Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 03 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Novembro Azul terá ações grátis para homens de Primavera do Leste



Novembro é mês de lembrar os homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata, por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), organizam ação pública para orientar homens de Primavera do Leste. A campanha ocorrerá nesta quinta (8) e sexta-feira (9), na Praça Centra, das 13h às 17h.

No local a população masculina do município receberá orientações e informações sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata. Profissionais da área da saúde fará a identificação de sinais e sintomas desta doença. Também serão oferecidos cortes de cabelo e barba, além de palestras sobre o tema. Tudo isso gratuitamente.

A ação é uma parceria da Secretaria de Assistência Social, Acessuas, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Apoio e Combate ao Câncer (CACC) e Senac, que disponibilizará alunos do curso de cabeleireiro para realizar os procedimentos estáticos.

CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só existe no corpo masculino. Ela fica localizada abaixo da bexiga, à frente o reto, e tem como uma das funcionalidades a produção do sêmen.

O câncer na próstata se deve a um tumor maligno que costuma atingir homens acima dos 50 anos. Também estão propensos a desenvolver a doença homens que tenham histórico na família. O diagnóstico também pode ser positivo devido a fatores hormonais e ambientais, dietas ricas em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra faz parte do grupo de maior risco.

É a segunda oncologia que mais afeta homens no país, perdendo apenas para o tumor de pele não melanoma. No Brasil são mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018/2019, conforme informações do Instituto nacional do Câncer (INCA). Esse número equivale a 66 novos casos para cada 100 mil homens. No Centro Oeste são 56 afetados a cada 100 mil homens.

Quanto aos sintomas, a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início. Tumores em estágios mais avançados podem causar dificuldades para urinar, sensação de bexiga cheia, sangue na urina e, em alguns casos, dores ósseas na região das costas.

Se você apresenta algum desses sintomas, compareça na Praça Central nos dias 8 e 9, das 13h às 17h, ou procure uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima.

Ascom – Prefeitura de Primavera do Leste



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

CAPS de Primavera realiza atividade coletiva com pacientes em passeio terapêutico no Balneário Lagoa, em Poxoréu


O passeio é uma das estratégias adotadas pela Política de Saúde Mental para fortalecer o cuidado humanizado

No último sábado, 29, pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Primavera do Leste participaram de uma atividade externa que integra o Projeto Terapêutico Singular (PTS). A ação, conhecida como “atividade coletiva”, foi realizada no Balneário Lagoa, em Poxoréu, e contou com a presença de usuários adultos, servidores e equipe técnica do CAPS.

 

O passeio é uma das estratégias adotadas pela Política de Saúde Mental para fortalecer o cuidado humanizado e ampliar os espaços de convivência e inclusão dos usuários. A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a iniciativa desperta autonomia, promove bem-estar e permite observar a evolução terapêutica de cada participante.

 

“O objetivo é promover integração social, bem-estar emocional e o fortalecimento da autonomia dos usuários por meio de atividades externas supervisionadas. Esses momentos fazem parte do processo terapêutico e complementam o atendimento realizado diariamente na Unidade”, explicou a secretária.

 

A atividade reuniu usuários com diferentes níveis de autonomia, todos acompanhados pela equipe profissional responsável pelo acompanhamento clínico e psicossocial. O ambiente natural e acolhedor do balneário possibilitou momentos de descontração, convivência e estímulos sensoriais importantes para a evolução terapêutica dos pacientes.

 

Laura Leandra reforça que o passeio é também uma oportunidade técnica de avaliação, já que permite observar comportamentos, interações e avanços alcançados ao longo do tratamento. “É um momento de interação e também de observação. A equipe acompanha de perto como cada paciente se comporta fora do ambiente habitual do CAPS, identificando melhorias, desafios e avanços. Foi uma atividade muito positiva, com ampla participação e resultados significativos”, ressaltou.


Antenado News