Primavera do Leste / MT - Sábado, 21 de Dezembro de 2024

HOME / NOTÍCIAS

Brasil - cidade

Primavera sediou o 1º Fórum Internacional do Milho



Da Redação

A produção de milho recorde de quase 30 milhões de toneladas em Mato Grosso foi um dos principais assuntos do 7º Fórum Mais Milho. O evento internacional foi realizado em Primavera do Leste, contou com a participação de autoridades políticas como o governador do estado, prefeitos de municípios da região, representantes de entidades ligadas à agricultura e de 21 embaixadores representando cinco continentes.

O evento teve como objetivo apresentar o atual cenário do milho no País e fomentar novas discussões. Foram abordados assuntos como, a comercialização do milho no mercado interno e externo, oportunidades de negócio para o setor do agro, métodos de produção que visa o aumento da produtividade aliada com o investimento tecnológico.

Para o prefeito de Paranatinga, Marquinhos (PMDB), o Fórum foi uma oportunidade de divulgar ainda mais o potencial do município. “Estamos em foco, porque o nosso município em área territorial é um dos maiores do estado. Se observarmos as cidades da nossa região, Primavera do Leste, Campo Verde, não tem mais área para o plantio, e Paranatinga tem esse potencial. Outro ponto importante falar é a pavimentação da MT-020, sentido Gaúcha do Norte. O governo do estado já começou os trabalhos e com isso vai melhorar para o transporte agropecuário de toda nossa região. Ainda a MT-130 passou por várias manutenções, e nosso anel viário será todo reestruturado. Já conversei com o governador do estado em breve começaremos as obras”. Menciona o prefeito Marquinhos.

O governador do estado de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB) disse durante o evento que Mato Grosso é destaque no cenário agro e o apoio que tem dado ao setor produtivo é o investimento em logística. “Produzimos uma média de 31% do milho do País, o que representa quase 30 milhões de toneladas. Para crescer esse número ainda mais vamos investir em pavimentação, vamos construir ainda mais estradas e assim podemos ajudar o setor produtivo melhorando o transporte”. Afirma o governador Pedro Taques.

21 Embaixadores de cinco continentes estiveram presentes no Fórum. Eles vieram com o objetivo de conhecer as técnicas de produção utilizada em nosso País, para fomentar a produção e o setor do agronegócio em seus respectivos País. Chin Siew Fie, chefe de missão da embaixada de Singapura, disse que veio participar para entender mais o processo de produção e conversar sobre política para industrialização do milho. “Acho o milho uma cultura importante. O Brasil planta o milho e também industrializa, e nosso País quer apreender mais sobre as políticas voltadas para o agronegócio, porque assim podemos fazer mais coisas”. Ressalta Chin Siew Fie, embaixadora da Singapura.

O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, falou que o evento foi organizado com parcerias e muito trabalho. “Eu agradeço a todos que participaram com a gente deste grandioso evento. Estou muito feliz, e quero agradecer a todos como a prefeitura, o governo do estado, a Famato, os embaixadores que vieram, e todas as outras autoridades políticas, também entidades, prefeitos da nossa região, ao Canal Rural que nos desafiou e fizemos o evento acontecer com muito esforço e dedicação”. Finaliza o presidente do Sindicato Rural José Nardes.

Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA) com o incremento na produtividade, o quinto levantamento de safra 2016/17 de milho prevê uma produção de 29,53 milhões de toneladas em Mato Grosso, aumento de cerca de 54,63%, o equivalente a mais de dez milhões de toneladas em relação à safra 2015/16, caminhando assim, para consolidar-se como a maior quantidade produzida do cereal em mato-grossense. Primavera do Leste plantou nesta safra de milho uma média de 167.582 hectares de milho, sendo uma média de 4 milhões de toneladas de grãos.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Fávaro é exonerado do cargo de ministro da agricultura


Carlos Fávaro foi exonerado do cargo de ministro de Agricultura e Pecuária do Brasil e deve retornar ao senado federal e assumir a vaga que estava ocupada pela sua suplente Margareth Buzetti. A decisão assinada pelo presidente da república Luis Inácio Lula da Silva foi publicada na edição de segunda-feira (02) do Diário Oficial da União.

 

Conforme o decreto, a demissão foi a pedido do congressista, que é senador e deve retornar ao posto para participar de votações na Casa de Leis.

Fávaro é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e em 16 de novembro de 2022, foi nomeado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, como coordenador do Grupo Técnico de Trabalho da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Gabinete de Transição Governamental e em dezembro nomeado a ministro da agricultura.

 

Essa é a segunda vez que o senador pede para ser exonerado para retornar a casa de leis onde tem vários projetos.

GD


Antenado News