Prissila Landim- Sento Sé-Ba – depoimento )

Guardamos em nossas lembranças  olhos brilhantes,  deixamos os ouvidos atentos para ouvir o riso dobrado  do público….Será assim também em PRIMAVERA DO LESTE. Emcena Brasil está em festa, comemorando 10 anos de projeto e será uma celebração cultural  na PRAÇA DA MATRIZ.

Já passamos por mais de 350 cidades, atingindo um público estimado de um milhão e meio de pessoas.

Essa edição 2018 passaremos pelos estados : São Paulo, Bahia , Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e  Minas Gerais, serão mais de 60 cidades.

Estamos obedecendo a velha máxima “ O ARTISTA VAI ONDE O POVO ESTÁ”.

Confira a  programação GRATUITA

1º DIA –   TERÇA

15h

A MENINA E O SABIÁ /  Teatro para crianças

17h

ATIVIDADES RECREATIVAS / A MALA ESTAMPADA

Contação de Histórias / A seguir Oficina de  Dobradura

19h

CINE CURTA BRASIL / Cinema

20h

CIRCO DE DOIS /Circo

 2º  DIA –  QUARTA

14h

PALESTRA EMCENA BRASIL 

15h

O  REINO BRUXÓLICO DA BRUXA SERAFINA CHINFRIM /Teatro para crianças

17h

ATIVIDADES RECREATIVAS

A FOLIA NO TERREIRO DO SEU MANÉ PACARÚ

Teatro de Mamulengo / A seguir Oficina de Desenho

19h

CONVIDADO LOCAL

20h

A MANDRÁGORA

Teatro para adultos

Fonte: Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

PISCICULTURA: Deputado Nininho mobiliza Assembleia Legislativa, Governo do Estado e agricultores para fomentar produção de peixe em Mato Grosso


Com recursos do Banco Mundial, deputado trabalha para organizar cadeia produtiva, implantar cooperativas e fortalecer piscicultura em Mato Grosso; iniciativa prevê projeto piloto na Baixada Cuiabana

O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (Republicanos) está mobilizando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o governo estadual e o setor produtivo para reestruturar a piscicultura em Mato Grosso, com foco na Baixada Cuiabana. O parlamentar defende a integração de políticas públicas e a formação de cooperativas para absorver parte dos US$ 100 milhões garantidos junto ao Banco Mundial para a agricultura de pequena escala. A estratégia aponta para a verticalização da produção para retomar o protagonismo do Estado, que atualmente ocupa o sétimo lugar no ranking nacional.

 

Segundo Nininho, a Baixada Cuiabana possui características geográficas que favorecem o pequeno produtor em detrimento da agricultura de larga escala. “A aptidão das áreas aqui é mais voltada para a agricultura familiar e pequena propriedade. Não tem aptidão, muitas vezes, para a agricultura de grande escala. Precisamos achar uma maneira de fomentar essa atividade”, afirma Nininho.

 

A proposta do deputado envolve um consórcio entre a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), a Empaer e universidades. O objetivo é criar uma estrutura que reduza custos operacionais, incluindo a produção regional de alevinos e a instalação de fábricas de ração próprias. “Nós vamos agregar mais valor no nosso produto e diminuir o custo dos insumos, o que faz com que a rentabilidade e a margem de lucro fiquem maiores para os nossos produtores”, explica Nininho.

CRÉDITO E COOPERATIVAS

Um dos pilares do projeto de Nininho visa o acesso a recursos internacionais. De acordo com a Seaf, os investimentos do Banco Mundial serão aplicados nos próximos cinco anos, priorizando ações sustentáveis. Para o deputado, a organização em cooperativas é a chave para que o pequeno piscicultor acesse esses fundos. “Nosso objetivo é estruturar toda essa cadeia. A ideia é criarmos cooperativas para incluir no programa do Banco Mundial, buscando recursos a fundo perdido para apoiar o pequeno produtor”, destaca.

 

A industrialização também está no radar do parlamentar. O parlamentar defende a criação de frigoríficos com certificação federal (Sisp/Sif) para que o peixe mato-grossense alcance novos mercados. “Essa cooperativa vai tirar o selo para poder ter a inspeção federal e vender esse pescado lá fora, não somente no mercado interno, mas no externo também”, projeta Nininho.

 

INTEGRAÇÃO TÉCNICA

 

A viabilidade do plano conta com o suporte da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que propõe um diagnóstico de 800 propriedades para identificar gargalos tecnológicos. “O estudo vai permitir compreender as necessidades dos produtores, aprimorar a compra de insumos e desenvolver tecnologias adequadas à realidade local. O sucesso depende da integração entre pesquisa e produção”, explica o professor Márcio Hoshiba, da UFMT e integrante do Núcleo de Estudos em Pesca e Aquicultura (Nepes).

 

O presidente da Associação Mato-grossense dos Aquicultores (Aquamat), Darci Fornari, defende a integração e a verticalização da produção para aumentar a competitividade. “Temos potencial para sermos o maior produtor de peixe do Brasil. O desafio é fortalecer as cooperativas e reduzir a atuação isolada dos pequenos produtores, que representam 80% do setor. Queremos aplicar o modelo de sucesso das grandes operações também aos pequenos”, comenta.

 

 

 

PROTAGONISMO

 

Mato Grosso produziu 44,5 toneladas de peixe em 2024, com receita estimada em R$ 600 milhões, ocupando atualmente a sétima posição no ranking nacional. Para Nininho, o Estado reúne condições para recuperar o protagonismo no setor, desde que haja planejamento e políticas contínuas de apoio à produção.

 

“Mato Grosso tem os ativos necessários, água e tecnologia, mas carece de gestão integrada. Temos água em abundância e profissionais qualificados. Falta apenas organização e incentivo para retomarmos a liderança”, conclui o parlamentar.

Redação: Sérgio Ober


Antenado News