Primavera do Leste / MT - Domingo, 09 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Projeto de Lei do vereador Luis Costa que dispõe sobre a realização de atividades ao enfrentamento do HIV/AIDS foi destaque durante a sessão



Da Redação

Na pauta da sessão ordinária de ontem, 6, o Projeto de Lei do vereador Luis Costa (PR), que dispõe sobre a realização anual, de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS durante o mês de dezembro foi parabenizado pelos colegas legisladores da Casa.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valmislei Alves dos Santos (PV), parabenizou a iniciativa do projeto. “Eu convoco os nobres colegas vereadores, para apreciar o projeto de lei que combate e conscientiza o HIV/AIDS, que hoje está na em pauta para a leitura. Eu cumprimento a todos os representantes da Pastoral da AIDS que tem desenvolvido um belíssimo trabalho em nossa cidade, a vocês que estão presentes hoje nesta sessão, tenha a certeza de que terão o apoio desta Casa de Leis”.

Luis Costa disse durante sua fala na tribuna, que está muito feliz por ver um público enorme participando da sessão, e cumprimentou alguns representantes da Pastoral da AIDS de nossa cidade, Maviane e Irmã Lurdes. “Eu conheci o trabalho da Pastoral da AIDS em 2007, quando era agente de saúde, e na época tive a oportunidade de participar de algumas ações e acho um trabalho lindo que a Igreja Católica realiza por meio da Pastoral. Hoje este projeto de lei, que está em leitura, será um avanço para nossa cidade, porque precisamos sim, dar mais visibilidade ao combate e a conscientização do HIV/AIDS. Tenho certeza que com este projeto sendo aprovado, vamos intensificar as ações, e vamos iluminar nossos prédios públicos de vermelho para chamar mais atenção ainda ao enfrentamento”.

O Projeto de Lei propõe que, a Secretaria de Saúde do município, junto com a Vigilância Epidemiológica, com o apoio de entidades sociais e religiosas, como a Pastoral da AIDS, por meio das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem ações concretas como: a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; a veiculação de campanhas de mídia; a realização de eventos e a promoção de palestras e ações educativas. O Projeto de Lei, será nomeado como “Dezembro Vermelho”, assim, será dedicado todo um mês para fomentar os trabalhos em relação ao tema.

LEVANTAMENTO DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificações – Sinan apontam que desde 2007 até dezembro de 2016 foram notificados, 136.945 casos de infecção pelo HIV no Brasil. Em Primavera do Leste, o Sinan registrou de 2012 até 31 de outubro de 2017, 166 casos de HIV/AIDS. Este número dividido por ano tem-se uma média de 33 casos. Ainda dentro desta estatística, do dia 01 de janeiro até 31 de outubro deste ano, registrou-se 31 casos, levando em consideração que ainda o ano não encerrou, pode-se prever ainda um aumento.

 

 

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

geral

Educação municipal promove o segundo dia do Seminário “Semeando Saberes na Educação”


O foco dos encontros tem sido a alfabetização e valorização dos profissionais da rede municipal de ensino

Participam nos dois dias ,cerca de 900 profissionais, entre professores, gestores e auxiliares educacionais
Na manhã desta sexta-feira, 07, a Secretaria Municipal de Educação de Primavera do Leste deu continuidade ao Seminário Municipal da Formação Continuada – “Semeando Saberes na Educação”, que integra a 6ª Jornada Formativa da Rede Municipal, o 8º Seminário da Formação Continuada e o 4º Seminário do Programa Alfabetiza Mato Grosso.

O evento, iniciado na quinta-feira (06), acontece no salão da Paróquia Caravaggio e, neste segundo dia, reuniu profissionais do Ensino Fundamental, consolidando-se como um dos mais importantes espaços de formação e compartilhamento de boas práticas do município. A vice-prefeita Iva Viana, representando o prefeito Sérgio Machnic, destacou a importância do trabalho dos educadores e o papel transformador que desempenham na formação das crianças.

“Os professores se motivam ensinando, cuidando das nossas crianças. Metade do dia elas passam com vocês, e eu tenho certeza de que saem da escola felizes. Sabemos que vocês enfrentam desafios, têm famílias e problemas pessoais, mas continuam lutando por uma educação de qualidade”, afirmou.

Iva também reforçou o compromisso da gestão com a ampliação de oportunidades educacionais, mencionando o desejo de implantar o ensino de língua inglesa na rede municipal. “A educação pública precisa oferecer as mesmas oportunidades que uma escola particular. Todos os cidadãos que pagam seus impostos têm direito a uma educação completa, e é isso que nós, junto com a Secretaria, queremos construir”, concluiu.

A secretária municipal de Educação, Luciani Cunha, fez uma avaliação positiva do primeiro dia do evento, que foi voltado à Educação Infantil. Segundo ela, o seminário marca o encerramento das 60 horas de formação continuada realizadas ao longo do ano. “Ontem foi o momento da Educação Infantil, com apresentações de práticas desenvolvidas nas escolas. Hoje é a vez do Ensino Fundamental, em parceria com o programa Alfabetiza MT, que busca garantir a alfabetização na idade certa. Participam nos dois dias ,cerca de 900 profissionais, entre professores, gestores e auxiliares educacionais”, explicou.

Durante a programação desta sexta-feira, também foi realizada a premiação “Top 10 – Professores Alfabetizadores”, que reconheceu os educadores que se destacaram nos resultados do programa Alfabetiza MT em 2024. Luciani Cunha destacou que a entrega simboliza o reconhecimento ao compromisso e à dedicação dos professores, pilares fundamentais para os avanços alcançados na rede municipal.

“Mais do que uma política educacional, o Alfabetiza MT representa um compromisso coletivo com a aprendizagem dos nossos estudantes. Os resultados expressivos que temos obtido são fruto da formação continuada e do trabalho incansável dos professores alfabetizadores, que transformam desafios em oportunidades de aprendizagem”, enfatizou.

Ela também parabenizou toda a equipe pedagógica, ressaltando que a missão da Secretaria é construir uma educação pública de excelência, pautada no amor, no afeto e na valorização do ser educador. “A nossa responsabilidade enquanto professores é muito grande, porque somos nós que conseguimos mudar a vida de uma criança. Educação é mais do que ensinar conteúdos: é transformar vidas com amor e dedicação”, afirmou a secretária.

Representando o Legislativo, a vereadora e professora Rúbia Longhi também prestou homenagem aos educadores, reforçando a importância da valorização profissional. “Parabéns a todos os professores e professoras que seguem firmes no caminho da educação, tecendo diariamente o futuro de nossa cidade”, destacou.


Antenado News