Primavera do Leste / MT - Domingo, 11 de Janeiro de 2026

HOME / NOTÍCIAS

política

Deputado e ex-chefe da Casa Civil de MT são presos em operação do Gaeco em Cuiabá



O deputado estadual Mauro Savi (PSB) e o ex-chefe da Casa Civil, Paulo César Zamar Taques, que é primo do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), foram presos na manhã desta quarta-feira (9) em uma operação do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) Criminal e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com o MPE, se trata da segunda fase da operação Bereré, batizada como ‘Bônus’. A primeira fase ocorreu em fevereiro deste ano e investigava um esquema que desviou dinheiro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

O esquema fraudulento foi denunciado pelo irmão do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB).

Na operação desta quarta-feira também foram presos Roque Anildo Reinheimer e Claudemir Pereira dos Santos, vulgo ‘Grilo’.

Os alvos da operação ainda não se manifestaram.

Segundo o MPE, foram expedidos, pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Cuiabá, São Paulo e Brasília. As ordens partiram do desembargador José Zuquim Nogueira. Dos seis mandados de prisão, quatro já foram cumpridos.

Segunda fase da operação Bereré, batizada como ‘Bônus’, foi deflagrada em Cuiabá (Foto: Tiago Terciotty/TV Centro América)

Segunda fase da operação Bereré, batizada como ‘Bônus’, foi deflagrada em Cuiabá (Foto: Tiago Terciotty/TV Centro América)

Todos foram encaminhados ao sistema prisional e deverão passar por exame de corpo de delito e, à tarde, por audiência de custódia.

A operação Bônus é resultado da análise dos documentos apreendidos na primeira fase da Bereré, dos depoimentos prestados no inquérito policial e colaborações premiadas. Tem como objetivo desmantelar organização criminosa instalada dentro do Detran para desvio de recursos públicos.

Primeira fase

O esquema fraudulento denunciado pelo irmão do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB), Antônio Barbosa, em delação já homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em delação, o irmão de Silval Barbosa disse que o presidente da Assembleia Legislativa teria se beneficiado com um esquema no Detran. A delação foi feita e homologada no ano passado pelo STF.

Segundo ele disse em depoimento, houve fraude no serviço de gravames de veículos (registro de contratos de financiamento), através de uma empresa ligada a ele. Mauro Savi e o ex-deputado federal Pedro Henry também foram apontados por ele como supostos integrantes do esquema.

Fonte: G1 Mato Grosso



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

esporte

Esporte inicia construção do calendário esportivo de 2026 em Primavera do Leste


Reunião com representantes do conselho e entidades esportivas busca alinhar projetos e fortalecer a gestão participativa

A Secretaria Municipal de Esportes realizou, na manhã desta sexta-feira (9), uma reunião com a presidente do conselho municipal para alinhar ideias, propostas e projetos que irão compor o calendário esportivo de 2026 em Primavera do Leste.

 

Durante o encontro, a pasta destacou que está em fase de construção do calendário oficial de eventos esportivos e reforçou o convite às entidades promotoras de eventos, federações, associações e organizações esportivas para que entrem em contato com a Secretaria de Esportes, com o objetivo de integrar e organizar as atividades que acontecerão ao longo do próximo ano.

 

O coordenador de Esportes, Luiz Freitas, ressaltou que o momento marca uma nova fase da secretaria, pautada por uma gestão democrática e participativa, com o envolvimento direto das entidades esportivas do município.

 

“As entidades promotoras de esporte e as associações são de extrema importância para o desenvolvimento desportivo da cidade. Essas ações conjuntas fortalecem a identidade cultural esportiva do município. Ter um calendário fixo, formalizado por meio de projeto de lei, assegura a continuidade das ações e promove o crescimento do esporte, porque quando se investe em um evento esportivo, toda uma cadeia de desenvolvimento é ativada, impulsionando o comércio, a rede hoteleira, os restaurantes e a geração de empregos formais e informais. O esporte é uma ferramenta de transformação social”, destacou.

 

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em planejar, organizar e fortalecer o esporte como política pública, promovendo desenvolvimento social, econômico e qualidade de vida para a população.


Antenado News