Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Posto da Receita Federal já está funcionando



“O trabalho coletivo, de muitas pessoas focando na mesma direção traz benefícios a todos nós e, a inauguração desse posto da Receita Federal é a prova desse novo modelo de administrar que busca apoio dos Poderes constituídos, dos segmentos organizados para avançar no processo de desenvolvimento do município”. Esse é o entendimento do prefeito Léo Bortolin ao falar na solenidade que marca o inicio das atividades da Receita em Primavera, ocorrida na noite dessa quinta-feira, 03.

O vereador Paulo Márcio, DEM, autor da indicação e defensor da idéia de que o município já comportaria um posto da Receita Federal foi claro nas suas justificativas, inclusive na descrença de que isso poderia acontecer. Ele relembrou que alguém perguntou quando teria um posto da Receita em Primavera e, o interlocutor respondeu sem vacilar. Nunca! Entretanto, para o vereador as funções legislativas precisam estar em sintonia com o Executivo e, outras forças da sociedade civil, “é uma realização para nós, vereadores, quando lutamos por uma causa e, conseguimos atingir os nossos objetivos e, comigo não é diferente, me sinto cumprindo as funções para as quais fui eleito”.

A presidente da Associação dos Contadores, Marinês Turbino, é uma das pessoas empenhadas na realização desse sonho; trabalhou incansavelmente atendendo a vários pedidos da classe dos Contadores que precisavam se deslocar até Rondonópolis para resolver assuntos que hoje vão ser resolvidos aqui, “tivemos ao apoio do prefeito Léo, do vereador Paulo Márcio e, do deputado federal Valtenir que agendou uma audiência nossa com o responsável pelo Centro Oeste na Receita Federal, em Brasília e, esse encontro foi decisivo para alcançarmos nosso objetivo”.

O deputado federal Valtenir Pereira, MDB, parceiro da administração Léo Bortolin/Sérgio Fava foi uma peça decisiva nesse projeto, devido o seu empenho junto a Receita em Brasília. Na sua concepção, os parlamentares precisam atender as demandas do Estado e,

“elas nos chegam através dos prefeitos e vereadores e, nesse caso o vereador Paulo Márcio e o Léo nos acionaram com vistas a implantar os serviços da Receita aqui no município e, sabendo da importância desse órgão não medi esforços, juntamos nossas forças e o hoje estamos comemorando mais esse feito”. Otimista, o deputado foi mais além – “política é a arte de resolver problemas, o possível acontece logo, o impossível demora um pouquinho, mas também acontece”.

Para o secretário municipal de Fazenda, Wanderlei Tolfo, a instalação desse posto em Primavera atende aos interesses da classe contábil como também de todo contribuinte que não vai mais se deslocar até Rondonópolis ou Cuiabá para tratar com a Receita Federal. Segundo ele, “tudo isso só foi possível devido à sensibilidade dos nossos gestores, a persistência da presidente da Associação dos Contadores, o empenho do vereador Paulo Márcio e, a costura política do deputado Valtenir Pereira”. Tolfo fez questão de ressaltar que a Prefeitura se responsabilizou pelas despesas com funcionários e o aluguel do prédio, para que não houvesse impedimento devido a contenção de despesas da Receita Federal.

Estiveram presentes a inauguração os vereadores Carlos Instrutor, Luiz Costa, Elton Baraldi, Manoel Mazzutti, Paulo Márcio, Edna Manich, Carmem Betti, Iva Viana, Juarez Barbosa, Carlos Araujo. Os empresários Nelso Marcon, Ubiratan Ferreira, Naudi Rohr, José Nardes, Dr. Luiz Rezende, Luizinho Magalhães, a secretária de Educação, Adriana Tomazoni, de Assistência Social, Ana Carlos Ruaro, de Indústria, Carlos Donin também marcaram presença.

Relação dos Serviços Disponíveis

Agendamento de serviços na receita federal

Código de acesso do portal E-cac

Comprovante de inscrição no CPF

Consulta de processo

Consulta de informações cadastrais no CPF

Consulta de pendência- situação fiscal

Consulta de restituição e situação da declaração IRPF

Da Assessoria/ Prefeitura



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Mãe que jogou água quente no filho de 10 anos é presa; criança ficou internada por uma semana


Criança sofreu queimaduras graves nas costas e braços e precisou ser internada no hospital

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher de Cáceres (DEDM) prendeu, nesta segunda-feira (15), uma mulher, de 28 anos, investigada por lesão corporal dolosa e maus-tratos contra seu filho, de 10 anos.

