Primavera do Leste / MT - Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025

HOME / NOTÍCIAS

cidade - política

Ministro Osmar Terra reconhece a necessidade de um Perito Médico em Primavera do Leste e sinaliza alternativas para resolver o problema



Da Redação

Durante a reunião o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, sinalizou alternativas para resolver o problema da falta de um perito médico em Primavera do Leste. De acordo com Osmar Terra, a demanda será discutida no Ministério, resolvendo a situação em breve com um novo perito médico para atender o município, ou outra alternativa apresentada é que um médico perito atenda duas vezes na semana.

A reunião com o Ministro Osmar Terra foi um pedido do vereador Luis Costa (PR), que estava na Comitiva em Brasília, durante esta semana passada, representada pelo prefeito, Leonardo Bortolin (PMDB), vereadores, e também alguns secretários do município. A viabilidade da reunião se deu pelo apoio do Deputado Federal, Valtenir Pereira (PSB), que não mediu esforços para acompanhar a Comitiva nas conquistas para Primavera do Leste.

Segundo o Prefeito Leo, Primavera do Leste é uma cidade pólo da região, são mais de sete municípios que necessitam do atendimento, e são mais de oito anos sem um médico perito. O vereador Luis Costa, também argumentou que essas pessoas que hoje necessitam passar pelo médico perito, estão se deslocando para Cuiabá, Rondonópolis ou Barra do Garças, tornando ainda mais difícil para quem já está doente, e sem contar os gastos do deslocamento.

O presidente da Câmara Municipal de Primavera do Leste, Valmislei Alves dos Santos (PV), disse que várias pessoas vão à Casa de Leis, pedir ajuda, para a compra de passagem,  para a despesa com alimentação e hospedagem, e diante da demanda, vários vereadores da Câmara já fizeram ofícios para a Previdência Social no Estado e também para o Governo Federal, mas até está reunião, não havia respostas.

Após a reunião, Luis Costa, diz que agora há uma esperança. “Fico muito feliz por sair da reunião com uma resposta positiva do Ministro Osmar Terra. Porque o povo não pode continuar sofrendo desta forma, com a falta de perito médico. Em breve teremos o atendimento em nossa cidade. Estarei acompanhando os trâmites”.

Essa foi uma das agendas da Comitiva de Primavera do Leste em Brasília, e diante de tantas conquistas, o vereador Elton Baraldi (PMDB), avaliou a semana  de forma positiva, e destacou a visita a seis ministros. “Estamos voltando para Primavera do Leste, felizes, porque aqui conquistamos ainda mais recursos, fizemos parcerias, e ainda novas agendas futuras”. Pontuou o vereador.

Na Comitiva em Brasília estava o Prefeito Leo, os vereadores, Luis Costa, Valmislei Alves dos Santos, Carlos Venâncio dos Santos (PSD), Elton Baraldi, Manuel Mazutti (PMDB), Paulo Márcio  Castro Silva (DEM), Kinha Juriti (PV) e Josafá Martins Barbosa (PP), também os secretários, Eduardo Wolf, Carlos  Donin, Laura Leandra, além da assessora jurídica da Prefeitura Municipal, Janaina Ottonelli, e o assessor especial da presidência da Câmara Municipal, Jeferson Lobato.



COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Primavera do Leste sedia formação do Programa Conviver e reforça participação de adolescentes em políticas públicas


Encontro promovido pelo Conselho Estadual fortalece implantação da Comissão de Participação dos Adolescentes (CPA) nos municípios

Com a iniciativa, Primavera do Leste amplia seu compromisso com políticas de participação social

O Programa Conviver reuniu, na manhã desta terça-feira (09), alunos de diferentes escolas de Primavera do Leste para uma palestra voltada a temas que impactam diretamente a vida de crianças e adolescentes. A ação integrou a programação estadual de fortalecimento das políticas de participação juvenil, realizada em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-MT).

Embora o Conviver no município seja tradicionalmente reconhecido pelas atividades gratuitas de esporte, lazer e socialização oferecidas à terceira idade, o encontro desta semana destacou outro eixo fundamental: a criação de espaços onde adolescentes possam exercer protagonismo e integrar instâncias de controle social.

O conselheiro estadual Hildeberto França de Paula, representante do CEDCA-MT, destacou que o trabalho desenvolvido nos polos regionais busca consolidar a implantação da Comissão de Participação dos Adolescentes (CPA) nos municípios. Segundo ele, a iniciativa amplia a presença dos jovens nos debates e decisões sobre políticas públicas.

“Esse é um momento ímpar, onde a gente, enquanto conselho, está aqui no Polo de Primavera do Leste, trazendo essa formação pra equipe técnica de referência sobre a implantação do CPA, que é a Comissão de Participação dos Adolescentes. Importante instância onde nós trazemos o nosso adolescente pros controles sociais, e eles são protagonistas dessa ação. Então esse momento é um momento muito importante, são dois dias de extensa formação, e hoje a gente vai estar trabalhando exclusivo com os adolescentes nesse empoderamento”, explicou.

A formação é conduzida por Milena, técnica do CEDCA e ponto focal da política estadual de participação do adolescente. Ela reforça que o objetivo é orientar as equipes municipais responsáveis por implementar o CPA em Mato Grosso, cumprindo normativas nacionais e estaduais que determinam a criação desse espaço de escuta e atuação juvenil.

“Nós estamos aqui pra fazer essa formação da equipe técnica que vai trabalhar na implantação do CPA nos municípios. Essa é uma deliberação do Conselho Estadual, onde ele previu que fôssemos em todos os núcleos regionais pra fortalecer essa implementação do CPA. Então, essa é uma ação do Conselho pra que seja realmente efetivada essa normativa que já vem do Conselho Nacional e Estadual e precisa acontecer nos municípios. E esse é um momento muito importante, que é dar voz aos protagonistas”, afirmou.

Com a iniciativa, Primavera do Leste amplia seu compromisso com políticas de participação social e reforça a importância de garantir que adolescentes sejam ouvidos e reconhecidos como sujeitos atuantes na construção das políticas públicas que os afetam.


Antenado News