Primavera do Leste / MT - Terca-Feira, 23 de Junho de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Comitiva de Primavera do Leste se reúne com Ministro da Saúde, Ricardo Barros, em busca de recursos



Da Redação

As reuniões em Brasília, com a Comitiva formada pelo prefeito Leonardo Bortolin (MDB), secretária de saúde, Laura Leandra, e vereadores, teve saldo positivo. Em pauta com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o prefeito Leo explicou que existe uma defasagem dos valores repassados a Primavera do Leste pelo Governo Federal para a área da saúde. Diante do fato o ministro autorizou o aumento do repasse.

Outro assunto em pauta e conquistado também com o ministro, foi à portaria para a habilitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que terá R$ 25 mil reais por mês. A Agenda com o Ministro foi acompanhada pelos Deputados Federais, Adilton Sachetti (PRB), e Ezequiel Fonseca (PP).

Ainda durante a reunião foi requerida uma nova Unidade de Saúde de Estratégia da Família para o Bairro São Cristovão. “A reunião foi positiva, apresentamos várias pautas ao ministro que sinalizou apoio. Também garantimos aquisição de equipamentos para o CAPs e para ESFs. Estamos aguardando com muito otimismo R$ 80 milhões em reais da bancada parlamentar por uma emenda impositiva. Buscamos melhorar ainda mais a saúde pública de nosso município”. Explicou a secretária, Laura Leandra.

Ainda cumprindo agenda pela saúde, a Comitiva conseguiu com o Deputado Federal, Fabio Garcia (DEM), uma emenda alocada por ele em 2016/2017 que agora começam a ser executadas, sendo a pintura das Unidades de Saúde.

O vereador Luis Costa que esteve junto à reunião com o ministro Ricardo Barros, disse que a saúde sempre será prioridade. “Eu participo do Conselho Municipal de Saúde do nosso município, percorro todos ESFs e sei das necessidades do povo. A reunião foi importante porque pudemos apresentar nossas demandas. O ministro ficou sensibilizado e afirmou que irá buscar meios para ajudar nossa comunidade. Para conquistar mais recursos, temos que correr atrás, bater na porta e essa comitiva a Brasília, demonstrou isso, que podemos conseguir ainda mais”.

Outro assunto citado na reunião foi à habilitação da Unidade do Pronto Atendimento (UPA), em que a partir de agora o município irá pleitear o recebimento R$ 650 mil reais por mês. O legislador, Manuel Mazutti (MDB), esteve acompanhando o prefeito Leo na Comitiva e disse que Primavera do Leste está sendo recolocada no cenário nacional. “A nossa cidade está conquistando mais recursos para melhor a vida de toda a população”.

Na Comitiva a Brasília estava o Prefeito Leo, os vereadores, Luis Costa, Valmislei Alves dos Santos (PV), Carlos Venâncio dos Santos (PSD), Elton Baraldi (MDB), Manuel Mazutti (MDB), Paulo Márcio Castro Silva (DEM), Kinha Juriti (PV) e Josafá Martins Barbosa (PP), também os secretários, Eduardo Wolf, Carlos Donin, Laura Leandra, além da assessora jurídica da Prefeitura Municipal, Janaina Ottonelli, e o assessor especial da presidência da Câmara Municipal, Jeferson Lobato.

 



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Foragido por estupro de vulnerável tenta se esconder atrás de pé de manga, mas acaba preso pela PM em Primavera do Leste


Um homem de 56 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável, foi preso pela Polícia Militar na tarde de sexta-feira (20), no bairro Novo Horizonte, em Primavera do Leste.

Segundo informações da PM, a prisão ocorreu após equipes do Grupo de Apoio do 14º Batalhão receberem informações sobre o paradeiro do suspeito. Os dados foram repassados pelo Grupo de Apoio do 2º BPM de Barra do Garças, que auxiliou nas diligências.

Durante patrulhamento pela Rua Haiti, os policiais identificaram dois homens em atitude considerada suspeita. Ao notar a aproximação da viatura, um deles demonstrou nervosismo e tentou fugir da abordagem, escondendo-se nos fundos de uma kitnet, atrás de um pé de manga.

A tentativa de escapar não deu certo. Os militares realizaram a abordagem e, após consulta ao sistema de segurança pública, confirmaram que havia um mandado de prisão em aberto contra o suspeito pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no artigo 217-A do Código Penal.

Após receber voz de prisão e ser informado de seus direitos constitucionais, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Primavera do Leste, onde ficou à disposição da Justiça.

De acordo com a Polícia Militar, o suspeito não apresentava lesões corporais e a condução ocorreu sem a necessidade do uso de algemas.

Crime tem pena severa

O crime de estupro de vulnerável é considerado um dos mais graves previstos na legislação brasileira e ocorre quando a vítima é menor de 14 anos ou não possui condições de oferecer resistência ou consentimento. A pena pode chegar a 15 anos de prisão, podendo ser aumentada em determinadas circunstâncias.


Antenado News