O caso teve início no dia 6 de setembro, quando a mãe da criança, sob efeito de bebida alcoólica, jogou água quente contra o filho ao se irritar por um acidente doméstico, ocorrido quando o menino temperava água para que a irmã mais nova tomasse banho.

A criança sofreu queimaduras graves nas costas e braços e não foi levada imediatamente para receber atendimento médico. A princípio, o menino foi tratado com pomada de assadura em casa. No dia 7 de setembro, ele foi levado para a casa da tia e recebeu a visita do Conselho Tutelar, que o levou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ao saber do ocorrido, a avó materna procurou a DEDM de Cáceres e denunciou a filha. O menino contou à avó que já tinha sido espancado com cinto no dia 4 de setembro por ter pegado R$ 4.

Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima precisou ficar internada no Hospital Regional de Cáceres. A criança só recebeu alta nessa segunda-feira (15) e está sob a guarda da avó materna.

Assim que acionada, a Polícia Civil deu início às investigações do caso e constatou que não se tratava de um fato isolado, mas sim que a criança já havia sofrido outras agressões.

Diante disso, o delegado Fabrício Lobato Alencar representou pela prisão da mãe, visando garantir a proteção física e psicológica da criança e impedir novas ações violentas da mãe, devido à gravidade das lesões causadas.

O inquérito policial segue em andamento para a completa elucidação dos fatos. Denúncia de casos de violência contra crianças e adolescentes podem ser realizadas através do Disque 100 ou diretamente nas delegacias de polícia.


HOME / NOTÍCIAS

Região

Homem é preso após ser flagrado pelo Corpo de Bombeiros ateando fogo em sítio


A equipe dos bombeiros constatou diversas infrações ambientais, como a supressão de vegetação e queimada ilegal [Foto – CBMMT]
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) prendeu, na segunda-feira (15), um homem após flagrá-lo ateando fogo em uma área particular na zona rural do município de Alto Araguaia (a 418,2 km de Cuiabá). Ele foi  conduzido pela Polícia Militar e vai responder por realizar queimada ilegal e por prática de crime ambiental.

O foco ativo do incêndio foi identificado por meio de monitoramento via satélite, realizado pela Sala de Situação Descentralizada, vinculada ao 2º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, em Rondonópolis. Imediatamente, uma equipe foi deslocada até a área particular para fazer o combate ao foco ativo.

Ao chegarem à propriedade, os bombeiros flagraram o suspeito iniciando o incêndio e cometendo outros ilícitos ambientais. Ele se identificou como filho do proprietário do terreno. Durante a fiscalização, a equipe constatou diversas infrações ambientais, como a supressão de vegetação em Área de Preservação Ambiental (APA) sem autorização, queima irregular de madeira amontoada e alteração do uso do solo com o uso de grade aradora.

Diante do flagrante, os bombeiros acionaram a Polícia Militar, que conduziu o infrator à Delegacia da Polícia Civil, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. O infrator responderá pelo crime ambiental, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), sujeito a multa e até pena de reclusão.

Segundo o comandante-geral do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, além da responsabilização criminal, o infrator também poderá ser autuado administrativamente e multado pelo Corpo de Bombeiros por descumprir o Decreto nº 1.403/2025, que estabelece o período proibitivo para o uso do fogo em atividades de limpeza e manejo de áreas rurais no estado.

“Para que possamos aplicar a multa, é necessário quantificar o impacto e a extensão da área atingida. Como a equipe que estava no local era exclusivamente operacional, focada no combate ao incêndio, não foi possível realizar esse levantamento no momento. No entanto, as providências já estão sendo tomadas. O Estado adota uma política de tolerância zero com crimes ambientais”, afirmou o comandante.

Somente em 2025, o Corpo de Bombeiros já aplicou R$ 79,3 milhões em multas administrativas por crimes ambientais e as ações de fiscalização ambiental já resultaram em autuações em mais de 114 propriedades, abrangendo uma área superior a 108 mil hectares.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: O Documento


Antenado News