Primavera do Leste / MT - Sexta-Feira, 05 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Janeiro Roxo irá conscientizar a população de Primavera do Leste sobre hanseníase



Com o foco no compromisso de controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e disponibilizar o tratamento correto, a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste aderiu a ‘Campanha Janeiro Roxo’. O objetivo é a conscientização, o debate sobre a doença e desfazer preconceitos que prejudicam o diagnóstico preventivo da doença.

Conforme a Secretária Laura Leandra, o tema escolhido para a campanha nacional de 2018, pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é “Todos contra a Hanseníase”. Ações mais amplas para esclarecer a sociedade sobre a gravidade da doença e capacitar o maior número de profissionais de saúde, para um preparo técnico de diagnóstico e tratamento precoce, serão realizadas em Primavera do Leste. “Faremos palestras e no último domingo de janeiro, em que é celebrado o Janeiro Roxo, realizaremos o Dia D, no Lago Municipal”, afirma.

Laura ainda salientou que no município foram notificados 27 casos de hanseníase no ano passado. “Temos uma população rotativa, em que várias pessoas saem de outros estados para trabalhar nas fazendas e por falta de conhecimento não procuram a unidade de saúde e transmitem a doença”, salienta.

A Secretaria de Saúde disponibiliza um atendimento amplo aos casos suspeitos ou confirmados, como acolhimento, atendimentos psicológicos,  além de medicação. A hanseníase é uma doença antiga e era conhecida como ‘lepra’. Ela é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e é infecciosa. No Brasil é considerada um problema de saúde pública, uma vez que ocorrem cerca de 30 mil casos novos por ano, no entanto é uma doença que tem cura. O tratamento é feito por meio da Poliquimioterapia (PQT), que após iniciar o uso dos medicamentos, a doença deixa de ser transmissível em cerca de quatro dias.

Da Assessoria



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

PRF apreende grande quantidade de drogas em veículo transportado por guincho na BR-070, em Primavera do Leste


No dia 1º de dezembro de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização na BR-070, Km 285, em Primavera do Leste (MT), quando abordou um Hyundai/HR HDB que rebocava um Hyundai/Creta.

 

 

Durante a abordagem, o motorista responsável pelo reboque informou que havia buscado o veículo na cidade de Planalto da Serra (MT), onde teria se envolvido em um sinistro, e que o destino seria Goiânia (GO). Entretanto, o condutor do Creta apresentou versões contraditórias sobre o motivo específico da viagem.

 

 

Em vistoria minuciosa, os policiais encontraram um compartimento oculto sob o assoalho do veículo transportado, onde estavam armazenados 67 tabletes de substância análoga a skunk (maconha) e 30 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína.

O condutor foi detido e, juntamente com os veículos e o entorpecente apreendido, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Primavera do Leste (MT) para as providências cabíveis.

 

 

A PRF reforça seu compromisso com o enfrentamento ao crime e com a segurança das rodovias federais.

 


Antenado News