Primavera do Leste / MT - Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

política

Câmara repassa verba de concurso, R$ 88 mil, para aquisição de equipamento para UPA



Durante a sessão itinerante realizada na semana passada (28), pela Câmara Municipal na Escola Cremilda Viana bairro São Cristóvão o presidente da Casa de Leis, Miley Santos (PV), informou ao público que a verba arrecadada oriunda das taxas de inscrições do último concurso público do legislativo foi revertida em prol da saúde municipal. “O dinheiro arrecadado com as inscrições, cerca de R$ 88 mil, foi revertido na aquisição da compra de um equipamento, automatizador bioquímico para a UPA, parceria entre Prefeitura e Câmara, isso é fruto de colaboração e somatória de esforços de todos vereadores. Estamos sempre preocupados e trabalhando para proporcionar melhor qualidade de vida a nossa população. A saúde pública agradece”, frisou Miley em entrevista a imprensa.

O aparelho que estava em falta na UPA e estava sobrecarregando o Centro de Saúde Osvaldo Cruz, irá possibilitar a realização de 150 exames/hora, “sempre é necessário investir e injetar recursos na área de saúde promovendo melhorias no atendimento da população, como este aparelho estava em falta, dificultando os exames, com certeza irá agilizar e muito”, destacou o vereador Elton Baraldi (PMDB).

SESSÃO ITINERANTE A

2º edição da sessão itinerante da Câmara no bairro São Cristóvão, na quinta, 28, cumpriu seu objetivo que é reunir a comunidade para discutir os problemas dos bairros e levar informação sobre os trabalhos na Casa. A comunidade teve a oportunidade de discutir diretamente com os vereadores os problemas da região. A Mesa Diretora e demais Vereadores avaliaram o evento com saldo positivo. Os próximos bairros a receberem a sessão itinerante serão: Centro Leste, Parque Eldorado, jardim Universitário e Parminha, dia 19 de outubro.

Da Assessoria

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Zambelli renuncia após decisão do STF, e Câmara convoca suplente para assumir mandato


A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário

A Câmara dos Deputados oficializou neste domingo (14) a saída de Carla Zambelli (PL-SP) do Parlamento. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicou que a deputada apresentou renúncia ao mandato, o que levou à convocação imediata do suplente Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga.

A decisão ocorre após o presidente da Câmara solicitar um parecer jurídico sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que anulou a votação do plenário que havia mantido Zambelli no cargo. O entendimento de Moraes, posteriormente confirmado por unanimidade pela Primeira Turma do STF, reafirmou a cassação do mandato, conforme já havia sido decidido anteriormente pela Corte.

Em nota oficial, a Câmara informou que a deputada comunicou formalmente sua renúncia à Secretaria-Geral da Mesa neste domingo. Diante disso, Hugo Motta determinou os trâmites administrativos para a posse do suplente.

Ao justificar sua decisão, Alexandre de Moraes classificou a deliberação do plenário da Câmara como inconstitucional, afirmando que houve violação aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de desvio de finalidade. Para o ministro, a Constituição é clara ao atribuir ao Poder Judiciário a competência para decretar a perda de mandato de parlamentares condenados criminalmente com trânsito em julgado.

Segundo o magistrado, nesses casos, cabe à Mesa Diretora apenas formalizar a perda do mandato, sem margem para decisão política. Moraes também ressaltou que o STF mantém esse entendimento há mais de uma década, desde o julgamento do mensalão, em 2012.


Antenado News