Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 04 de Novembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Primavera do Leste afirma que trabalhará com a independência dos poderes



Da Redação

Na última sessão ordinária do ano de 2018, foi realizada a eleição da mesa diretora para o biênio 2019-2020. A composição da nova mesa elegeu o vereador Paulo Márcio Castro e Silva (DEM) para Presidente, a vereadora Carmen Betti Borges (PSC), para Vice-Presidente, o vereador Luis Costa (PR), para 2º Vice-Presidente, o vereador Wellis Marcos (Kinha Juriti – PV), para 1º Secretário, o vereador Juarez Barbosa (PDT), para 2º Secretário e a vereadora Iva Viana (PDT), para 3º Secretária. Com as nomeações distribuídas, os vereadores que compõem as novas funções na administração da Casa de Leis, tem como proposta trabalhar com a independência do poder. De acordo com os vereadores da nova mesa diretora, a Câmara não será oposição ao executivo, pois os objetivos que uniram os legisladores a formarem a mesa, é a renovação e os ajustes necessários ao regimento interno, a melhoria na infraestrutura da casa, bem como, o desenvolvimento de projetos e serviços já existentes e novos para atender melhor o cidadão e assim, trabalhar ainda mais por uma cidade desenvolvida, que dê ainda mais condições e garantia de direitos aos Primaverenses.

O Presidente da Mesa Diretora, vereador Paulo Márcio, afirma que todas as decisões desta nova conjuntura será discutida em comunhão com os demais colegas. “Nosso objetivo de trabalho é melhorar a infraestrutura e os projetos dentro da casa de leis, fazendo com que toda a população seja beneficiada com essa melhoria. Cada cidadão pode visualizar e acompanhar uma Câmara que irá buscar sempre o coletivo, consequentemente quem ganha é o cidadão, pois iremos tomar decisões no sentido de crescimento de nossa cidade, na qual, as melhorias serão voltadas aos munícipes. Independente de cada legislador ter um posicionamento frente a política, a união desta mesa e de todos os vereadores desta Casa de Leis, não será de oposição ao executivo, e sim ao crescimento de Primavera do Leste”.

Nesta perspectiva de transformação e mudança, a vereadora que está como Vice-Presidente da Mesa Diretora, Carmem Betti, já adianta que alguns projetos já estão sendo discutidos. “Este é o meu segundo mandato como vereadora e é a primeira vez que faço parte de uma mesa diretora, e a expectativa é de fazer um mandato diferente, em relação aos anteriores, pois buscamos autonomia da instituição como órgão independente, com a união dos vereadores, o resultado será mais trabalho e transparência. Alguns dos projetos que já adianto, em que, iremos em conjunto fomentar nestes dois anos é a aproximação ainda mais com o cidadão, por meio de oferta de serviços que serão prestados a comunidade na própria instituição, também a construção ou ampliação do instituto memória, proporcionando acessibilidade aos portadores de necessidade especial. Iremos fortalecer os trabalhos na sala da mulher, como também intensificar o projeto Câmara Itinerante nos bairros da cidade, e trabalhar com muita união entre os poderes para que assim tenhamos o melhor para Primavera do Leste”.

O lesgilador Luis Costa que ocupa o cargo de 1º Vice-Presidente, afirma que a nova composição da mesa diretora se deu de forma independente, sem interferência política, e de pessoas que são ligadas a grupos políticos. “Tentaram influenciar na decisão e escolha da mesa, mas conseguimos com perspicácia nos unir e defender uma composição coerente, e sem acordos políticos. Essa composição não é oposição ao prefeito, é uma composição que busca a independência do poder e desta forma a sociedade será melhor representada. Alguns integrantes da nova mesa diretora já esteve em Brasília na semana passada em reunião com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e também na Associação Brasileira de Câmara Municipais (ABRACAM), com o objetivo de dialogo com o jurídico das instituições para que o Regimento Interno da Câmara Municipal de Primavera do Leste seja adequado, reajustando assim conforme a Lei Orgânica do município para que não haja brechas e assim, os vereadores possam ser protegidos conforme as prerrogativas existentes, no intuito de trabalharem com mais independência, possibilitando ainda a realização de um trabalho justo, coerente, e honesto ao nosso povo. Independente de quem votou na nova mesa diretora, quero dizer que todos os vereadores são importantes e tem sua representatividade na sociedade, sendo assim, temos que se voltar para o melhor a nossa cidade, trabalhando juntos com o executivo, mas sempre pensando no bem estar de nossa comunidade”.

