Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 23 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

1ª mostra fotográfica é exposta no Salão das Águas em Primavera do Leste



Até o dia 23 de dezembro o Salão das Águas recebe a exposição Santos Pantaneiros, uma mostra fotográfica que retrata a religiosidade e fé de pessoas que moram em cidades do pantanal de Mato Grosso. As imagens são do fotógrafo documentarista Mário Friedlander, que traz os registros por meio do programa Circula MT, apoiado pelo governo do Estado de Mato Grosso.

Primavera do Leste é a terceira e última cidade a receber esta exposição através desse edital. A cidade foi uma das escolhidas por manter boa estrutura para exposição de artes visuais. Antes o trabalho ficou exposto no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá e no Mirante da Praça de Campo Verde.

Este é o terceiro trabalho exposto no Salão das Águas, porém é a primeira mostra de fotografia. O secretário de cultura Wanderson Lana explica que a ideia de artes visuais é ampla – pintura de quadros, fotografia, design gráfico – mas considera a fotografia um aspecto muito delicado porque imprime o olhar da pessoa que está por trás da câmera, que captura um momento único. “Nessa exposição, em particular, o Mário registra o momento de fé das pessoas do Pantanal. É muito bonito. As fotografias são muito sensíveis”.

Para o fotógrafo Mário, a região fotografada possui uma população afrodescendente muito grande, que mantém a religiosidade tradicional da África. “Essas pessoas são marginalizadas e esta mostra tem como objetivo levar a conhecimento dos demais moradores do Estado a existência dessas pessoas, que merecem respeito e admiração por viverem em lugares tão ocultos da sociedade. Me sinto fazendo justiça em tornar visível o que é praticamente invisível”.

Mas o trabalho de Mário não se resume somente a mostrar a cultura religiosa de comunidades marginalizadas. No histórico de registros fotográficos ele apresenta trabalhos com a natureza, agronegócio e arqueologia. Entretanto ele assume que essa mostra talvez seja a que ele mais tem admiração, por conta da interação que tem com a comunidade e a possibilidade de trazer igualdade em um país onde cresce a intolerância religiosa e outros tipos de preconceito.

Mário se mostra orgulhoso em poder expor este trabalho em Primavera do Leste. “Este espaço é muito legal, encontrado em poucas cidades de Mato Grosso. E também é um lugar de muita pujança econômica e de bastante pessoas do Sul do país. É interessante mostrar um pouco desse tema que é bem mato-grossense para outras culturas”, define.

No lançamento, realizado no último dia 23, alunos da escola Getúlio Vargas foram conhecer o trabalho de Mário. O professor Sebastião Vicente da Silva relata que proporcionar aos alunos essa experiência significa reconhecimento da cultura mato-grossense através das fotografias, o que leva, consequentemente, mais conhecimento.

A mostra está aberta para todos os públicos, gratuitamente. O Salão das Águas fica Localizado na Avenida dos Lagos, anexo à Secretaria de Cultura. O espaço recebe visitantes nas segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h ás 20h30, nas terças e sextas-feiras das 7h às 17h, e aos domingos das 16h às 19h30.

Ascom – Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Foragido por estupro de vulnerável tenta se esconder atrás de pé de manga, mas acaba preso pela PM em Primavera do Leste


Um homem de 56 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável, foi preso pela Polícia Militar na tarde de sexta-feira (20), no bairro Novo Horizonte, em Primavera do Leste.

Segundo informações da PM, a prisão ocorreu após equipes do Grupo de Apoio do 14º Batalhão receberem informações sobre o paradeiro do suspeito. Os dados foram repassados pelo Grupo de Apoio do 2º BPM de Barra do Garças, que auxiliou nas diligências.

Durante patrulhamento pela Rua Haiti, os policiais identificaram dois homens em atitude considerada suspeita. Ao notar a aproximação da viatura, um deles demonstrou nervosismo e tentou fugir da abordagem, escondendo-se nos fundos de uma kitnet, atrás de um pé de manga.

A tentativa de escapar não deu certo. Os militares realizaram a abordagem e, após consulta ao sistema de segurança pública, confirmaram que havia um mandado de prisão em aberto contra o suspeito pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal.

Após receber voz de prisão e ser informado de seus direitos constitucionais, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Primavera do Leste, onde ficou à disposição da Justiça.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito não apresentava lesões corporais e a condução ocorreu sem a necessidade do uso de algemas.

Crime tem pena severa

O crime de estupro de vulnerável é considerado um dos mais graves previstos na legislação brasileira e ocorre quando a vítima é menor de 14 anos ou não possui condições de oferecer resistência ou consentimento. A pena pode chegar a 15 anos de prisão, podendo ser aumentada em determinadas circunstâncias.


Antenado News