Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 26 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

Brasil - cidade

Primavera sediou o 1º Fórum Internacional do Milho



Da Redação

A produção de milho recorde de quase 30 milhões de toneladas em Mato Grosso foi um dos principais assuntos do 7º Fórum Mais Milho. O evento internacional foi realizado em Primavera do Leste, contou com a participação de autoridades políticas como o governador do estado, prefeitos de municípios da região, representantes de entidades ligadas à agricultura e de 21 embaixadores representando cinco continentes.

O evento teve como objetivo apresentar o atual cenário do milho no País e fomentar novas discussões. Foram abordados assuntos como, a comercialização do milho no mercado interno e externo, oportunidades de negócio para o setor do agro, métodos de produção que visa o aumento da produtividade aliada com o investimento tecnológico.

Para o prefeito de Paranatinga, Marquinhos (PMDB), o Fórum foi uma oportunidade de divulgar ainda mais o potencial do município. “Estamos em foco, porque o nosso município em área territorial é um dos maiores do estado. Se observarmos as cidades da nossa região, Primavera do Leste, Campo Verde, não tem mais área para o plantio, e Paranatinga tem esse potencial. Outro ponto importante falar é a pavimentação da MT-020, sentido Gaúcha do Norte. O governo do estado já começou os trabalhos e com isso vai melhorar para o transporte agropecuário de toda nossa região. Ainda a MT-130 passou por várias manutenções, e nosso anel viário será todo reestruturado. Já conversei com o governador do estado em breve começaremos as obras”. Menciona o prefeito Marquinhos.

O governador do estado de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) disse durante o evento que Mato Grosso é destaque no cenário agro e o apoio que tem dado ao setor produtivo é o investimento em logística. “Produzimos uma média de 31% do milho do País, o que representa quase 30 milhões de toneladas. Para crescer esse número ainda mais vamos investir em pavimentação, vamos construir ainda mais estradas e assim podemos ajudar o setor produtivo melhorando o transporte”. Afirma o governador Pedro Taques.

21 Embaixadores de cinco continentes estiveram presentes no Fórum. Eles vieram com o objetivo de conhecer as técnicas de produção utilizada em nosso País, para fomentar a produção e o setor do agronegócio em seus respectivos País. Chin Siew Fie, chefe de missão da embaixada de Singapura, disse que veio participar para entender mais o processo de produção e conversar sobre política para industrialização do milho. “Acho o milho uma cultura importante. O Brasil planta o milho e também industrializa, e nosso País quer apreender mais sobre as políticas voltadas para o agronegócio, porque assim podemos fazer mais coisas”. Ressalta Chin Siew Fie, embaixadora da Singapura.

O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, falou que o evento foi organizado com parcerias e muito trabalho. “Eu agradeço a todos que participaram com a gente deste grandioso evento. Estou muito feliz, e quero agradecer a todos como a prefeitura, o governo do estado, a Famato, os embaixadores que vieram, e todas as outras autoridades políticas, também entidades, prefeitos da nossa região, ao Canal Rural que nos desafiou e fizemos o evento acontecer com muito esforço e dedicação”. Finaliza o presidente do Sindicato Rural José Nardes.

Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA) com o incremento na produtividade, o quinto levantamento de safra 2016/17 de milho prevê uma produção de 29,53 milhões de toneladas em Mato Grosso, aumento de cerca de 54,63%, o equivalente a mais de dez milhões de toneladas em relação à safra 2015/16, caminhando assim, para consolidar-se como a maior quantidade produzida do cereal em mato-grossense. Primavera do Leste plantou nesta safra de milho uma média de 167.582 hectares de milho, sendo uma média de 4 milhões de toneladas de grãos.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Governador de SP que lidera Republicanos quer PL-Mato Grosso apoiando Pivetta em troca de apoio a Flavio


O Republicanos, que tem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como principal liderança nacional, avançou, nos últimos dias, nas negociações para apoiar o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Em troca, quer que o PL apoie candidatos do Republicanos em quatro Estados. Um deles é Mato Grosso onde Otaviano Pivetta é pré-candidato à reeleição, pelo Republicanos.

O jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, informou, hoje, que o “partido de Tarcísio quer que o PL abra mão da candidatura do senador Wellington Fagundes (PL-MT) ao governo para apoiar a reeleição do atual governador, Otaviano Pivetta”.

Alguns prefeitos do PL, como Cláudio Ferreira, de Rondonópolis, declararam que não apoiam Wellington e estarão com Pivetta. Abilio Brunini, de Cuiabá, já deixou claro que não vai apoiar o senador na disputa ao governo.

Há poucos dias, o PL reiterou que a pré-candidatura de Wellington Fagundes ao governo está mantida. Fagundes passou a criticar o governo estadual (até ano passado figurava como aliado de Mauro Mendes, que deixou o governo em março para concorrer ao Senado). Pivetta tem rebatido críticas e questionado a atuação de Fagundes como senador.

Pivetta esteve com Flávio Bolsonaro, em Sinop, em abril, e elogiou o pré-candidato a presidente da República. Flávio também elogiou Pivetta mas disse que o candidato do PL é Wellington.

Os dois pré-candidatos a governador apoiaram Jair Bolsonaro no pleito passado.

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)


Antenado News