Quinha Juriti, é o novo 1º Secretário da Mesa Diretora e disse que esta nova composição proporcionará muitos projetos positivos a nossa cidade. “Eu acredito em um retorno positivo desta nova composição aos Primaverenses, lutando pelo bem comum. O legislativo tem que ser um poder independente dos outros, sendo eles, o executivo e o judiciário, deste modo, ressalto que a independência não quer dizer oposição e sim a proposta de desenvolver projetos que resultam em ações permanentes que ajudará nossa cidade. Continuaremos a cobrar o executivo, como também fiscalizando, porque o vereador tem esse papel. Temos pessoas humildes que estão nesta Casa de Leis e nesta nova mesa diretora, e eu acredito que o presidente vai olhar mais para dentro da câmara organizando o que for necessário, com infraestrutura e projetos. Eu continuarei trabalhando ao lado do prefeito, ajudando Primavera do Leste, e se algo estiver errado, irei cobrar, mas jamais impossibilitaremos o andamento da gestão, pois sei que os vereadores hoje que estão na mesa irão com conduta e transparência ajudar ainda mais na gestão pública de nosso município”.

O vereador Juarez Barbosa que está como 2º Secretário, quer dar continuidade a projetos já existentes na Casa e com a parceria dos colegas afirma que novos projetos serão inseridos nestes próximos dois anos. “Vamos deixar a Casa de Leis organizada, internamente e externamente, pois trabalharemos em conjunto. Precisamos criar mecanismos junto ao executivo para melhorar a saúde, a educação a infraestrutura, também investimentos a agricultura familiar, como tantas outras pastas. Aproveito para falar da agricultura familiar pois tem sido uma frente de trabalho para mim, e que em minhas visitas tenho visto o quanto ainda os pequenos produtores precisam de investimentos. Internamente precisamos mudar a infraestrutura do Instituto Memória, pois é um dos únicos locais da cidade que nos permite reviver nossa história e acredito que juntos, fortaleceremos estes e outros projetos”.

Como 3º Secretária a vereadora Iva Viana menciona que mudanças precisam ocorrer para que haja melhorias. “Minha expectativa com a nova mesa diretora é que todos trabalhem em comum acordo, pois quanto há união, existe força e as decisões são tomadas de forma corretas, sempre pensando no melhor para a Casa de Leis e para os cidadãos. Espero que neste percurso haja seriedade e harmonia e que todos os vereadores sejam ouvidos e que as ações que iremos desenvolver possam garantir os direitos dos primaverenses, pois acreditamos que nossa cidade precisa continuar desenvolvendo. Desejo a todas famílias de nossa cidade um feliz ano novo, e que a paz, a alegria e o amor reine em nossa sociedade”.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Ataque à Liberdade de Imprensa em Primavera do Leste


Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Primavera do Leste, realizada no dia 27 de outubro, um episódio levantou preocupações quanto à liberdade de imprensa e ao direito à crítica pública.

Durante seu discurso, o vereador Sargento Telles afirmou que, por ser formado em Direito, levaria apenas 15 minutos para ingressar com uma ação judicial, e que um juiz certamente acataria seu pedido para retirar matérias ou charges da internet que o desagradassem. A declaração foi interpretada como uma tentativa de intimidar a imprensa e os produtores de conteúdo crítico na cidade.

A fala causa estranheza, sobretudo por partir de um parlamentar — agente público sujeito à transparência e ao escrutínio da sociedade. A Constituição Federal assegura, de forma ampla, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e o direito à crítica, fundamentos indispensáveis ao Estado Democrático de Direito.

Além disso, a Lei nº 14.996/2024 reconhece oficialmente a charge, a caricatura, o cartum e o grafite como manifestações da cultura brasileira, garantindo sua preservação e valorização como formas legítimas de expressão e crítica social.

Pontos principais da Lei 14.996/2024:

Reconhecimento cultural: define a charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura nacional.

Objetivo: assegurar a livre expressão artística e promover a crítica social como parte essencial da democracia.

Definições: a charge é uma “ilustração humorística de acontecimentos da atualidade”; o cartum, uma ironia dos comportamentos humanos; e a caricatura, o exagero de traços para gerar humor e reflexão.

Qualquer tentativa de censura prévia, intimidação ou remoção de conteúdo crítico contraria esses princípios constitucionais e legais. A liberdade de imprensa e a arte crítica são instrumentos legítimos de fiscalização do poder e participação cidadã.

Em tempos de tensões políticas, é essencial que os representantes eleitos respeitem o papel do jornalismo e da arte como meios de construção de uma sociedade mais transparente, informada e democrática.


Antenado News