Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Novembro Azul terá ações grátis para homens de Primavera do Leste



Novembro é mês de lembrar os homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata, por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), organizam ação pública para orientar homens de Primavera do Leste. A campanha ocorrerá nesta quinta (8) e sexta-feira (9), na Praça Centra, das 13h às 17h.

No local a população masculina do município receberá orientações e informações sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata. Profissionais da área da saúde fará a identificação de sinais e sintomas desta doença. Também serão oferecidos cortes de cabelo e barba, além de palestras sobre o tema. Tudo isso gratuitamente.

A ação é uma parceria da Secretaria de Assistência Social, Acessuas, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Apoio e Combate ao Câncer (CACC) e Senac, que disponibilizará alunos do curso de cabeleireiro para realizar os procedimentos estáticos.

CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só existe no corpo masculino. Ela fica localizada abaixo da bexiga, à frente o reto, e tem como uma das funcionalidades a produção do sêmen.

O câncer na próstata se deve a um tumor maligno que costuma atingir homens acima dos 50 anos. Também estão propensos a desenvolver a doença homens que tenham histórico na família. O diagnóstico também pode ser positivo devido a fatores hormonais e ambientais, dietas ricas em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra faz parte do grupo de maior risco.

É a segunda oncologia que mais afeta homens no país, perdendo apenas para o tumor de pele não melanoma. No Brasil são mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018/2019, conforme informações do Instituto nacional do Câncer (INCA). Esse número equivale a 66 novos casos para cada 100 mil homens. No Centro Oeste são 56 afetados a cada 100 mil homens.

Quanto aos sintomas, a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início. Tumores em estágios mais avançados podem causar dificuldades para urinar, sensação de bexiga cheia, sangue na urina e, em alguns casos, dores ósseas na região das costas.

Se você apresenta algum desses sintomas, compareça na Praça Central nos dias 8 e 9, das 13h às 17h, ou procure uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima.

Ascom – Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Auxílio Gás reforça apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social em Primavera do Leste


Benefício é acessado por meio do Cadastro Único e integra o programa federal Gás do Povo

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social segue fortalecendo as ações voltadas ao atendimento das famílias que mais precisam de apoio em Primavera do Leste. Entre os serviços ofertados, o Auxílio Gás se destaca como um importante benefício para famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo acesso a um item essencial no dia a dia.

 

O atendimento e a orientação para acesso aos benefícios sociais são realizados por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), unidade pública responsável pela organização e oferta dos serviços da proteção social básica. O CRAS atua diretamente nos territórios de maior vulnerabilidade, oferecendo acompanhamento, orientações e encaminhamentos às famílias.

 

Um dos principais instrumentos utilizados é o Cadastro Único (CadÚnico), sistema do Governo Federal que reúne informações das famílias de baixa renda e possibilita o acesso a diversos programas sociais. Entre eles está o Auxílio Gás, que em 2026 passa a integrar o programa federal Gás do Povo.

 

Para ter acesso ao benefício, não é necessário realizar uma inscrição específica, desde que a família esteja com o Cadastro Único atualizado. Entre os requisitos estão renda mensal per capita de até meio salário-mínimo, CPF regular do responsável familiar e atualização cadastral nos últimos 24 meses. Famílias beneficiárias do Bolsa Família e aquelas com maior número de integrantes têm prioridade.

 

As famílias que ainda não possuem o CadÚnico devem procurar o CRAS de referência do seu bairro, levando documentos de todos os membros da família, como CPF, documento de identificação e comprovante de residência. Para quem já recebia o antigo Auxílio Gás, a migração para o novo sistema ocorre de forma automática.

 

Com a nova modalidade, o benefício passa a garantir a gratuidade da recarga diretamente nas revendas credenciadas, substituindo o repasse em dinheiro. A consulta da elegibilidade pode ser feita pelo CPF, por meio do site oficial do programa Gás do Povo ou pelo aplicativo Meu Social – Gás do Povo.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça que, por meio de suas unidades, segue trabalhando diariamente para ampliar o acesso aos serviços e benefícios, garantindo mais dignidade e proteção social à população primaverense.


Antenado News