Primavera do Leste / MT - Domingo, 18 de Maio de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

GGI começa ações pela segurança no trânsito em Primavera do Leste



Da Redação

Segundo dados da 40º CIRETRAN de Primavera do Leste, hoje o município está em 5º lugar, em relação ao Estado de Mato Grosso, em número de acidentes. Os dados foram levantados considerando a proporção de habitantes. Ainda segundo a estimativa, o aumento de acidentes no trânsito, foi de 50% em relação ao ano passado. As causas continuam sendo as mesmas, ultrapassagem indevida, falta de uso do cinto de segurança, falar ao telefone quando está dirigindo, entre outras.

Na perspectiva de mudar os números em relação aos acidentes de trânsito em Primavera do Leste, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) lançou mais uma campanha de trânsito no município. O objetivo é conscientizar a população no intuito de diminuir os índices de acidentes. O mês de setembro é marcado pela Campanha Nacional de Trânsito, porém em Primavera do Leste, por meio de iniciativa do GGI, a campanha será de três meses.

“Nós constatamos que uma semana não é o suficiente para fazer uma campanha. Durante esse período iremos ter uma programação extensa, sendo palestras, blitz, audiência pública, entre outras. O mais legal deste ano é que envolvemos a comunidade escolar, promovendo entre os estudantes um concurso de maquetes, obedecendo ao Código de Trânsito Brasileiro para desenvolver o projeto e assim iremos incentivar os alunos a aprender mais sobre o trânsito e também iremos premiá-los”. Afirma Lenice Freitas Teixeira, Chefe da 40º CIRETRAN de Primavera do Leste e integrante do GGI.

O lançamento oficial da Campanha de Trânsito em Primavera do Leste foi realizada na sexta-feira, 1, na praça de eventos. Todos integrantes do GGI, estiveram presentes, entre forças policiais, sociedade civil organiza, por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Primavera do Leste e representantes dos poderes executivo e legislativo.

O vereador Luis Costa (PR) também integrante do GGI ressalta que toda a ação que o Gabinete irá realizar é para que a cidade tenha um trânsito mais seguro. “Com o poder legislativo, atuamos, dando suporte ao GGI, na qual, fazemos indicações, desenvolvemos projetos, promovemos ideias, e sempre no intuito de fomentar mais segurança no trânsito. As ações são importantes na conscientização em relação às Leis do Trânsito, mas eu penso que teríamos que punir os infratores. Eu não vejo nenhuma blitz da lei seca, no centro da cidade à noite. A questão não é criar novas leis, temos que cumprir o Código de Trânsito Brasileiro, porque a lei existe”.

Recentemente o vereador que é secretário executivo do GGI, Manuel Mazutti (PMDB) fez um requerimento junto com o vereador Josafá Barbosa (PP), solicitando uma audiência pública do Trânsito. “A gente está tentando, por meio de um esforço em conjunto, fazer um chamamento para que todos participem e a gente possa melhorar alguma coisa. O requerimento da audiência pública vem atender um anseio do próprio GGI, então a gente na condição de vereador fez o requerimento representando toda sociedade”. Pontua o legislador Manuel Mazutti.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Após comunicar saída, PSB ‘segura’ Max Russi até março


O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Max Russi (PSB), afirmou que a alta cúpula nacional de seu atual partido já está ciente de que em março do ano que vem deixará a sigla para preparar sua reeleição. Conforme o próprio parlamentar, ficou acordado que ele segue no PSB até março, período de janela partidária e depois embarca para o Podemos, com quem já tem feito articulações.

 

 

 

Leia também – Ministério da Agricultura confirma o primeiro foco de gripe aviária no país

 

 

 

Em entrevista à Rádio Cultura FM, Max afirmou que o PSB tentou ajudá-lo a repensar sua saída, mas para ele, a permanência do partido é algo que pode ser prejudicial, já que a cada eleição, a agremiação diminui representatividade eleitoral.

 

 

 

Max explica que enquanto diversos partidos se unem, o PSB segue trilhando sozinho, o que pode pôr em risco seus filiados.

