Primavera do Leste / MT - Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vereador Luis Costa visita creche Dione Padin e faz indicações a Secretaria de Educação



Da Redação

Durante visitas a comunidade escolar, o vereador Luis Costa (PR) esteve na Creche Dione Padin que fica no Bairro Primavera 3.  A creche atende crianças de  2 a 6 anos, e hoje conta com mais de 437 crianças matriculadas. O espaço é amplo, e a estrutura é adequada, porém faltam algumas manutenções.

“Visitei a creche durante minhas ações de vereador e pude acompanhar durante o período matutino um pouco da rotina escolar. Conversei com alguns professores sobre demandas que estão pendentes e algumas manutenções que precisam ser feitas. Estou encaminhando uma indicação com todos os pedidos”. Afirma Luis Costa.

O legislador conta que o banheiro utilizado tem a pia adequada para crianças a partir de 4 anos, porém as menores não alcançam. Para essa situação foi indicado que se faça um banco ou outro tipo de ajuste para que as crianças menores possam alcançar a pia e assim lavar as mãos e escovar os dentes tranquilamente.

Outra necessidade apontada é a cobertura de parte do pátio da creche. “Pude verificar que neste período chuvoso, quase não existe local para as crianças brincarem já que todo pátio é aberto. Com parte da cobertura, ficará mais agradável para as crianças e ainda inibirá a entrada da água em algumas salas”.

A creche conta com um pátio de areia no fundo da instituição. Neste pátio tem um parquinho, e o restante do espaço tem sido utilizado para estacionamento. A solicitação do corpo docente é que seja gramado o local, para que assim possa ser utilizado com mais conforto pelas crianças. A indicação com os pedidos já foi protocolada na Casa de Leis e será lida em sessão e encaminhada a Secretaria de Educação.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Hospitais São Lucas e Das Clínicas enviam notificação à Secretária de Saúde, podendo interromper atendimento ao SUS


Os hospitais lamentam a falta de ajuste no contrato e ameaçam suspender o atendimento aos pacientes do SUS encaminhados pela UPA.


No dia 13 de fevereiro de 2026, a direção dos Hospitais São Lucas e das Clínicas de Primavera do Leste enviou uma notificação formal à Secretária Municipal de Saúde, Laura Leandra, alertando sobre a ausência de um reajuste no contrato, o que comprometeria a continuidade dos serviços prestados. O documento destaca que, após sucessivas prorrogações contratuais sem o ajuste necessário, a situação financeira dos hospitais se tornou insustentável, podendo até resultar na interrupção dos atendimentos aos pacientes do SUS.

 

O texto revela que o contrato atual, com término previsto para 28 de fevereiro de 2026, já foi prorrogado anteriormente e que, até a data mencionada, não foi apresentado um novo contrato ou proposta formal por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em resposta, os hospitais afirmaram que não aceitarão a celebração de um novo termo aditivo nas condições atuais.

 

A medida de não continuar com o contrato atual está relacionada ao descumprimento das condições financeiras necessárias para a manutenção da qualidade no atendimento. A partir de março de 2026, os serviços poderão ser prestados sob novas condições, que envolvem a assinatura de um novo contrato com valores atualizados ou a aplicação de um reajuste provisório de 20% sobre os valores vigentes, até a formalização de um novo acordo.

 

Os hospitais registraram que, caso haja interrupção no serviço após o término da vigência contratual, essa responsabilidade não será imputada aos hospitais, mas sim à Secretaria Municipal de Saúde, que não tomou as medidas administrativas necessárias para resolver a questão de forma tempestiva.

 

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação, mas a expectativa é que um novo ajuste contratual seja negociado o quanto antes para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.


Antenado News