Primavera do Leste / MT - Domingo, 09 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Adolescentes e Jovens do Projeto social Espaço Reja participaram da 11º Edição do Festival de Teatro Velha Joana



Da Redação

O Festival Velha Joana é o maior festival de teatro da região sul do estado, e tem superado as expectativas a cada ano. Com apresentações locais, regionais e nacionais, a abertura da 11º edição, quase não coube o público, no Centro Cultural. Sucesso! Tem sido todas as apresentações, e a platéia tem lotado todos os espaços.

E as apresentações locais foram muito elogiadas pelo público. Destaque para a peça “A Rainha e o João Grillo”, que foi apresentada por adolescentes e jovens do projeto social Espaço Reja, que faz parte da Igreja Assembléia de Deus Madureira. A peça foi exibida na segunda (6), no espaço do cinema da cidade. A apresentação foi à primeira pelo Festival de Teatro Velha Joana, mas o grupo tem se apresentado em outros festivais e também em eventos da própria igreja.

O PROJETO ESPAÇO REJA

O projeto social Espaço Reja, surgiu este ano, e foi uma iniciativa de jovens e adolescentes da Igreja Assembléia de Deus Madureira, com o apoio do Pastor Ary Dantas, e junto com o professor José Maia.  São cerca de 50 participantes no projeto. A iniciativa de desenvolver essa ação social foi da própria igreja, com parceria de dois professores, sendo um de dança e outro de teatro.

De acordo com o professor de teatro do projeto, José Yosef, o Espaço Reja atende adolescentes e jovens da igreja e também aqueles que se interessam pela arte, mesmo não participando da igreja fundadora da ação social. Ainda segundo José, só podem se inscrever no projeto quem estiver matriculado em alguma escola seja pública ou particular. Sem o comprovante de matrícula, o estudante não consegue se ingressar no projeto.

Para participar não existe custo nenhum, é de graça e as aulas ocorrem na Creche Talita que fica na Avenida Belo Horizonte, 287, Centro Leste. Os dias são segunda-feira e quarta-feira, das 18h às 20h. Ficou interessado? Dê uma passadinha por lá, já faça a inscrição e participe.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Educação municipal promove o segundo dia do Seminário “Semeando Saberes na Educação”


O foco dos encontros tem sido a alfabetização e valorização dos profissionais da rede municipal de ensino

Participam nos dois dias ,cerca de 900 profissionais, entre professores, gestores e auxiliares educacionais
Na manhã desta sexta-feira, 07, a Secretaria Municipal de Educação de Primavera do Leste deu continuidade ao Seminário Municipal da Formação Continuada – “Semeando Saberes na Educação”, que integra a 6ª Jornada Formativa da Rede Municipal, o 8º Seminário da Formação Continuada e o 4º Seminário do Programa Alfabetiza Mato Grosso.

O evento, iniciado na quinta-feira (06), acontece no salão da Paróquia Caravaggio e, neste segundo dia, reuniu profissionais do Ensino Fundamental, consolidando-se como um dos mais importantes espaços de formação e compartilhamento de boas práticas do município. A vice-prefeita Iva Viana, representando o prefeito Sérgio Machnic, destacou a importância do trabalho dos educadores e o papel transformador que desempenham na formação das crianças.

“Os professores se motivam ensinando, cuidando das nossas crianças. Metade do dia elas passam com vocês, e eu tenho certeza de que saem da escola felizes. Sabemos que vocês enfrentam desafios, têm famílias e problemas pessoais, mas continuam lutando por uma educação de qualidade”, afirmou.

Iva também reforçou o compromisso da gestão com a ampliação de oportunidades educacionais, mencionando o desejo de implantar o ensino de língua inglesa na rede municipal. “A educação pública precisa oferecer as mesmas oportunidades que uma escola particular. Todos os cidadãos que pagam seus impostos têm direito a uma educação completa, e é isso que nós, junto com a Secretaria, queremos construir”, concluiu.

A secretária municipal de Educação, Luciani Cunha, fez uma avaliação positiva do primeiro dia do evento, que foi voltado à Educação Infantil. Segundo ela, o seminário marca o encerramento das 60 horas de formação continuada realizadas ao longo do ano. “Ontem foi o momento da Educação Infantil, com apresentações de práticas desenvolvidas nas escolas. Hoje é a vez do Ensino Fundamental, em parceria com o programa Alfabetiza MT, que busca garantir a alfabetização na idade certa. Participam nos dois dias ,cerca de 900 profissionais, entre professores, gestores e auxiliares educacionais”, explicou.

Durante a programação desta sexta-feira, também foi realizada a premiação “Top 10 – Professores Alfabetizadores”, que reconheceu os educadores que se destacaram nos resultados do programa Alfabetiza MT em 2024. Luciani Cunha destacou que a entrega simboliza o reconhecimento ao compromisso e à dedicação dos professores, pilares fundamentais para os avanços alcançados na rede municipal.

“Mais do que uma política educacional, o Alfabetiza MT representa um compromisso coletivo com a aprendizagem dos nossos estudantes. Os resultados expressivos que temos obtido são fruto da formação continuada e do trabalho incansável dos professores alfabetizadores, que transformam desafios em oportunidades de aprendizagem”, enfatizou.

Ela também parabenizou toda a equipe pedagógica, ressaltando que a missão da Secretaria é construir uma educação pública de excelência, pautada no amor, no afeto e na valorização do ser educador. “A nossa responsabilidade enquanto professores é muito grande, porque somos nós que conseguimos mudar a vida de uma criança. Educação é mais do que ensinar conteúdos: é transformar vidas com amor e dedicação”, afirmou a secretária.

Representando o Legislativo, a vereadora e professora Rúbia Longhi também prestou homenagem aos educadores, reforçando a importância da valorização profissional. “Parabéns a todos os professores e professoras que seguem firmes no caminho da educação, tecendo diariamente o futuro de nossa cidade”, destacou.


Antenado News