 

 

 

“Tive com o presidente nacional do PSB, falei desse encaminhamento. Ele me comunicou que agora eu não posso sair e pediu que eu aguardasse até o mês de março, quando existe a janela, até para rever essa posição. As federações estão sendo montadas, PSDB e Podemos, União e PP. Outros partidos conversam. O PSB caminha para nenhuma dessas possibilidades. E sair sozinho… na última eleição não tivemos um resultado positivo, fizemos bancada pequena, de apenas 15 deputados federais. Isso em Brasília impacta bastante, porque é um caminho inverso. Vejo diversas dificuldades e vários motivos”, disse o deputado.

 

 

 

De acordo com Max, mesmo estando proibido de sair, as articulações internas já estão avançadas e mesmo com o Podemos, incrementando uma fusão com o PSDB, haverá espaço para ele, seu grupo, inclusive visando a presidência dos dois partidos.

 

 

 

“Existe convite por parte de partidos, um desses é o Podemos, há quem eu sou simpático. Já estamos fazendo essa construção, há um interesse entre os dois partidos, vai ser uma construção positiva. Juridicamente falando, eu estou casado com o PSB, a separação só pode ocorrer em março. Então, até lá, precisamos fazer essa construção de bastidor par em março fazer essa migração”, emenda.

 

 

 

Questionado se na troca de partido tinha como foco uma candidatura ao Executivo Estadual, Max pontuou que é algo descartado porque seu projeto eleitoral é a reeleição.

 

 

 

“Não é esse meu projeto, o deputado Max está focado em fazer um bom mandato como presidente. Tenho me dedicado muito, gosto do que faço, tocamos pautas interessantes”, conclui.

GD

 

 


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Trânsito mais seguro: Prefeitura recupera trecho crítico da Avenida São Paulo


Trânsito mais seguro: Prefeitura recupera trecho crítico da Avenida São Paulo

Coordenadoria de Comunicação – 16/05/2025

Trânsito mais seguro: Prefeitura recupera trecho crítico da Avenida São Paulo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início nesta semana a uma importante obra de recuperação asfáltica na Avenida São Paulo, nas proximidades do posto Aldo Locatelli. O trecho, conhecido pelo intenso fluxo de veículos pesados, é acesso principal para os bairros Tuiuiú e Guterres e há anos enfrentava sérios problemas de trafegabilidade.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Victor Diniz, a intervenção é uma resposta a um problema crônico que já dura décadas. “Retiramos toda a camada antiga de asfalto, que já existia há mais de 20 anos, e estamos aplicando uma nova pavimentação, mais resistente e segura. Esse era um ponto crítico da cidade que precisava de atenção imediata”, explicou.

Para evitar transtornos maiores ao trânsito local, principalmente de caminhões, a obra está sendo realizada em etapas. “Optamos por não interditar completamente a via, para não prejudicar ainda mais os motoristas e a rotina da região. Essa decisão permite que o trabalho avance com responsabilidade e cuidado com a população”, destacou o secretário.

A previsão é que o trecho atualmente em obras seja concluído e entregue à comunidade já na próxima semana. Mas o trabalho não para por aí. A recuperação da Avenida São Paulo seguirá em outros pontos da via, seguindo o cronograma planejado pela pasta.

Além da Avenida São Paulo, a Prefeitura já identificou diversos outros locais da cidade que também enfrentam problemas antigos na pavimentação. Um mapeamento completo foi feito e, de acordo com Victor Diniz, as próximas etapas da recuperação asfáltica vão contemplar também os bairros. “Nosso compromisso é claro: enfrentar os desafios históricos com planejamento, seriedade e ação. A população pode ter certeza de que o trabalho está apenas começando”, afirmou.

Ele ainda reforçou que “a gestão municipal está comprometida com a melhoria da infraestrutura urbana, trabalhando de forma transparente e próxima da comunidade, para construir uma cidade mais segura, moderna e com mais qualidade de vida para todos”.


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes


Assistência Social e parceiros realizam pit stop de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população para denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes

 

Coordenadoria de Comunicação – 16/05/2025

 

Assistência Social e parceiros realizam pit stop de conscientização contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria Municipal de Assistência Social de Primavera do Leste realizou um pit stop com a entrega de adesivos e panfletos educativos. A ação faz parte da programação do Maio Amarelo, que tem o objetivo de conscientizar a população para denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.

