Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 30 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vereador Luis Costa convida a todos Primaverenses para participar da palestra sobre Ideologia de Gênero



Da Redação

Sábado (27) a partir das 8h da manhã, no plenário da Câmara Municipal, será realizada a palestra com o procurador da república, Guilherme Schelb, idealizador do Programa Nacional de Prevenção da Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil (Programa Proteger).

O movimento contrário a Ideologia de Gênero, é uma iniciativa de várias famílias Primaverenses, que tem como objetivo, buscar por meio de leis, subsídios para que esta a ideologia de gênero, não seja propagada nas escolas.

“Quando eu estive na Câmara no ano de 2015, ainda suplente, apresentei um projeto de lei, em que proibia o ensino de Ideologia de Gênero nos livros didáticos das escolas municipais. Infelizmente, há alguns meses o Tribunal de Justiça derrubou por considerar visto de iniciativa. Mas a notícia boa veio em seguida, que em conversa com o prefeito Leo, ainda em campanha, ele se comprometeu com as famílias que lutam contra Ideologia de Gênero, que irá mandar novamente o projeto para a Câmara e assim retirar o conteúdo dos livros didáticos das escolas municipais”. Explicou o vereador Luis Costa (PR).

O legislador fala ainda que a vinda do procurador para o debate é importante, porque precisamos entender mais sobre o assunto. “Guilherme tem propriedade para falar de Ideologia de Gênero. Temos que rever o conteúdo do livro didático. Não podemos expor as diversas formas de sexualidade para uma criança. Na infância é preciso brincar, estudar, ser feliz”.

Luis ressalta ainda que o movimento partiu de famílias cristãs. “A bíblia é muito clara, o menino nasce menino e a menina nasce menina e quando se fala em evangélicos ou católicos, todos temos a opinião de defender a família constituída por Deus, e deixo claro que não temos nada contra a opção sexual de ninguém enquanto adulto, mas precisamos defender, cuidar e proteger nossas crianças, pois não podemos tirar a inocência da melhor fase da vida”.

Inscrição

Pode participar toda a população da cidade. A Palestra será durante todo o dia de sábado. Para ajudar com os custos, o grupo está cobrando R$25 reais pela inscrição individual, e ganha certificado de 8 horas.

As inscrições podem ser feitas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que fica no bairro Primavera II, também na Loja de Decoração Salvatori, que fica na Avenida Amazonas, e na Erva Mate Pantaneira, que fica na Avenida Paraná. Informações no telefone (66) 9 9606-9688. Também será feita inscrições no dia.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Atuação de MT contra surto de sarampo é reconhecida pelo Ministério da Saúde


A resposta rápida do Estado foi determinante para a identificação oportuna dos casos, a investigação epidemiológica e o bloqueio da transmissão

Reforçamos à população que a vacinação é a melhor e mais eficiente forma de prevenção contra o sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) recebeu uma declaração oficial do Ministério da Saúde em reconhecimento às ações adotadas para conter um surto de sarampo e manter o Brasil livre da circulação endêmica do vírus. O documento destaca a rapidez e a articulação interinstitucional da resposta conduzida pelo Estado.

 

Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, as medidas adotadas de forma imediata foram decisivas para que o país não perdesse a certificação internacional de eliminação do sarampo. Ele ressaltou que a atuação técnica e coordenada da SES garantiu a contenção do risco sanitário.

 

O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde, Juliano Melo, explicou que o trabalho envolveu diferentes áreas da pasta. De acordo com ele, a Vigilância Epidemiológica teve papel central, com apoio da Coordenação de Imunização, do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-MT) e das áreas de Atenção à Saúde e Atenção Primária, que acompanharam todo o processo.

 

Na avaliação do Ministério da Saúde, a resposta rápida do Estado foi determinante para a identificação oportuna dos casos, a investigação epidemiológica, o bloqueio da transmissão e a prevenção de novos registros da doença. O documento também ressalta o compromisso da gestão estadual com a saúde pública e o fortalecimento das ações de vigilância.

 

A SES atuou em parceria com as secretarias municipais de Saúde, assegurando a distribuição de vacinas, o monitoramento da cobertura vacinal, a investigação de casos suspeitos, a capacitação de profissionais e o suporte técnico aos municípios. Também foram apresentados cenários epidemiológicos para embasar a tomada de decisões.

 

Como parte das estratégias, a unidade móvel do programa Imuniza Mais MT foi disponibilizada a diversos municípios, ampliando o acesso à vacinação, especialmente em regiões mais afastadas dos centros urbanos.

 

Em agosto, o Estado adotou a chamada “dose zero” da vacina contra o sarampo para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, como forma de proteção antecipada. As doses previstas no calendário vacinal de rotina seguem sendo aplicadas aos 12 e 15 meses de idade.

 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por secreções respiratórias, e pode causar complicações graves, inclusive levando à morte, principalmente em crianças pequenas e pessoas não vacinadas.

Fonte: Mídia Jur


Antenado News