Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 05 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Janeiro Roxo irá conscientizar a população de Primavera do Leste sobre hanseníase



Com o foco no compromisso de controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e disponibilizar o tratamento correto, a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste aderiu a ‘Campanha Janeiro Roxo’. O objetivo é a conscientização, o debate sobre a doença e desfazer preconceitos que prejudicam o diagnóstico preventivo da doença.

Conforme a Secretária Laura Leandra, o tema escolhido para a campanha nacional de 2018, pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é “Todos contra a Hanseníase”. Ações mais amplas para esclarecer a sociedade sobre a gravidade da doença e capacitar o maior número de profissionais de saúde, para um preparo técnico de diagnóstico e tratamento precoce, serão realizadas em Primavera do Leste. “Faremos palestras e no último domingo de janeiro, em que é celebrado o Janeiro Roxo, realizaremos o Dia D, no Lago Municipal”, afirma.

Laura ainda salientou que no município foram notificados 27 casos de hanseníase no ano passado. “Temos uma população rotativa, em que várias pessoas saem de outros estados para trabalhar nas fazendas e por falta de conhecimento não procuram a unidade de saúde e transmitem a doença”, salienta.

A Secretaria de Saúde disponibiliza um atendimento amplo aos casos suspeitos ou confirmados, como acolhimento, atendimentos psicológicos,  além de medicação. A hanseníase é uma doença antiga e era conhecida como ‘lepra’. Ela é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e é infecciosa. No Brasil é considerada um problema de saúde pública, uma vez que ocorrem cerca de 30 mil casos novos por ano, no entanto é uma doença que tem cura. O tratamento é feito por meio da Poliquimioterapia (PQT), que após iniciar o uso dos medicamentos, a doença deixa de ser transmissível em cerca de quatro dias.

Da Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Pintada é Atropelada na BR-070 e Morre Próximo a Primavera do Leste


Índios da etnia Xavante levaram o animal para a aldeia, afirmaram que faria churrasco

Onça

https://www.instagram.com/reel/DTGWZerD1r2/?igsh=MTF6bjdsc2J0YmFucw==

Na tarde deste sábado (3), um triste incidente foi registrado na BR-070, nas proximidades de Primavera do Leste, quando uma onça-pintada foi atropelada e morreu no local. O acidente gerou comoção e foi registrado por diversos motoristas que passavam pela rodovia.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram várias pessoas ao redor do animal, com algumas delas comentando sobre a possível carenagem do carro envolvido, que estaria nas imediações. Testemunhas relataram que o acidente aconteceu de forma repentina, e não foi possível evitar o atropelamento.

O fato gerou ainda uma situação curiosa: membros da etnia Xavante, que vivem na região, chegaram ao local e, em um gesto de respeito à fauna local, afirmaram que iriam levar o corpo da onça para sua aldeia. De acordo com eles, o animal seria alimentado como parte de suas práticas culturais.

A onça-pintada, conhecida por seu porte e beleza, é uma espécie emblemática da fauna brasileira, mas que enfrenta sérias ameaças devido à destruição de seu habitat natural e à caça ilegal. Casos como esse, infelizmente, têm sido mais frequentes, e a necessidade de preservar a biodiversidade e a vida selvagem torna-se ainda mais urgente.

Autoridades ambientais devem investigar o ocorrido e avaliar as circunstâncias do atropelamento, enquanto a comunidade local, incluindo os indígenas, busca dar um tratamento condizente à grandeza do animal.


Antenado News