 

 

 

De acordo com Natieli Machado, coordenadora do CREAS, essa foi a primeira de uma série de ações programadas para o mês de maio, todas voltadas para a conscientização da população sobre os malefícios da exploração sexual infanto-juvenil e dos meios para denunciá-los. “Essa é nossa primeira atividade e estamos fazendo a adesivação de carros e entregando panfletos educativos com os números de telefone por meio dos quais as pessoas que identificarem algum caso de abuso sexual contra alguma criança ou adolescente possam fazer a denúncia. E essa denúncia pode ser feita de forma anônima e a partir daí os órgãos que compõem a rede de proteção às crianças e adolescentes entram em ação para proteger essa vítima de abusos”, explicou.

 

 

 

Ela contou ainda que a partir da próxima semana haverá toda uma programação de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com psicólogos e assistentes sociais voltadas para os pais e responsáveis, além das próprias crianças e adolescentes, assim como um teatro de fantoches nas escolas, novamente com objetivo de conscientizar os estudantes sobre os abusos e os meios para se fazer as denúncias. “A ideia é trabalhar a conscientização das crianças de forma lúdica, para que elas entendam o que é o abuso. E isso sempre tem dado resultados, pois após as campanhas há um aumento do número de denúncias”, afirmou.

 

 

 

A culminância da programação, que é nacional, ocorre no próximo dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

 

 

A Rede Proteção às crianças e adolescentes é formada pelo próprio CREAS, o Conselho Tutelar, o Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a programação é realizada com apoio de parceiros como o Ministério Público, Polícia Militar, Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU).

 

 

 

As pessoas que identificarem algum caso de abuso sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo telefone Disque 100 e pode ser feita de forma anônima, caso a pessoa não queira se identificar.


HOME / NOTÍCIAS

geral

Programa Acessuas transforma vidas e certifica primeiras turmas em Primavera do Leste


Coordenadoria de Comunicação – 15/05/2025

 

Programa Acessuas transforma vidas e certifica primeiras turmas em Primavera do Leste

Uma nova porta para o futuro acaba de se abrir em Primavera do Leste! A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início ao Programa Acessuas Trabalho, uma iniciativa que vai muito além da capacitação profissional — é sobre oportunidade, autonomia e transformação de vidas.

 

O programa tem como objetivo principal inserir os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no mundo do trabalho. Para isso, oferece oficinas gratuitas que abordam temas como empregabilidade, desenvolvimento pessoal, qualificação profissional e preparação para o mercado de trabalho. Tudo pensado para valorizar talentos, estimular a autoestima e construir caminhos reais para uma vida mais digna e cidadã.

 

“Esse é um projeto que tem alma, que olha para as pessoas. Acreditamos que todos têm potencial para crescer, e nosso papel é oferecer ferramentas e apoio para que isso aconteça. É um trabalho que começa com escuta, acolhimento e termina com conquista”, destacou a secretária de Assistência Social, Tânia Carlotto.

 

As oficinas estão sendo conduzidas pela psicóloga Lorraynne de Paula, sob a coordenação da pedagoga Irene Cofferri, com apoio de toda a equipe da Secretaria. A programação inclui dinâmicas práticas, rodas de conversa, orientação para elaboração de currículos, simulações de entrevistas de emprego, além de reflexões sobre autoestima, comunicação e projeto de vida.

 

E o compromisso com a mudança já está dando frutos! Na última quarta-feira (14), as primeiras turmas do programa foram certificadas durante um evento especial realizado em parceria com o Senai, instituição contratada pela SETASC para executar o programa Ser Família Capacita — que oferece cursos de qualificação para famílias atendidas nos Centro de Referência de Assistência Social do município.

 

A cerimônia foi marcada por emoção, reconhecimento e esperança. Para quem participou, foi mais do que um certificado — foi o primeiro passo rumo a novas possibilidades.

 

De acordo com Tânia, o “Acessuas Trabalho é um convite para que cada pessoa descubra sua força e construa um futuro diferente. E essa história está só começando”, informou.


Antenado News