Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

XI Festival Velha Joana começa nesta quinta-feira (1) em Primavera do Leste



Em Primavera do Leste já é tradição. Junto ao mês de novembro vêm a oportunidade de a população apreciar, gratuitamente, diversas apresentações culturais de várias localidades do Brasil. Nesta quinta-feira (1) começa o XI Festival Velha Joana, evento que até o próximo dia 11 deve mobilizar a classe artística por meio de apresentações teatrais, performances, encontros, interações, grupos de debates, intervenções urbanas e outras manifestações das artes da cena.

Realizado pela Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) o festival é composto por três modalidades de apresentações: Mostra Panorama – para artistas de Primavera do Leste; Mostra Regional – para grupos artísticos de outras cidades; e Mostra Oficial – para companhias e coletivos selecionados pela Comissão Avaliadora através de inscrições finalizadas no dia 11 de setembro.

As apresentações ocorrerão em diversos pontos da cidade, como por exemplo:  Cine Teatro Vila Rica; Centro Cultural e em diversos Espaços Alternativos de Primavera do Leste, divulgados na página da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e na página da Secult. São mais de 80 espetáculos de 10 cidades diferentes.

Todas as apresentações serão avaliadas por membros com amplo conhecimento na área das artes da cena. As premiações variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil. Elas serão reveladas no dia 11 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 18h. Junto com os vencedores de cada categoria serão revelados aproximadamente 30 destaques.

Fonte: Ascom Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Zambelli renuncia após decisão do STF, e Câmara convoca suplente para assumir mandato


A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário

A Câmara dos Deputados oficializou neste domingo (14) a saída de Carla Zambelli (PL-SP) do Parlamento. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou que a deputada apresentou renúncia ao mandato, o que levou à convocação imediata do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga.

A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário que havia mantido Zambelli no cargo. O entendimento de Moraes, posteriormente confirmado por unanimidade pela Primeira Turma do STF, reafirmou a cassação do mandato, conforme já havia sido decidido anteriormente pela Corte.

Em nota oficial, a Câmara informou que a deputada comunicou formalmente sua renúncia à Secretaria-Geral da Mesa neste domingo. Diante disso, Hugo Motta determinou os trâmites administrativos para a posse do suplente.

Ao justificar sua decisão, Alexandre de Moraes classificou a deliberação do plenário da Câmara como inconstitucional, afirmando que houve violação aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de desvio de finalidade. Para o ministro, a Constituição é clara ao atribuir ao Poder Judiciário a competência para decretar a perda de mandato de parlamentares condenados criminalmente com trânsito em julgado.

Segundo o magistrado, nesses casos, cabe à Mesa Diretora apenas formalizar a perda do mandato, sem margem para decisão política. Moraes também ressaltou que o STF mantém esse entendimento há mais de uma década, desde o julgamento do mensalão, em 2012.


Antenado News